A série teve sua origem lá em 2002 e passou por diferentes desenvolvedoras, sem nunca sair completamente das mãos da Insomniac Games. O estúdio, que tem em seu currículo jogos com as franquias Resistance e Spyro e o divertido Sunset Overdrive (XBO), tenta garantir sempre a qualidade inegável que seus títulos possuem. E com esse novo título não é diferente.
É hora de salvar a galáxia
Ratchet & Clank (PS4) mostra mais uma vez como os dois companheiros se encontraram e decidiram se unir para salvar a galáxia. Essa parte é bastante fiel ao original. Ratchet descobre planos malignos do presidente Drek, que deseja destruir planetas para construir o seu próprio. Enquanto isso, a bordo de sua nave à caminho da sede dos Patrulheiros Espaciais, Clank cai no planeta de Ratchet. Juntos, os dois decidem unir forças para cumprir o objetivo.É evidente aqui a tentativa de iniciar a jornada pelo mesmo caminho do jogo original; contudo, muita coisa foi alterada conforme se avança na história, e isso é um ponto positivo para quem já pôde aproveitar a versão do PlayStation 2. Os elementos e reviravoltas recém-introduzidos trazem um ar de novidade, e algumas situações já conferidas em outros games podem, dessa vez, não acontecer da mesma forma.
Novos e velhos amigos aparecerão durante a aventura |
É a partir daí que começam piadinhas pontuais de que o jogo seria uma história já contada através de um filme, fazendo menção à animação que estreará nos cinemas com os personagens. Temos outras situações com Ratchet e Clank em que personagens têm déjà-vu, perguntando se não já se viram antes ou dizendo que se encontrarão em breve nos próximos games. Assim, já podemos esperar por sequências.
Arsenal das galáxias
O arsenal de Ratchet é digno de qualquer patrulheiro espacial. Armas e granadas dos mais variados e inusitados tipo foram trazidas da trilogia original e da série Future (do PS3), e outras mais surgiram. A novidade que mais chama atenção fica por conta do Pixelizer, que leva os inimigos atingidos diretamente para a era 8-bit. É engraçado ver como os robôs gigantes em quadrados destoam completamente do ambiente.O armamento da dupla é um dos melhores pontos do jogo. |
Melhorar as armas é uma boa pedida, e fica a dica para quem se aventurar pelo jogo: vá em busca desses upgrades, pois eles melhoram a experiência de jogo e se tornam essenciais perto do fim da trama — além dos modos mais difíceis liberados após o término do game. Isso, é claro, além de ser engraçado ver os novos efeitos avançados da arma que transforma todo mundo em ovelha ou deixa os inimigos dançando embaixo de um globo de luz.
Colecionar é o lema
O que seriam dos jogos de plataforma e ação sem itens colecionáveis? Essa nova aventura traz cartas holográficas especiais que ajudam a incrementar a exploração dos cenários e traz à tona o instinto do colecionador que vive em você. Será uma busca por novos cards colecionáveis que não são apenas figurativos, mas que, por outro lado, trazem novas melhorias para Ratchet e Clank — até mesmo armas inéditas.Essas cartas serão liberadas por inimigos e encontradas pelo cenário em decks. Ao se formar um trio específico de cartas, uma habilidade é liberada. Mas o que acontece com as repetidas? Sim, até aqui o colecionador sofre desse mal. É algo fácil de resolver, porém. Troque cinco delas por uma faltante em um trio e pronto: mais um upgrade liberado sem maiores preocupações.
Vasculhar o cenário para coletar itens será divertido e prazeroso. |
Missões extras em cada planeta visitado liberam também itens especiais e são divertidas de realizar. Já que estamos em um novo planeta, por que não fazê-las, não é mesmo? As missões vão desde coletar itens em troca de outros e participar de corridas, o que ajuda a explorar novas áreas, conhecer os lindos ambientes e partir para a ação. É recomendado que se faça essa exploração, portanto — até mesmo para ampliar a duração do game.
O Conjunto da Obra
Falando em gráficos, como não poderia deixar de ser tudo aqui é muito bonito e vai fazê-lo parar por alguns segundos admirando a beleza dos cenários. Água, fogo, cavernas e a imensidão dos planetas: tudo é bastante vivo, com uma paleta de cores variadas e personagens e inimigos feitos com texturas incríveis.Alguns probleminhas rolam durante a aventura como inimigos que entram nas paredes ou ficam imóveis sem esboçar reações perante seus tiros, mas nada que diminua a grandeza dessa releitura que, mesmo com diversos personagens na tela, não mostrou nenhuma queda de quadro e nem mesmo lentidão, algo a ser elogiado.
O visual é de encher os olhos. |
Controlar a dupla é fluido e intuitivo. Para quem já está acostumado com a série, todos os movimentos estão lá, até mesmo os mais recentes da série Future por exemplo. Em alguns momentos os dois personagens se separam e partem para fases distintas (assim como no original), deixando Ratchet de cara com a ação e Clank com os quebra-cabeças tão adorados pelo robôzinho.
Mas já acabou?
Uma das principais reclamações em relação ao jogo é sua duração. Os mais dedicados à exploração conseguirão estender o game por algumas horinhas, mas aqueles decididos apenas a jogar e coletar o que estiver pelo caminho levarão em torno de doze horas para terminá-lo. A trama acaba por se tornar linear pelos planetas que vão sendo liberados e alguns outros com missões extras, porém poucos diga-se de passagem.A duração não é muito grande, portanto explorar é a lei. |
Um modo mais difícil será liberado no fim do jogo, além de galerias para dar uma visualizada em tudo que foi coletado durante a jornada. Esse modo exige mais habilidade do jogador — como desviar dos tiros na hora certa e ser rápido no gatilho para não morrer a todo momento — e é claro acaba sendo um ótimo desafio para quem já está mestre no modo normal de jogo. Encare-o e veja que nem tudo são flores.
Um grande novo início
Ratchet & Clank é uma releitura divertida e obrigatória. A ideia de recriar a série e não continuar a saga Future foi muito bem-vinda. Pegar os elementos que há de melhor em toda a franquia foi uma sacada genial para criar um jogo divertido e agradável de se jogar. As mecânicas já conhecidas estão lá, de forma que os veteranos não ficarão perdidos e os novatos acharão tudo de fácil aprendizado.Os pequenos problemas como dito não afetam em nada a experiência; apenas a sua duração deixa um pouco a desejar. Novas localidades a se explorar seriam muito bem vindas para aumentar a longevidade do título, seu único calcanhar de Aquiles nesse caso.
Queremos uma continuação o mais rápido possível. |
Ao que parece, a jornada agora seguirá um novo rumo com títulos que pegarão o gancho do fim dessa primeira aventura. Então é evidente esperar por sequências e desejar que sejam tão boas quanto seu precursor e o legado que a dupla deixou nos consoles passados da Sony.
Prós
• Lindos gráficos;• Jogabilidade já conhecida da série;
• Novidades muito bem-vindas ao enredo;
• Carisma dos personagens.
Contras
• Pequenos bugs;• Duração do jogo.
Ratchet & Clank – PlayStation 4 – Nota: 8.5
Revisão: Bruno Alves
Comentários