PlayStation Blast Awards 2012: Confira os melhores games do ano eleitos pela equipe do GameBlast

Mais um ano se foi e junto com ele diversos títulos foram consagrados. Já podemos conferir em diversos sites e revistas os melhores jogos ... (por Unknown em 21/01/2013, via PlayStation Blast)

Mais um ano se foi e junto com ele diversos títulos foram consagrados. Já podemos conferir em diversos sites e revistas os melhores jogos de 2012 na opinião de redatores, jornalistas e profissionais da área dos videogames, mas você poderá conferir agora os vencedores para diversas categorias escolhidos inteiramente pela equipe do GameBlast. Acompanhe o nosso Blast Awards e confira os melhores e os piores jogos do ano que se encerrou com chave de ouro para os videogames.

Melhor jogo de ação: Assassin's Creed III (PS3)

Assassin’s Creed III recebeu expectativas muito grandes dos fãs, mas não pode ser considerado como o melhor jogo do ano. É sim um título indispensável, mas a sua imensidão de bugs e DLCs que corrompem saves acabaram com as suas esperanças de ser “o” título de 2012. Mas que não seja por isso que ele não ganhe ao menos uma menção por nós. Os combates de Assassin’s Creed III ganharam movimentos únicos nunca vistos antes na série, e as escaladas e as batalhas travadas durante a Revolução Americana consagram o game da Ubisoft como o melhor jogo de ação de 2012.

Melhor jogo de aventura: Journey (PSN/PS3)

Nenhum título disponível na PlayStation Network é tão encantador e ao mesmo tempo simples como Journey. Nele controlamos um viajante em um deserto e podemos somente andar e pular, nada mais que isso. Se estamos conectados à Internet, automaticamente e aleatoriamente um outro jogador, totalmente desconhecido, pode se juntar à sessão. Simples, fantástico e gratificante, são essas palavras que resumem Journey e o conseguem tornar o melhor jogo de aventura em 2012.

Melhor jogo de plataforma: Rayman Origins (PSVita)

Rayman Origins ficou excelente nos consoles de mesa, e a versão portátil do título também não vacilou. Nele vemos um visual fantástico em conjunto com uma diversão inigualável  e pode-se dizer que Rayman Origins está hoje entre os melhores jogos de PlayStation Vita. Quem sente saudades dos antigos jogos do Rayman vai ficar encantado com esse.

Melhor RPG: Mass Effect 3 (PS3)

A BioWare conseguiu desenvolver uma das melhores séries dessa geração de consoles ao criar Mass Effect. O terceiro jogo da franquia sci-fi novamente importou as nossas escolhas feitas nos títulos anteriores, o que o consagra como incrível. Além da ação e customização que já estamos acostumados, um novíssimo modo multiplayer foi adicionado para nos deixar ainda mais fascinados com essa verdadeira obra-prima.

Melhor jogo de luta: PlayStation All-Stars Battle Royale (PS3/PSVita)

O ano de 2012 foi bem fraco para o gênero luta, em especial porque a maioria dos títulos de combate corpo a corpo foram somente sequências de franquias blockbusters. Mas um novo jogo exclusivo das plataformas da Sony deu as caras, o tão o tão falado e aguardado PlayStation All-Stars Battle Royale. Apesar de a maioria dizer que ele é uma mera cópia da série Super Smash Bros., da Nintendo, o game possuí características únicas e uma experiência que promete divertir qualquer um, até mesmo aqueles que não são fãs do gênero.

Melhor multiplayer: Call of Duty: Black Ops II (PS3)

Podem dizer que Call of Duty é um caça-níquel, mas não se pode falar mal do seu multiplayer. Call of Duty: Black Ops II traz consigo um dos melhores modos online da série da Activision, não só por ter uma conexão excelente, mas também por proporcionar horas em frente da televisão, enquanto tentamos subir de nível e liberar novas armas, acessórios e perks. Além do modo multiplayer comum, o “Zombies” online também é garantia de ação para até oito jogadores.

Melhor puzzle: Quantum Conundrum (PSN/PS3)

O jogo disponível na PlayStation Network foi desenhado por um dos criadores do primeiro Portal, o que já chama atenção para ele. Quantum Conundrum é até um pouco semelhante ao jogo da Valve, já que devemos passar de sala em sala resolvendo quebra-cabeças e alguns dos personagens são robôs. No jogo temos um aparelho que nos permite viajar por quatro dimensões e que também usamos para controlar propriedades como velocidade e peso. É um título interessante e propõe um bom desafio aos jogadores.

Melhor jogo de esporte: FIFA 13 (PS3)

A série FIFA tem ganhado destaque nos últimos anos, não somente pela inovação, mas bem como por representar de uma forma quase que real o futebol, atualmente o esporte mais famoso do mundo. E com FIFA 13 não poderia ser diferente, já que foram adicionados a ele novos dribles, comemorações e melhorias na jogabilidade. Também teve a volta da narração em português brasileiro, desta vez feita por Tiago Leifert e com comentários de Caio Ribeiro. É PES, você dançou nessa geração.

