Jogamos

Análise: Hot Shots Golf: World Invitational (PSVita)

O simulador  Hot Shots Golf: World Invitational foi um dos jogos de lançamento do PSVita e, apesar de não ser um game  AAA , cumpre a... (por Unknown em 01/02/2013, via PlayStation Blast)

O simulador Hot Shots Golf: World Invitational foi um dos jogos de lançamento do PSVita e, apesar de não ser um game AAA, cumpre a sua função de entretenimento. Sem falar no fato de que, como título de lançamento, um dos seus objetivos era mostrar as funcionalidades do portátil, tarefa muito bem sucedida, por sinal. Com personagens carismáticos, mecânicas inovadoras e divertidas, o título foi apresentado como uma das poucas opções viáveis para se comprar junto com o Vita. Se você ainda não teve oportunidade de jogar e está na dúvida se deve ou não dar uma chance ao novo Hot Shots Golf, confira nossa análise e tire suas próprias conclusões.

O propósito do jogo é claro: mostrar para os meros mortais que o golfe pode ser divertido. Afinal de contas, nem todos possuem condições de testar o esporte no mundo real. Então, nada mais justo do que tentar a sorte nos jogos. Porém, ao contrário dos títulos mais “sérios” da franquia Tiger Woods, não espere aquele realismo que é o principal componente dos jogos de esporte, aqui o que vale é escolher o seu personagem cabeçudo e jogar golfe para se divertir.


E no Vita não poderia ser diferente: um visual colorido, personagens carismáticos, músicas exóticas e todas aquelas características que todos nós adorávamos nas versões do tijolão cinza. Apesar de não trazer nenhuma inovação bombástica para a franquia, com exceção das novas mecânicas, o jogo está mais envolvente do que nunca. Prepare-se para levar toda essa diversão no bolso e com uma série de recursos inovadores que tornam a jogatina ainda mais prazerosa.

Torneios e mais torneios

A versão de Hot Shots Golf no Vita continua a mesma sem sua essência: um modo single player com suas partidas casuais, torneios e um modo multiplayer, para você testar suas habilidades com alguém de carne e osso. Difícil escolher qual dos dois modos vale mais a pena, pois jogar sozinho é tão divertido quanto chamar um amigo para aquela partida.


Os torneios seguem a velha fórmula onde você vai passando pelos campos e no fim enfrenta um rival golfista, que é liberado quando derrotado. Apesar do número limitado de personagens (você pode conseguir outros por DLC, inclusive a própria Kat de Gravity Rush), os torneios são numerosos, e te levam a paisagens muito bem construídas, de parques japoneses à Resorts no Mediterrâneo. 

Você vai gastar um bom tempo neles, já que os desafios variam de partidas com 10 minutos até torneios que duram uma hora. Vale lembrar também que em cada um dos torneios há desafios secretos que, quando completados, garantem novas recompensas. Mas não preciso nem mencionar que a maioria possui uma dificuldade absurda.


Cada vez que você faz uma boa pontuação, ganha um número específico de estrelas douradas, elas são as responsáveis por causar uma verdadeira dor de cabeça aos jogadores. Explicando melhor, você precisa das estrelas douradas para avançar para outros torneios, isso de certa forma te obriga sempre a ficar em primeiro lugar nas classificações. Prepare-se para jogar alguns torneios mais de uma vez.

Não é que essa necessidade e principalmente essa dificuldade de conseguir estrelas tornem o jogo menos divertido. Mas em alguns momentos ele te força a um perfeccionismo que pode deixar muitos jogadores com raiva e acabar tirando um pouco do brilho das partidas. Por causa disso, não se sinta culpado se em alguns momentos você abandonar as partidas e passar um bom tempo no multiplayer.

Jogar golfe com estilo

Como eu disse, apesar de não seguir à risca aquele rigor profissional de outros títulos, fazer um bom jogo no Hot Shots Golf do Vita não é tão simples quanto se imagina. É preciso levar em conta uma série de fatores: direção e velocidade do vento, irregularidades na topografia dos ambientes, o balanço e a direção perfeita para fazer uma boa tacada. Ao apertar o botão de tiro, uma barra de poder é mostrada e você deve colocar o cursor onde achar melhor, depois disso, uma segunda barra é mostrada para selecionar a curva e o impacto da jogada. Tudo isso requer prática e muitas horas de jogo até você conseguir dominar a estratégia perfeita.


O Vita oferece recursos sólidos para o jogo. Os gráficos ficaram ótimos, misturando um visual cartunesco com texturas que fazem do jogo o mais bonito simulador de golfe para um portátil. Mas o destaque fica mesmo para as funcionalidades da câmera, que fazem um uso inteligente do sensor de movimentos e do giroscópio, deixando as partidas ainda mais fluidas. As funcionalidades touch também cumprem a sua função e agilizam alguns comandos, sem falar na possibilidade de segurar seus personagens, fazendo-os flutuar até outra posição.


O único deslize fica por conta dos movimentos especiais, que fazem uso pouco calibrado do giroscópio. A ideia é a seguinte: você deve inclinar o Vita e voltá-lo para a posição original no momento em que for acertar a bola. O problema é que o tempo de resposta nem sempre é preciso, o que acaba resultando em uma jogada desastrosa, que, se mal executada, pode destruir as suas chances de ganhar uma partida. Felizmente, outros movimentos especiais podem ser feitos apenas pressionando os botões. Não é tão rebuscado, mas pelo menos funciona.

Diversão portátil

No fim das contas, Hot Shots Golf: World Invitational é um game mediano. Possui elementos suficientes para divertir qualquer um por horas, apesar de ser frustrante em alguns momentos. E apesar de não ser, nem de longe, um dos principais jogos do Vita, é aquele típico jogo ideal para jogar no intervalo de alguma tarefa ou em uma viagem, quando você se cansa da paisagem.

Prós

  • Quem disse que jogar golfe não pode ser divertido?;
  • Mecânicas inovadoras;
  • Partidas fluidas;
  • Ótimo passatempo.

Contras

  • A dificuldade irrita em alguns momentos;
  • Perfeccionismo exagerado;
  • Pequenas falhas de execução em alguns comandos.
Hot Shots Gold: World Invitational - PlayStation Vita - Nota 7,5

Revisão:  Leandro Freire

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook