A épica trilha sonora de Xenogears
Yasunori Mitsuda, o mestre das canções, presenteia os fãs com uma trilha sonora que supera todas as suas obras anteriores. Os fãs geralmente se dividem entre Chrono Trigger, Chrono Cross e Xenogears a respeito da melhor trilha sonora do compositor, porém, o próprio Mitsuda admite que com Xenogears ele atingiu a maturidade musical que desejava em um jogo. Chrono Trigger significou sua primeira e mais importante obra para a carreira, Chrono Cross trouxe um melhor entendimento de suas habilidades e Xenogears mostrou toda sua excelência em composição, demonstrando grande aptidão e gosto pela música celta e folclórica.Álbum original de Xenogears |
Creid, a manifestação de um compositor
Creid foi lançado originalmente em 1998, mesmo ano em que foi lançado o álbum da trilha sonora original do jogo. Toda a obra de Xenogears tem grande importância para o compositor, porém, Creid tem um significado especial. Segundo o próprio Mitsuda, ele conseguiu reencontrar o seu caminho, dizendo que “com esse álbum ele descobriu o seu modo de se expressar musicalmente, que tanto buscou dentro de si” e “deu forma ao que acredita do fundo do seu coração”."Acredite em si mesmo" |
Creid quer dizer “acreditar” em idioma irlandês e, segundo o músico, possui dois significados em seu álbum. O primeiro, sendo uma mensagem àqueles que se perderam dos seus objetivos devido aos problemas que tanto os acercam, o segundo é a sua própria redescoberta musical e afirmação de suas crenças.
Todas as dez faixas são longas e possuem uma riqueza musical que obviamente não foram feitas para serem tocadas durante um jogo. Não há mais as barreiras impostas pelo hardware e nem por mecânicas de jogo. Toda a liberdade do compositor possibilitou a criação dessa obra de arte que iremos explorar agora.
01 MELKABA
MELKABA representa, de maneira muito mais elaborada, o tema que inicia jogo.Aqui nota-se que a nova canção é muito mais completa e musicalmente complexa que o tema original, apresentado no inesquecível vídeo de abertura. O início é leve, calmo e cuidadoso, como no original, com leves padrões de harpa e piano. Fiddle (violino irlandês) e acordeão dão vida à música, trazendo a percussão e o acompanhamento vocal. Toda a tensão é trazida à tona, nos remetendo ao choque e desespero da tripulação. Então, uma melodia convidativa e alegre de violino, com o acompanhamento de guitarra e baixo nos anima os corações.
A canção cria uma mistura de sensações e traz uma combinação de instrumentos que são casados de maneira magnífica.
02 Two Wings
Uma das mais suaves e agradáveis melodias, tocada no mundo aberto de Xenogears, ganha versão ainda mais emocionante, com vozes japonesas.No álbum original, essa canção com vocal já se encontrava como um presente para os fãs, já que nunca havia sido tocada durante o jogo. Porém, tal versão era em inglês. Aqui, podemos conhecer e ouvir a bela voz japonesa em uma versão que aparenta ser ainda mais linda e tocante. As notas são ainda mais acentuadas e vibrantes do que na versão original, agradando e acalentando nossos corações.
Two Wings está entre as minhas músicas mais queridas e constantemente faz uma visita às minhas lembranças.
03 BALTO
Ao ler o título da faixa você se pergunta a que tema ela se refere. Logo após vinte segundos de música, sua empolgação falha sua razão e você se sente maravilhado e grato por essa versão de Bonds of Sea and Fire.Leve e calmo no início, você imagina que a faixa é uma rendição mais relaxante do tema, um dos mais populares do título. Sem dúvida, só o fato de ela existir já poderia ser o suficiente para os fãs. Porém, não para por aí. Na metade da faixa, o tom se torna festivo e então uma execução magnífica de fiddle traz toda a beleza do tema num ritmo e estilo tipicamente celtas. Daí para o fim é uma sucessão de notas musicais e ritmos que poderia durar eternamente.
Sendo meu tema favorito do título, a releitura me traz um calor e uma emoção enormes. Toda e qualquer versão de Bons of Sea and Fire são bem vindas e essa em especial é linda e completa por trazer tantas emoções em cinco minutos de música.
04 CREID
A música que leva o nome do álbum é uma sucessão de sensações em melodias leves e suaves.A faixa demonstra toda a influência bíblica e religiosa presente, de maneira inteligente e sutil, no jogo. Ela nos faz lembrar da cidade de Nissan e sua bela e imponente igreja, além de personagens como Sofia, Margie e Lacan. A melodia é levada pelas vozes, tranquilizantes e suaves, acompanhadas de gaita escocesa, harpa e baixo.
05 DAJIL
Releitura de Dazil, a cidade do deserto, possui todo o tom exótico e cativante do original.Conhecida como a cidade flamejante, Dazil possui um tema forte com um ritmo sensual e uma melodia cativante. Enquanto na original a melodia possuía um ritmo mais lento, com muitos sons exóticos a caracterizando, em DAJIL o tema ganha um estilo mais acelerado e festivo. Vozes novamente dão mais vida à música, que ganha execuções belíssimas de fiddle e sitar. Baixo, tambores e outros instrumentos de percussão típicos perduram por toda a faixa e mantêm o tom exótico, característico do tema.
06 Stairs of Light
Encontramos aqui mais uma música com a graça das vozes para dar mais vida aos instrumentos.A música original The Sky, the Clouds, and You já se apresentava como um dos temas alegres e engraçadinhos. Com o mesmo tom, Stair of Light se apresenta como uma música tranquila e agradável, agora ganhando uma versão com vocal ao som de vozes japonesas. A letra é romântica e fala sobre encontros e despedidas, num tom triste e comovente como as demais canções de Xenogears. Nota-se grande participação do acordeão nesse tema, compondo boa parte da melodia.
07 October Mermaid
Uma das mais tristes e emocionantes faixas da trilha sonora original, October Mermaid, encontra seu cantinho especial nesse álbum.A música torna-se ainda mais suave e triste, com a maior riqueza na composição da melodia. Uma execução muito mais trabalhada e musicalmente elaborada faz da faixa uma das mais emocionantes e tocantes do álbum. As notas recebem maiores variações de intensidade e tempo, indo do fraco ao forte, criando breves pausas, dando uma maior emoção a quem ouve.
08 Spring Lullaby
A belíssima A Gathering of Stars in the Night Sky da trilha sonora original ganha também sua versão cantada, tornando a música ainda mais linda.Novamente, aqui temos a impressão de que a música foi criada para ser executada acompanhada de vozes. Com uma introdução misteriosa, com variados sons e uma breve melodia de acordeão, a suave voz japonesa dá vida e ainda mais beleza à melodia. O acordeão faz parte do acompanhamento e, junto com o fiddle, preenche as pausas vocais brilhantemente.
Spring Lullaby é uma das faixas mais suaves e belas do álbum. Com uma letra poética, carrega momentos do jogo que nos emocionam ao lembrar, momentos que poderiam durar para sempre.
09 LAHAN
Ah, nossa vila número um! O mais querido vilarejo, que sentiremos falta durante 98% do tempo no jogo, possui um dos temas mais memoráveis, e uma linda versão é apresentada nesse álbum.A linda e agradável melodia ganha momentos inesquecíveis com execução digna de fiddle acompanhado de flautas. Muitos outros instrumentos e sons incrementam o tema, como o acordeão e a gaita, frequentes nas músicas escocesas. Suaves vozes em coro dão graça ao tema. Nota-se um grande cuidado na elaboração da faixa, com belas transições de instrumentos e ritmos.
Para dar a impressão de festividades e o tom alegre de encontros entre amigos, a música encerra com sons de gargalhadas e conversas animadas.
10 Möbius
Chegando ao fim do álbum, sabíamos que o mesmo não deixaria de encerrar com a música mais memorável de Xenogears. Uma rendição à inesquecível Small Two of Pieces.Podemos separar os lencinhos de papel, pelo menos às pessoas extremamente sensíveis a essa música como eu. Cantada em versão japonesa e com a mesma emoção dada às demais faixas vocalizadas em japonês desse álbum, Tetsuko "Techie" Honma eleva ao máximo a potência do tema. Com um tom ainda mais profundo, Möbius (lê-se Mebius) traz de volta toda a emoção ao rolar os créditos do jogo. Suavemente, a bateria cria o acompanhamento e solos de guitarra acompanham os momentos mais elevados da letra, trazendo uma sensação positiva inexplicável. O ritmo desacelera e a melodia finaliza calmamente, com a emoção acalentando nossos corações.
É impossível não se emocionar com a música, principalmente pelo significado que ela carrega. Seja dentro do jogo, seja pela letra. Tanto a versão em inglês quanto a japonesa, ambas são magníficas.
Elevando o potencial da trilha sonora original ao máximo, Creid nos apresenta faixas excelentes, dignas de serem ouvidas a qualquer momento. Um dos grandes desejos de Yasunori Mitsuda é conseguir levar suas canções até os corações dos fãs. Podemos dizer que com esse álbum esse objetivo foi imensamente alcançado. Noites sem dormir e melodias criadas em sonhos foram de grande importância para a história da música dos videogames e Mitsuda merece muitos anos de descanso por isso!
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Vitor Nascimento
Comentários