“A mente que se abre para uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Foi o que Albert Einstein disse certa vez. E ele estava ... (por Unknown em 10/10/2013, via PlayStation Blast)
“A mente que se abre para uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Foi o que Albert Einstein disse certa vez. E ele estava certo. O conhecimento é valioso, nos faz crescer intelectual e socialmente. Podemos aprender algo novo em tudo: em um verso de música, no aconselhante trecho de um livro, na impactante cena de um filme ou na emocionante experiência de se jogar um jogo de videogame. Aprendemos a tirar moedas de tijolos? Morrer e então renascer no
checkpoint? Não. Mas podemos aprender algumas lições de vida valiosas com o excelente e pós-apocalíptico
The Last of Us.
10. Dinheiro não é tudo
|
"Espera, eu tenho dinheiro, posso te pagar e ... - KRACK!!" |
O que move o mundo é o dinheiro, mas nunca deixe o dinheiro mover você. Não a ponto de esquecer o que importa mesmo: a felicidade. Parece papo de livro de auto-ajuda cheio de clichês e pieguices, mas às vezes a verdade é simples e vem carregada deles. O dinheiro é necessário, mas não é tudo nessa vida. Ainda mais em um mundo pós-apocalíptico onde a economia morreu. Se você não quiser ser o próximo a morrer, é bom pensar em novas maneiras de sobreviver, porque o dinheiro não vai salvar você.
09. Seja discreto
Ninguém gosta de espertinhos e exibicionistas. Não se vanglorie de suas conquistas e nem tire vantagem dos outros por isso. Deixe que as pessoas venham até você e mostrem admiração por seu feitos, seja humilde e mantenha sempre o pé no chão. Ser discreto também vai ser uma obrigação, caso você queira sobreviver mais de uma semana em um mundo repleto de ameaças como
runners,
clickers e caçadores. Você com certeza não vai querer chamar a atenção de nenhum deles. Confie em mim.
08.Toda história tem dois lados
O rei, insatisfeito e sem paciência, mandou cortar o bebê ao meio, pois não sabia qual das “mães” falava a verdade sobre seu dito filho. Diante dos fatos, a verdadeira mãe se revelou. Vocês se lembram dessa história? Então, vivemos em um mundo onde toda história tem dois lados, um falso e outro verdadeiro. Em The Last of Us somos apresentados a duas facções diferentes, que se formaram após o fim do mundo: os Caçadores e os Vaga-lumes. Cada um dos lados têm a sua história e luta pela sua causa. Difícil escolher um lado? Bom, às vezes não se trata somente sobre a verdade ou a mentira, mas em qual verdade você quer acreditar. Boa sorte.
07. Improvisar é uma arte
|
Não há nada que um pouco de criatividade e fita tape não resolvam |
Já fez uma mudança? Ficou sem o dinheiro do ônibus para voltar pra casa? Deu
tilt na impressora do trabalho? A vida é repleta de momentos inesperados e é aí que você vai ver se tem a arte do improviso ou não. Saber se virar com o mínimo de recursos disponível pode salvar o seu projeto de ciência no colégio ou salvar a sua pele também. Pode acreditar, com aquele machado improvisado com um taco de baseball, tesoura e um pouco de fita tape, duvido alguém querer se meter com você.
06. Quem guarda tem
|
"Ainda bem que eu guardei munição ...quer dizer... Droga!" |
Nada mais confortável do que saber que você ainda tem um pente de balas para enfrentar os inimigos que cercam a próxima sala, aquela que fica próxima a saída, não é mesmo? Pena que você gastou ele na sala anterior, não lembra? Essa lição é milenar: quem guarda tem. Saiba a hora de usar suas habilidades e energia, de aplicar suas economias para viajar pelo mundo ou comprar um novo videogame, de reler a sua coleção de livros, aquela que você guardou com tanto carinho. Essa vale até para aquele bombom que você ia comer depois do almoço, mas guardou para o final da tarde.
05. Escolha em quem confiar
|
"Eu agradeço, mas não quero ser sua amiga. Adeus!" |
A vida vai presentear você com inúmeras amizades, você vai conhecer gente, contará segredos, confidências e sonhos. Você também não irá querer se arrepender, então escolha bem em quem confiar, escolha bem as suas amizades. Escolha como se a sua vida dependesse disso, que no caso, num mundo pós-apocalíptico, depende mesmo. Você não vai querer virar o melhor amigo de um psicopata assassino canibal, não é mesmo? Depois não diga que eu não avisei.
04. Nade ou durma com os peixes
|
"Lembre-me de te ensinar a nadar depois, Ellie. Por favor!" |
Primeiro um braço, depois o outro, mexa as pernas, pegue impulso, mantenha a calma e prenda a respiração. Não pode ser tão difícil assim. Quando o mundo como nós conhecemos for por água abaixo, com o perdão do trocadilho, é bom você saber nadar. Você não vai querer que o seu amigo precise achar um pedaço de madeira bom o bastante para flutuar na água, com você em cima para atravessar rios e outros obstáculos, vai? Essa lição também vale para aquelas idas à praia, caso você queira dar um bom mergulho no mar sem medo.
03. Nada dura para sempre
Tudo que começa tem o seu fim. Inevitavelmente. Ainda mais em um jogo pós-apocalíptico como The Last of Us, cheio de surpresas e momentos de suspense. Aconselho você a não se apegar tanto assim aos personagens. Evite os laços emocionais e, assim como o Joel, seja forte. Já para a vida, essa de verdade, eu aconselho o contrário. Aproveite cada momento o máximo possível e viva cada um deles com as pessoas que você ama ao seu redor. Porque assim como o jogo tem o seu fim, a vida também. E é melhor fazer cada minuto dela valer a pena.
02. A esperança é a última que morre
The Last of Us, apesar de ser um jogo sobre o fim do mundo, é um conto de esperança. Ou melhor, do renascimento da esperança. Joel era esse cara amargurado e maltratado pelo tempo, e nós não podemos culpar o coitado, sabemos pelo que ele teve que passar. Até que um dia, o seu caminho cruza o de Ellie. A garota é um novo sopro de esperança, não somente para Joel, mas para a humanidade.
É tudo uma questão de saber procurar a esperança no lugar certo. Se ela é a última que morre e você ainda está respirando, bom, então ela está em algum lugar esperando por você.
01. Aprenda a se perdoar
Você vai errar. Vai tropeçar e cair de cara no chão. Vai levantar e cometer mais erros. Vai errar, magoar os outros ou se magoar. A vida tem dessas coisas. Ela não é perfeita e nem você. É tudo uma questão de aprendizado. É tudo uma questão de saber a hora de levantar e começar de novo. É preciso aprender a se perdoar. Para seguir em frente com nossos erros, precisamos nos responsabilizar por eles para só então sermos perdoados e nos perdoarmos. Não fique remoendo o que pode remoer você por dentro.
Pense pelo lado positivo, você não teve que decidir entre a sua vida e a de outros, como o Joel em The Last of Us. Pelo menos eu espero que não.
E você, amigo leitor? Aprendeu alguma coisa jogando The Last of Us? Acha que faltou algo nesse Top 10? Então, conhecimento foi feito para ser compartilhado. O espaço aí embaixo é todo seu!
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Sybellyus Paiva
Boa lista! É bom quando um jogo nos faz pensar em escolhas morais. Afinal a vida real não é brinquedo não!
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Não tive oportunidade de jogar, mas o pouco que sei do título já vale.Excelente matéria
ResponderExcluir