Codinome: Orbis
Design feito por fãs. |
Diversos outros rumores estão espalhados pela internet, mas a grande maioria deles é tão verdadeira como o fim do mundo Maia do mês passado. Alguns dizem que o aparelho será revelado no 13° Annual Destination Playstation, em fevereiro. Outros dizem que será revelado na E3, em junho. A verdade é que ninguém sabe. A Sony já disse que o PS3 deve durar ao menos 10 anos. Então, até que o momento seja propício, as informações sobre o seu sucessor não serão do conhecimento do público.
Mas e a Tetrafobia?
Tetrafobia em ação. |
Assim, muitos teorizam que a Sony desistirá da nomeação sequencial dos produtos da linha PlayStation. Ela já fez isso com o PlayStation Portable, ou PSP, uma vez que seu sucessor se chama PlayStation Vita e não PSP 2. Logo, talvez PlayStation Orbis seja o verdadeiro nome do sucessor do PS3. Algo, no mínimo, interessante, uma vez que Orbis Vitae, do latim, significa “Círculo da Vida”.
Holographic Versatile Disc
Cloud é um menino de verdade (PS). |
"Caramba! É de verdade!" em 2006 (PS3). |
A grande verdade é que todos esses números e siglas não significam nada de concreto para boa parte do público. Sim, todos nós compreendemos que quatro GigaBytes (GB) de memória RAM é melhor do que dois (supondo que elas sejam o mesmo tipo de memória). Mas, no que isso influencia exatamente no design do jogo? Para um leigo em programação é difícil discernir tais conceitos.
Mas podemos discutir algo de fácil entendimento e que impacta diretamente no nosso bolso. Qual mídia a Sony utilizará no Orbis? Obviamente, nada menos capaz que um Blu-ray. Porém, terá a Sony a coragem de investir em um novo formato? Devemos recordar que a Sony não é apenas uma empresa de jogos eletrônicos e que, juntamente com outras companhias, é responsável pela criação das mídias CD, DVD e Blu-ray. E, como bem sabemos, estas mídias são o formato padrão do PS1, PS2 e PS3, respectivamente.
HVD |
Outra opção é utilizar cartões de memória, similares aos cartuchos do PSVita. Com a queda constante do preço de tal tecnologia, dentro em breve será bem barato produzir cartuchos com 128 GB. Sem falar que eles são bem menos sensíveis a agentes externos, como poeira, e seus leitores dificilmente apresentam problemas, em oposição aos leitores de mídia que, eventualmente, precisam ser substituídos.
Bloqueio de jogos usados
O maior medo dos jogadores é o rumor que ronda diversos fóruns há alguns meses. A ideia de que, para acabar com o mercado de jogos de segunda mão, a Sony criaria um mecanismo que impossibilitaria um jogo usado de rodar em outro console. Nada mais de emprestar ou alugar jogos. Comprar mais barato na internet ou jogos de donos arrependidos em lojas físicas? Nem pensar!Tal medo se intensificou recentemente quando a Sony registrou uma patente, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite o bloqueio de jogos usados. É bom recordar que as empresas estão sempre registrando diversas patentes que nunca são utilizadas. Então, criar pânico antes que a Sony se pronuncie oficialmente sobre o assunto é desnecessário.
“Poderes cósmicos e fenomenais, dentro de uma garraf... ona”
Bem, existe uma única coisa que podemos concluir sobre o Orbis. Ele será um monstro. Não um monstro gráfico, ou um monstro por destruir a concorrência ou mesmo um mostro de feio. Não. Ele será um monstro no tamanho. É uma tendência bem óbvia e tem a cara da Sony. A cada nova interação, os consoles aumentam em volume e massa.Será necessário um trator para trocar o Orbis de lugar. |
Enquanto nenhuma nova informação é divulgada, aguardamos divididos entre o desejo de um console que não custe U$ 599,00 e um console que rode as novas engines gráficas sem perder para os computadores mais potentes. A Square Enix e a Epic Games, por exemplo, já apresentaram as suas novas ferramentas para produzir jogos, Luminous Engine e Unreal Engine 4, respectivamente. Os consumidores da Sony aguardam ansiosamente o dia em que poderão jogar os magníficos jogos produzidos por tais ferramenta em seus novíssimos PlayStation Orbis.
Revisão: Vitor Tibério
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