Desde o lançamento do PlayStation 4, muitos desenvolvedores tem mencionado possuir acesso a apenas seis dos oito núcleos disponíveis na CPU do console. Desta forma, os dois núcleos restantes ficam dedicados ao sistema operacional. No entanto, se as informações divulgadas recentemente forem confirmadas, essa situação mudou.
A Sony parece ter atualizado seu kit de desenvolvimento para permitir acesso dos desenvolvedores a mais um núcleo, desta forma totalizando sete. A afirmação é feita com base nas informações encontradas por um usuário do NeoGAF no changelog da atualização.
Firelight Technologies FMOD Studio APIAlgo que reforça essa hipótese é que em janeiro de 2015 a Microsoft liberou o sétimo núcleo da CPU do Xbox One para os desenvolvedores, e o changelog apresentava uma descrição bastante similar ao liberado pela Sony.
Detailed Revision History
17/11/15 1.07.03 – Studio API patch release (build 69975)
Features:
LowLevel API – When using System::recordStart the provided FMOD::Sound can now be any channel count, up/down mixing will be performed as necessary.
LowLevel API – Improved performance of convolution reverb effect when wet is 0 or input goes idle.
LowLevel API – PS4 – Added FMOD_THREAD_CORE6 to allow access to the newly unlocked 7th core.
22/01/15 1.05.11 – Studio API patch releaseA liberação de mais um núcleo não deve ser visto como uma surpresa, caso tenha de fato acontecido. Normalmente as fabricantes não disponibilizam todo o poder de processamento de seus produtos logo no lançamento. Em vez disso, os recursos são liberados gradualmente, a medida em que o sistema operacional e as APIs são otimizados.
Features:
Lowlevel API – Xbox One – Added access to 7th CPU core.
É importante lembrar que a Sony ainda não se pronunciou sobre isso, e o Kit de desenvolvimento está sob acordo de não divulgação. Logo, esta informação deve ser tratada como um rumor até que seja feito um comunicado oficial.
Fonte: DualShockers e NeoGAF
Comentários