Falamos no GameBlast sobre estarmos próximos a uma nova geração de consoles. Na matéria de Matheus Bigai Ferreira, pudemos observar o cenário e especular quando teríamos novos lançamentos, já que as gerações tendem a "nascer" a cada cinco ou seis anos. Como não temos nenhuma informação oficial da Sony ou da Microsoft a respeito do futuro, no mínimo estes novos consoles chegarão em 2020.
Entretanto, também foi muito bem observado que o PS4 Pro e o Xbox One X poderiam estender a vida desta geração atual por mais cinco ou seis anos. É plausível, pois existe, inclusive, a discussão sobre eles já serem uma geração diferente do PS4 e Xbox One. Em termos de hardware, os dois consoles mais potentes do mercado trabalham em 4K, 60fps e ainda suportam muito bem a realidade virtual.
Kodera também falou sobre o PlayStation VR, cujas vendas estão crescendo à medida em que novos títulos compatíveis chegam às lojas, mas pontuou que o foco da Sony continua no ambiente first-party, tanto para jogos como para expansão de IPs (Propriedades Intelectuais).
Então a situação é: a média de duração das gerações de videogames gira em torno de 5 a 6 anos. Em 2018 a atual geração completa atinge a média, chegando a cinco anos de vida, mas não há nenhum anúncio das fabricantes sobre um novo console. A conclusão era, portanto, que PS4 Pro e Xbox One X - pioneiros na categoria de "videogames ultra-potentes da mesma geração" - estenderiam este prazo. Até que o CEO da Sony aparece dizendo que o ciclo do PS4 está no fim, a menos de um mês da E3.
Ou seja, o cenário está armado para uma E3 incrível. Soma-se a isso o anúncio feito no blog do Xbox de que a E3 2018 será a maior da história para a Microsoft. A expectativa para este evento é muito, muito grande. Há quem aposte todas as fichas que haverá sim a apresentação de um PlayStation 5 e de um "Xbox Two". Resta aguardar.
Fontes: Polygon.
Comentários