É comum que em jogos de RPGs, os personagens possuam um pouco mais de profundidade que em jogos de luta. Afinal, o enredo é parte fundamental desse gênero e personagens rasos não manteriam a atração de jogador nenhum por horas. Dentre tais personagens, existem aqueles que ousam em trocar de lugar várias vezes na mesma história, sendo ora vilão, ora mocinho. Harle é uma dessas personagens. Mas não para por aí. Com o tempo, vemos que outros aspectos a coloca em um patamar superior de personagens carismáticos, não pelo seu sotaque ímpar, mas pelos questionamentos resultantes de um convício com um ser humano altruísta e misterioso.
A parceira de Corin… Lynx
Harle é uma das personagens mais carismáticas e misteriosas do jogo. É a parceira fiel de Lynx durante toda trajetória em Chrono Cross e alimenta uma relação de amor e ódio pelo protagonista do jogo, Serge.
Essa figura querida possui uma linguagem única no game. Uma mistura de inglês e francês que ela mesma chama de “Franglais”. Apesar dessa mistura, Harle utiliza expressões bastante complexas e de difícil entendimento.
É inata a cor preta, ou seja, tem forte resistência a cor negra, mas é uma ferida exposta ao receber poderes elementais da cor branca.
Harle possui uma certa autonomia no jogo. Em certos momentos, ela parece ser uma vilã; em outros, um personagem jogável que entra e sai do grupo a seu bel-prazer.
Essa mistura de autonomia e sotaque diferenciado, torna ela uma das queridinhas de Chrono Cross, do qual Serge deveria levar para casa e cuidar.
Um ideal bem maior que servir e um sentimento maior que sua própria natureza
Harle não segue Lynx por sua imponência e poder. O ideal de Harle para com o mundo de Chrono Cross é bem mais complexo que uma simples lealdade. Harle, na verdade, é um dos dragões deuses encarregados de recuperar um artefato importante no jogo que pode mudar o destido de todos os seres vivos do planeta. Porém, ao conhecer Serge, desenvolve afeto e carinho e se vê dividida entre seu objetivo e, agora, um sentimento que se mostra cada vez mais forte com o tempo.
Podemos perceber que em vários momentos do jogo, Harle, além de ser um dos sete dragões, se mostra mais humana que nossa própria raça, fazendo-a tomar atitudes que beneficiam Serge e contrariam a natureza de sua criação.
Esse conflito se perpetua durante o jogo e fica claro em vários diálogos, com direito a questionamentos e até lágrimas.
Poderes e habilidades
Nossa jovem palhacinha é uma das personagens mais fortes do jogo. Aparentemente, não possui nenhuma fraqueza e possui uma grade elemental vasta.
Talvez seu grande defeito seja o curto tempo que passa ao lado de Serge, porém, apesar dos poucos momentos presentes, seus ataques são todos bastante efetivos e causam com facilidade danos mais críticos.
Suas técnicas próprias são: moonbeans, moon shine e lunaleretic.
Curiosidades
Harle é o diminutivo de harlequin.
A aparência humana, apesar de ser um dragão, é proposital. Harle tinha como objetivo, desde sua criação, resgatar a Frozen Flame e, para isso, necessitaria de uma aparência pouco chamativa. (Como se andar por aí com roupa de palhaço já não o fosse.)
Harle possui feições semelhantes a Kid, talvez por conta de ser uma criação replicada do DNA de Schala.
Revisão: Catarine Aurora
Comentários