Entrando na Matrix
Em Enter The Matrix você estava na pele de Niobe (capitã da nave Logos) ou de Ghost (primeiro imediato e atirador, também na Logos), e devia participar do começo da revolução dos humanos contra as máquinas, auxiliando imensamente, em momentos-chave, até o próprio escolhido e seus companheiros mais próximos. Os dois seguiam por caminhos da narrativa sutilmente diferentes e apesar de suas histórias se cruzarem por vários momentos, e de ambos terem movimentos de combate quase iguais, jogando com cada um você tinha duas experiências de jogo distintas e complementares.Nos momentos em que deviam atuar juntos, como numa perseguição de carros, por exemplo, escolhendo Niobe você guiava o carro, e escolhendo Ghost você devia usar uma arma para atirar em seus perseguidores enquanto Niobe, controlada pela IA.
O jogo se conectava não somente com o universo do segundo filme como também com a história Final Flight of Osiris, da série de curtas Animatrix. No decorrer da narrativa foram utilizadas várias cenas gravadas com os próprios atores, especificamente para o jogo, que mostravam um outro lado da história que se passa em simultaneidade com os eventos de Reloaded. Com elas você conhecia um pouco mais do universo de Matrix e descobria até mesmo sentimentos e relações inusitadas entre seus protagonistas.
Ao longo do jogo você deverá recuperar a última mensagem da nave Osiris, que mostra as máquinas perfurando o chão para chegar à Zion, conseguir a chave-mestra que abre o quarto 101 para Neo e até mesmo ajudar o grupo de Morfeu enquanto é perseguido na famosa rodovia que foi construída especialmente para o filme.
"Não existe colher. Só você."
Enter The Matrix contava com uma jogabilidade cinemática de qualidade técnica de altíssimo nível para os padrões de 2003. Mesmo com o jogo tendo uma mecânica de combate simples, você tem em seu controle o desenrolar de lutas com quase a mesma beleza acrobática e marcial das lutas encenadas para o filme. A forma como elas se desenvolviam conseguia passar toda aquela atmosfera de seres humanos capazes de manipular e dobrar a realidade com o poder da vontade e da concentração. Controlando os personagens, você sentia o caráter relativo das coisas quando via que, de uma hora para outra, os protagonistas que há pouco saltavam a curtas distâncias como qualquer humano normal, passavam a saltar por distâncias fenomenais.Sucesso questionável
Lançado para expandir a história de Matrix Reloaded, e
também para trazer a experiência do universo da trilogia de filmes para os
games, Enter The Matrix foi um grande sucesso em vendas, que, embalado pela popularidade dos filmes, vendeu mais de cinco milhões de
cópias pelo mundo todo. O jogo não foi recebido tão bem pela crítica, talvez pelo
preconceito daqueles que já analisam com um "olho torto" games que
são baseados em filmes, ou talvez por a crítica da época não ter conseguido
comprar sua proposta de jogabilidade, mas o fato é que, se você gostou
de Matrix, e gosta de jogos de ação, Enter The Matrix se consolidou (ou se consolidará) consolidará em sua mente como uma experiência
memorável. Não por ser um jogo refinado, mas por conseguir
reproduzir otimamente a atmosfera do universo de Matrix através de uma narrativa
competente e de um sistema de combate belíssimo, que, para a
época, revelou traços únicos e de fazer cair o queixo, muitos dos quais podemos ver reproduzidos até hoje em vários jogos que vieram depois
de seu lançamento.
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Stefano Genachi
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