Lutador versus lutador
Ao contrário dos títulos anteriores, cuja história era um dos principais pontos do jogo, em SoulCalibur: Broken Destiny o modo história seria quase ausente se não fosse pelo Gauntlet, um tutorial narrativo que conta a história de Hilde, Cassandra e o novo personagem Dampierre. A falta de um modo história apropriado foi uma das principais críticas ao jogo.Outra diferença foi que o modo Gauntlet contemplava vários personagens icônicos da série Soul, mas agindo de maneira diferente de suas personalidades originais. O pequeno modo história em formato de tutorial focava no bom humor e trazia os guerreiros em situações engraçadas.
Uma expansão de SoulCalibur IV
Lançado um ano após o jogo do arco principal Soulcalibur IV, em 2009, SoulCalibur: Broken Destiny aproveitou o hype da franquia e trouxe um título que aproveitava a maioria das mecânicas e personagens do anterior em um ambiente de fácil aprendizagem para os novos jogadores, motivo pelo qual ele focou em lutas armadas.SoulCalibur: Broken Destiny possui 28 personagens jogáveis, inclusive o inédito Dampierre e o personagem convidado Kratos, da série God of War. Dentre os guerreiros presentes há os clássicos Rock, Ivy, Kilik, Mitsurugi, Nightmare, Siegfried e os novos lutadores apresentados em SoulCalibur IV: Algol e Hilde.
O conteúdo do quarto título principal do arco da série Soul não ficou apenas na presença de personagens do jogo, mas também se estendeu para o Character Creation, um sistema de criação de personagem muito similar ao de SoulCalibur IV, em que o jogador criava seu próprio guerreiro Soul para batalhar nas arenas do jogo.
Sobre os modos de jogo, SoulCalibur: Broken Destiny possuía Quick Match, no qual o jogador enfrentava lutadores aleatórios escolhidos pelo sistema do jogo. O modo Trials possuía três níveis de dificuldade: Trial of Attack, desafio padrão em que se ganhava pontos por realizar ataques conectados durante a batalha; Trial of Defense consistia em conseguir pontuação ao atacar o inimigo logo após se defender de um ataque; e Endless Trial, no qual o jogador deveria derrotar todos os inimigos e conseguir o máximo de pontos possível.
No quesito arenas de batalha, a maioria dos stages são de SoulCalibur IV, com o acréscimo de Challenge of the Gods, de Kratos e Voiceless Volpe Bridge, de Dampierre. Cenários como Dark Capital Ostrheinsburg, Sleeping Marsh, Thesmophoros' Imperial Garden e Hall of the Warrior God marcam presença durante os modos Quick Match, Trials e Versus.
Boas-vindas à série Soul
Apesar de deixar de fora um dos elementos cruciais pela qual a franquia SoulCalibur é conhecida — o modo história — SoulCalibur: Broken Destiny cumpre seu objetivo em receber os novos jogadores. O jogo traz personagens icônicos, a mecânica de combate armado e arenas clássicas que ambientam o jogador no mundo da série Soul.
Revisão: João Pedro Boaventura
Comentários