O PlayStation 4 está chegando! Com a promessa de levar o ato
de jogar videogames a um novo patamar, a Sony está investindo pesado para que o
console apresente, logo em seu lançamento, uma boa seleção de jogos e
funcionalidades que justifiquem a compra imediata do produto. Perdido no meio
de grandes promessas como Killzone: Shadow Fall e DriveClub temos Knack.
Produzido pelo Studio Japan, da própria Sony, e criado por Mark Cerny, mente responsável
pelo design de clássicos como Crash Bandicoot e Spyro the Dragon, o jogo
promete ser a primeira grande aventura do PlayStation 4, além de ser uma porta
de entrada para um grande grupo de jogadores, jovens e veteranos.
Crash da Pixar
A história de Knack ainda não possui muitos detalhes
revelados. O que sabemos é que o jogo, dividido em fases ambientadas em
variadas localidades do planeta Terra e que Knack, um ser que parece ser um
robô com feições animais, deve lutar contra os Goblins, uma raça que está
ameaçando a humanidade. Pelas diversas fases do título, o personagem deverá
explorar os cenários, resolvendo pequenos quebra-cabeças e derrotando todos os
inimigos que encontrar pelo caminho.
O rosto de Knack lembra vagamente o de Crash |
O que mais chama a atenção no jogo é a sua ambientação, que
conta com gráficos belíssimos e extremamente detalhados e rementem (finalmente)
a uma animação da Pixar, só que controlável. Mesmo assim, o jogo é, claramente,
uma ode aos maiores sucessos de plataforma tridimensionais já lançados na
história dos consoles da Sony. A direção artística adotada pelo Studio Japan
parece uma mistura de Crash com Ratchet and Clank e uma pontinha de Jak and
Dexter, o que deixará os aficionados pelo gênero e seus clássicos ainda mais
encantados com o título de lançamento do PS4.
Apesar de não chegarem ao nível de outros jogos do lançamento do PS4, Knack não faz feio |
Apesar de não chegar nem perto de levar o novo console da
Sony ao seu gigantesco potencial e nem mesmo se equiparar a jogos de lançamento
do console como Killzone: Shadow Fall, o jogo parece apresentar visuais
belíssimos, fluidos, extremamente agradáveis e capazes de conquistar até os
jogadores mais ranzinzas, ainda mais em suas cutscenes descontraídas que
prometem ser o ponto alto do jogo.
É você, Mario?
A jogabilidade de Knack não parece fugir muito da consagrada
cartilha de jogos tridimensionais de plataforma. O personagem pode se mover
livremente pelos lindíssimos cenários das fases enquanto destrói seus inimigos
e o que encontrar pela frente. Mas o grande destaque fica por conta das Relics.
Encontradas espalhadas pelos cenários, os itens têm diversas utilidades, sendo
a mais simples recuperar a energia do personagem. Contudo, algumas são capazes
de aumentar o tamanho do personagem para que ele fique mais forte. O
interessante é que o personagem pode se transformar de um pequeno e adorável
bichinho em um gigantesco e poderoso monstro capaz de esmagar tudo que
encontrar pela frente. Para não tornar as coisas um pouco injustas, os inimigos
de Knack também são capazes de crescer, de maneira que o desafio sempre é
mantido durante toda a jornada. Por fim, ainda há certas Relics, muito mais
raras, que dão poderes especiais ao personagem. Aparentemente baseados em
elementos naturais como água e fogo, os poderes transformarão Knack em uma
verdadeira arma de destruição em massa e, certamente, deixarão as coisas muito
mais divertidas!
Certas Relics tornarão Knack ainda mais poderoso! |
Grande promessa
Knack foi o primeiro jogo mostrado pela Sony durante o
anúncio do PlayStation 4, e logo de cara pudemos perceber que a empresa não
está para brincadeira. O título pode não ser grandioso como Killzone: Shadow
Fall, tampouco megalomaníaco como The Division ou The Crew, mas ainda assim é
um jogo que merece atenção de todos que têm interesse em adquirir o novo
console de Sony em seu lançamento. Knack é a resposta da Sony para aqueles que
pensam que os videogames evoluíram a ponto de fugir de suas raízes e promete
ser, além de um excelente jogo, uma verdadeira ode aos jogos que levaram a
empresa à liderança na já distante época do PlayStation e do PlayStation 2.
Knack (PlayStation 4)Desenvolvimento: Studio JapanGênero: PlataformaLançamento: 15 de novembro de 2013Expectativa: 4/5
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis
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