Pedigree Arkham
Batman Arkham VR (PS4) está sendo desenvolvido pela Rocksteady, o mesmo estúdio por trás da aclamadíssima trilogia Batman: Arkham. Ele será lançado em outubro desse ano junto com o próprio Playstation VR. Seus desenvolvedores estão almejando uma experiência de sessenta a noventa minutos focada nas mecânicas de detetive do Batman.Um ponto interessante é que a Rocksteady trouxe realmente seu time principal para o desenvolvimento do jogo, o qual se iniciou logo após o lançamento de Batman: Arkham Knight (Multi), ou seja, há cerca de um ano. Assim, ficou para nós a impressão de que não se trata apenas de um tech demo ou minigame, e sim de um lançamento principal da franquia (diferentemente do Final Fantasy XV VR, por exemplo).
Na pele do morcego
Nossa experiência com a demo foi resumidamente fantástica. Ao colocar e ajustar o visor do PS VR, o jogador é logo transportado a um grande salão da mansão Wayne. De início, tive a impressão de que o visual era um pouco serrilhado e embaçado, mas ainda muito melhor do que os demais jogos VR que testei.A imersão toma controle total quando, em alguns segundos, o jogador ouve a voz de Alfred vindo da direita e, de forma totalmente natural, vira a cabeça na direção do áudio. Após uma breve explicação de que um amigo necessita de ajuda, Alfred oferece uma chave ao jogador.
Será essa a nova forma de viver a vida do Batman? |
Vestindo o uniforme
Então, usa-se a chave para abrir o piano e tocar uma sequência de notas qualquer. Isso faz com que uma espécie de elevador se abra no chão e comece a descer. Esta descida de elevador constitui a maior parte da demo, o que não parece exatamente a coisa mais animadora do mundo. Assim é a demo até o jogador colocar as mãos em um dispositivo e sair com os braços de Batman, e utilizar o PS Move para pegar a máscara do Morcego e colocar no rosto. Na sequência, aparece um espelho que permite que o jogador se veja como Batman. O efeito é incrível: mexendo os braços e a cabeça, o jogo é capaz de retratar movimentos infalivelmente reais, sendo possível até dançar um pouco sem causar glitches visuais de colisão.Nesse momento, eu e todas as pessoas com quem comentei já estavam completamente dentro do mundo do jogo, e todas distrações — o serrilhado, a resolução embaçada e o corpo invisível de Batman — já "desapareceram" aos olhos do jogador. E sem andar um passo!
No restante da demonstração, o jogador é apresentado a algumas ferramentas comuns na trilogia Batman Arkham: o Batarangue, a Batclaw e um dispositivo de escaneamento. Nos três casos, o jogador deve pegar os aparelhos e colocá-los em diferentes posições do cinto de utilidade, além de treinar a mira com cada um deles. Aliás, mirar os dispositivos funciona de forma muito natural, mesmo sem travar a visão no alvo. Novamente o VR demonstra seu valor para a imersão de forma muito específica, permitindo a retirada de interface dos menus de armas e retículo de alvo.
O PSVR aparece uma tecnologia Wayne, não? |
Bat-mistérios
Por fim, sobre a história, falando com os desenvolvedores, ficou claro que a mesma seguirá principalmente o Batman em um caso de detetive "muito pessoal" e importante para o personagem. No entanto, os mesmos preferiram não revelar onde na cronologia da franquia Arkham se passará este novo episódio.Ficamos muito surpresos e ainda mais curiosos com o que Rocksteady pôde fazer em 1 ano de desenvolvimento exclusivamente em cima do PlayStationVR. Mesmo sendo um game curto a princípio, com certeza nos convenceu do que a nova tecnologia pode fazer mesmo em curtos períodos de tempo e ainda com mecânicas muito simples. Batman Arkham VR será lançado em outubro de 2016 para PS4.
Impressões de Ulisses D'ávila
Revisão: Ana Krishna Peixoto
Revisão: Ana Krishna Peixoto
Capa: Rafael Neves
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