Melhor jogo de corrida: Need for Speed: Most Wanted (PS3/PSVita)

Assim como alguns outros títulos, Need for Speed precisava passar por uma reformulação. E que melhor maneira de fazer isso do que revivendo um dos maiores clássicos da série? NFS: Most Wanted traz aos jogadores um mundo aberto e corridas desafiadoras, excelente para os fãs de alta velocidade, além, é claro, de uma porção de carros para você poder escolher. Após algumas decepções, pode ser agora que Need for Speed pare de dar ré e acelere novamente para o sucesso.

Melhor jogo de ritmo: Just Dance 4 (PS3)

Desde que o primeiro jogo da franquia foi lançado, Just Dance tem se tornado uma febre em alguns lares, principalmente no Reino Unido. E não é para menos, já que só precisamos de um controle na mão para dançar os maiores sucessos da atualidade sem ter que ir na balada para isso. Just Dance 4 com certeza é o melhor título da série da Ubisoft, seus movimentos são muito bem sincronizados e a diversão é mais do que garantida.

Melhor FPS: Borderlands 2 (PS3)

Que Call of Duty e Medal of Honor que nada, Borderlands 2 é o melhor título de first-person shooter do ano. Além de trazer armas dos mais variados tipos, o título da Gearbox conseguiu repetir de uma maneira melhor ainda a fórmula apresentada no primeiro Borderlands, que é mesclar tiro com RPG. Vale a pena jogar o título e conferir as customizações para veículos, itens, armas e personagens.

Melhor jogo para download: The Walking Dead (PSN/PS3)

Tá certo que Journey é um jogo incrível, mas sua curta duração para um preço relativamente alto (15 dólares) não o tornam a melhor escolha para download da PlayStation Store. Com mais cinco dólares, você ganha cerca de 8 horas a mais de jogatina com The Walking Dead e não irá se arrepender em nenhum momento. A história é excelente, a jogabilidade é inovadora e os personagens são marcantes. A Telltale Games acertou em cheio ao apostar as suas fichas nesse jogo baseado no universo criado por Robert Kirkman.

Melhor trilha sonora (original): Max Payne 3 (PS3)

Garantindo um lugarzinho no nosso Blast Awards, Max Payne 3 pelo menos leva merecidamente essa categoria. A sua trilha sonora é praticamente toda composta originalmente para o título, e sons como “Tears” e “Pain” aumentam a nossa tensão enquanto enfrentamos inimigos nas favelas de São Paulo ou nas ruas de Nova Jérsei. É impressionante como a Rockstar nunca falha na escolha de músicas para os seus jogos.

Melhor trilha sonora (licenciada): Just Dance 4 (PS3)

Essa com certeza já era uma categoria ganha por Just Dance 4. O título traz os hits mais badalados e tocados em 2012 de uma forma que qualquer um pode se entreter. Dance clássicos como “Never Gonna Give You Up”, do Rick Astley, e “You’re The First, The Last, My Everything”, do Barry White, ou se preferir, canções da atualidade como “Moves Like Jagger”, do Maroon 5, e “Good Feeling”, do Flo Rida. Para aqueles que topam um desafio maior, o clipe mais visto do YouTube, “Gangnam Style”, está disponível via DLC.

Melhor visual: Dishonored (PS3)

Tivemos vários títulos com bons visuais neste ano, mas nenhum foi tão bem trabalhado quanto o de Dishonored. A Bethesda e a Arkane Studios conseguiram caprichar nos elementos gráficos do jogo, e isso resultou em uma aparência muito semelhante a que vemos nos BioShock e nos Half-Life (ou seja, muito boa). Dishonored é um bom game, e mesmo não sendo o favorito de muitos, merece receber créditos.

Surpresa do ano: Watch Dogs

Na E3 2012 tivemos várias revelações, mas nenhuma foi tão inesperada como Watch Dogs, uma nova IP da Ubisoft. Pelo pouco que foi mostrado, podemos ver que iremos controlar um homem que possui um dispositivo capaz de hackear qualquer aparelho eletrônico e também obter informações de todas as pessoas pelas quais passarmos. No final da demonstração também vemos que haverá armas, veículos e mundo aberto, o que promete ser ainda mais maravilhoso. Isso sem contar o visual, que mesmo muitos não considerando-o importante, somente cegos não ficaram de boca aberta com o potencial gráfico de Watch Dogs, que não foi nem em PC que foi demonstrado, mas sim no PlayStation 3!

Decepção do ano: Call of Duty: Black Ops Declassified (PSVita)

O PlayStation Vita precisava de uma forcinha para alavancar as suas vendas em 2012, e isso quase se tornou realidade quando a Activision anunciou Call of Duty: Black Ops Declassified para o portátil. É inegável que Call of Duty é um dos jogos de maior sucesso de hoje em dia, mas isso não impediu que Declassified fosse o maior fiasco dos últimos tempos. É um dos títulos com o modo história mais curto - cerca de 1 hora de duração - e tem um dos multiplayers mais instáveis já vistos. Se você pretende comprá-lo, depois não diga que nós não avisamos.

Melhor história: The Walking Dead (PSN/PS3)

Tivemos boas histórias no ano passado no mundo dos videogames, mas nenhuma tão boa quanto a de The Walking Dead. Ela é sim baseada nos quadrinhos de mesmo nome, mas apresenta uma história paralela a eles e ao seriado de televisão. No jogo controlamos Lee Everett, um homem que foi condenado à prisão mas que teve uma nova oportunidade em um mundo recém atingido por uma pandemia. Nesse ambiente pós-apocalíptico Lee conhece Clementine, que mesmo sendo uma garotinha estranha, ele consegue ter uma relação paternal com ela e a protege mais do que a si mesmo. Vale a pena dar uma conferida.

Melhor final: Assassin’s Creed III (PS3)

Antes de comentarmos essa categoria, vamos deixar claro que Assassin’s Creed III possui dois finais: o de Connor, o Assassino da Revolução Americana, e o de Desmond, o herói que vem protagonizando todos os jogos da série. É o final de Desmond que premiamos como o melhor de 2012. Assassin’s Creed sempre trouxe finais intrigantes e misteriosos, mas nenhum foi tão chocante quanto o terceiro da linhagem principal. É algo que quase ninguém esperava, e agora ficam muitas dúvidas sobre como será a história do próximo jogo da franquia.

Personagem do ano: Wei Shen (Sleeping Dogs)

Muitos podem discordar da nossa seleção, mas Wei Shen, o protagonista de Sleeping Dogs, merece ganhar o título de “Personagem do Ano”. Wei é um detetive da polícia de Hong Kong e recebe uma missão que parece impossível: infilitrar-se na Sun On Yee, o alto escalão das tríades chinesas. Com esse disfarce de bandido ele deve obter informações e enviar informações à polícia, mas Shen acaba por muitas vezes se comportando como um verdadeiro criminoso. Wei é um personagem que tem carisma, e vai ser muito bom se vermos ele novamente em uma possível sequência de Sleeping Dogs.

Fato do ano: Cross Buy

Para tentar dar uma força ao Vita, a Sony anunciou na E3 2012 o Cross Buy, sistema que fornece gratuitamente um título do portátil (via PSN) na compra do mesmo jogo, mas na versão de PlayStation 3. Os primeiros games a receberem isso foram PlayStation All-Stars Battle Royale, Sly Cooper: Thieves in Time e Ratchet & Clank: Full Frontal Assault, mas mais títulos devem ser anunciados no futuro. É uma boa saída para aqueles que desejam aumentar a biblioteca do seu PSVita sem ter que gastar mais por isso.

Mico do ano: DLCs de Skyrim para PS3

Os donos de The Elder Scrolls V: Skyrim para Xbox 360 e PC devem estar felizes da vida com a Bethesda, muito ao contrário dos da versão de PlayStation 3. E não é para menos, já que nenhum dos DLCs do título (Dawnguard, Hearthfire e Dragonborn) foram lançados para o console. A promessa da Bethesda era de que o videogame da Microsoft teria um mês de exclusividade, mas os conteúdos foram lançados depois somente para o PC. A desculpa da empresa é que é mais difícil de programar para o PS3. Enquanto os jogadores de 360 e PC se divertem com os DLCs de um dos melhores jogos de 2011, os de PS3 somente babam e ficam na espera por fevereiro, que é o mês em que a Bethesda promete lançar eles para o console.

Mais esperado de 2013: Grand Theft Auto V (PS3)

O ano de 2013 promete ser tão bom quanto foi 2012 para a indústria dos games, portanto foi difícil escolher qual título é o mais esperado para o ano que vem. Mas Grand Theft Auto V com certeza é um consentimento de quase todos os jogadores, e a série da Rockstar promete ser renovada de uma forma como nunca vista anteriormente. Na história voltaremos para Los Santos, desta vez imaginada de uma forma muito real, e poderemos controlar três personagens, podendo até mesmo alternar entre eles a qualquer hora. Diversos minigames, veículos e armas, NPCs inteligentes, construções magníficas, um mapa extremamente grande e gráficos surpreendentes devem garantir a GTA V uma posição entre os melhores jogos de 2013.

Gostou das nossas seleções? Então confira também o nosso Top 10 dos melhores jogos de 2012, e não deixe de conferir a edição 7 da nossa Revista, que contém essas e várias outras matérias especiais!
Revisão: Alan Murilo 

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook