A E3 é um enorme evento que reúne as principais empresas no mercado de games para divulgarem seus atuais trabalhos com hardware e software. O mundo o acompanha há mais de 20 anos, e nesses anos a Sony é participante desde 1995, quando estreou como empresa de consoles apresentando o PlayStation.
Com esta nova edição da feira, ela precisa alimentar seu videogame com mais títulos promissores como Days Gone (PS4), Spider Man (PS4), Death Stranding (PS4), entre outros. E para se preparar para o maior evento gamer do ano, nada mais justo do que conhecer como tudo isso começou.
Primeiramente, E3
A E3, como dito acima, é o principal evento para as empresas e amantes de videogames, mas não foi o primeiro. Já existiam feiras de tecnologia e informática usados com o mesmo objetivo, como a SCES (Summer Consumer Electronics Show), cuja última edição ocorreu em 1994, ou Nintendo World, feira dedicada aos anúncios da Nintendo, realizada pela última vez em 2011.E em 1995, nos dias 11 a 13 de maio, na cidade de Los Angeles, Califórnia, a Electronic Entertainment Expo, ou E3, reuniu os principais membros da indústria dos games.
Anunciando por ela seus novos consoles de 5ª geração, empresas, como SEGA, Sony e Nintendo precisavam mostrar do que suas novas tecnologias eram capazes. A organização de tudo isso ficou a cargo da Interactive Digital Software Association (hoje Entertainment Software Association).
O evento ocorre anualmente, sempre acontecendo na Los Angeles Convention Center, com exceção da edição de 2007, sediada em Santa Mônica, Califórnia. Para mais informações sobre esta e as demais E3, não deixe de ler o material especial que a GameBlast preparou.
Por que o mercado de videogames?
Sony é uma gigante japonesa fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita, dedicada na fabricação e criação de produtos eletrônicos, como TV, CD, leitores de CD, DVD, leitores de DVD, Blu-Rays, entre outros. A empresa atua também no mercado de entretenimento, comandando o estúdio Columbia Picture para desenvolver filmes e animações desde 1989. Ela, por muitos anos, nunca cogitou entrar no mundo dos games, isso até sua desavença com outra grande empresa, a Nintendo.Na 4ª geração de consoles, a Nintendo fez uma parceria com a Sony, para o desenvolvimento e fabricação dos chips sonoros para o Super Nintendo. Com o enorme sucesso de crítica e venda do console, mais um acordo foi feito, agora o desenvolvimento seria para um aparato responsável por fazer o Super Nintendo ler CD, chamado Play Station, do mesmo modo que a SEGA estaria fazendo com o SEGA Genesis.
Em 1991, na CES, a Sony demonstrou o funcionamento do Play Station, e, para surpresa de muitos, a Nintendo anunciou nesta mesma feira que a parceria estava desfeita e o aparelho iria ser desenvolvido pela Philips. Isso aconteceria pois as empresas não conseguiam chegar em um acordo de como seria a divisão dos lucros da venda do aparelho.
Com o orgulho ferido, Sony cria uma nova divisão, chamada Sony Entertainment, dedicada no desenvolvimento do que viria ser o primeiro PlayStation, mas não só isso. Para que o investimento funcionasse, eles sabiam que precisariam de apoio, principalmente, de desenvolvedores de jogos. O resultado, podemos ver na primeira E3.
Apresentação da Sony ao mercado de consoles
Em 1995, no mês de maio, a Sony sobe ao palco da primeira edição da E3 e apresenta seu mais novo console para o público ocidental. Mesmo com o lançamento do console já ocorrido no Japão alguns meses antes, todos estavam ansiosos para conhecer o mais novo trabalho da Sony, seus jogos e claro, seu preço. Sua concorrente, SEGA, anunciou o Saturn por 399 dólares.No palco, a Sony exibiu o grande poder do PlayStation no processamento de gráficos em três dimensões e seus mais variados polígonos, começando com um vídeo mostrando vários jogos de peso que sairiam para o console mais tarde. Além disso, eles fizeram uma demonstração contendo um exótico personagem, chamado Polygon Man, que quase se tornou o mascote da plataforma.
Para o sucesso da marca eles pediram apoio, e eles vieram. Mais de 400 desenvolvedoras estavam apoiando o console, entre eles estavam a Namco, EA, Crystal Dynamics, e muitas outras. Eles teriam à sua disposição a tecnologia do CD, processamento gráfico 3D em tempo real, alcançando os 30 fps. O PlayStation estava bem servido de conteúdo para os próximos anos.
Após o anúncio da SEGA sobre o preço do seu mais novo console, a Sony pega todos de surpresa divulgando o valor de 299 dólares para o PlayStation, deixando o público extremamente animado. Isso para a infelicidade da publicadora veterana, que agora estava em uma enorme desvantagem, seu console era mais caro e os poucos títulos no lançamento, que inclusive foi no mesmo dia da E3, não segurariam os jogadores. Por outro lado, a novata lançaria seu videogame em setembro daquele ano, com mais de 50 jogos até o natal.
Fora do palco a Sony também não relaxava. Sua estande era enorme e oferecia para os visitantes, depois de uma breve introdução e pedidos de lealdade, um espaço para experimentar títulos como Twisted Metal e Battle Arena Toshinden. Não só isso, o jogo Ridge Racer, extremamente antecipado, também foi exibido para o público.
Com o encerramento da feira, a Sony não poderia estar mais entusiasmada com o futuro do sua mais nova empreitada. E ela não se enganou, o PlayStation foi um sucesso, e a marca evoluiu muito nos mais de 20 anos seguintes.
A mais nova edição da E3 começa em menos de uma semana, e a conferência da Sony tem tudo para ser épica. Vamos aguardar grandes novidades no dia 11 às 22 horas, com cobertura completa da GameBlast.
Revisão: Júlio César
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