Jogos musicais sempre atraíram diversas atenções, como os vários Guitar Hero, Dance Dance Revolution e Just Dance, só para citar os mais famosos. A bola da vez agora é o frenético Beat Saber (PSVR). Disponibilizado em maio desse ano em early access para Oculus Rift e PC, esse título mistura a mecânica conhecida de acertar "notas" no ritmo de uma canção com os movimentos do PlayStation Move. Nossa equipe teve a oportunidade de testar a demo na Brasil Game Show e o resultado não poderia ter sido mais divertido.
Ao colocar o VR no rosto a imersão é praticamente imediata e o esquema gráfico neon, todo trabalhado em duas cores, impressiona. Pudemos jogar três músicas, que poderiam ser ajustadas para as dificuldades fácil, média, difícil e expert, todas exclusivas. O primeiro nível é bem simples e serve praticamente para ambientar o jogador com o funcionamento do game. Com a mão direita controlamos o sabre azul e com a esquerda o vermelho. A medida que os alvos aparecem na tela, temos que fazer o movimento com a cor da mão indicada e na direção que as setas apontam, como se fosse um corte. Isso é o básico para se aprender.
O nível médio adiciona a variação de distância e altura, fazendo com que precisemos dar alguns passos para o lado para ser possível alcançar os blocos. Também começam as aparições das barreiras, que podem também surgir tanto dos lados quanto de cima. Nisso os reflexos do jogador começam a ser testados, pois além deslocar o corpo para a direita e a esquerda também é necessário agachar e até usar os dois braços ao mesmo tempo quando os blocos de cada cor aparecem colados.
Só experimente o expert quando se sentir confiante e ter plena certeza de que já está com o instinto aguçado. Os movimentos necessários para progredir são rápidos e consecutivos. A quantidade de blocos aumenta vertiginosamente e algumas vezes eles trocam de posição em cima da hora fazendo com que o jogador tenha que inverter as mãos. Outra adição são bombas que devem ser evitadas para não se perder pontos. Um detalhe interessante é que mesmo sem conseguir acertar a maioria dos alvos a música é reproduzida até o final.
Beat Saber é produzido e distribuído pela desenvolvedora checa Hyperbolic Magnetism. Será lançado para PlayStation VR em uma data ainda a ser anunciada.
Detroit: Become Human (PS4): Guia de troféus - Parte 2
Comentários