Blast Test

Blast Test: Devil May Cry (PS3)

Desde o seu primeiro anúncio, na Tokyo Game Show de 2010, que o novo Devil May Cry  ( DmC)  tem dado muito o que falar. O que mais vem ch... (por Alberto Canen em 01/12/2012, via PlayStation Blast)

Desde o seu primeiro anúncio, na Tokyo Game Show de 2010, que o novo Devil May Cry (DmC) tem dado muito o que falar. O que mais vem chamando a atenção do público gamer, de lá para cá, é o novo design do personagem principal, Dante. A Capcom, que pela primeira vez não está à frente do desenvolvimento do jogo, pediu à Ninja Theory (de Enslaved e Heavenly Sword) que criasse um jogo completamente diferente e mais atual, sem perder a essência da série. No último dia 20, uma versão demonstrativa do jogo foi disponibilizada na PSN americana, e nós conferimos como ficou essa "teoria ninja" na prática.

Dante Ninja

Verdade seja dita, logo que a Ninja Theory mostrou o novo visual do Dante, foram criticados por todos. Não apenas pelos dos fãs, como pela crítica especializada em games. E não era para menos, pois o personagem estava caracterizado de uma forma que apenas uma pequena parcela da população iria se identificar: uma espécie de mistura de Gótico com Emo. Se a ideia era angariar novos jogadores e manter os antigos, eles começaram afastando ambos.

Era para reclamar mesmo: o Dante inicial tinha a maior cara de doente
Algumas pessoas também comentaram que o personagem estava muito parecido com o diretor criativo do jogo e co-fundador da Ninja Theory, Tameem Antoniades, que disse não ter sido intencional. Seja como for, uma frase dita por Tameem quando estava na produção de Enslaved parece vir bem a calhar nessa situação:
"Todo o processo criativo é um ciclo de construção, falha, aprendizado e repetição. Assim, ironicamente, quanto mais rápido você falhar, melhores serão os resultados. Isso também pode te levar a lugares escuros durante o desenvolvimento, onde ideias amadas precisam ser deixadas de lado, ou 'matar seus bebês', como nós nos referimos a isso."
E Antoniades nem notou que o visual de Dante estava a cara dele?
Nessa versão de demonstração, o visual de Dante está bem mais saudável do que nas primeiras imagens do caçador de demônios. Todo aquele blush, lápis nos olhos, ou seja lá que tipo de maquiagem ele estava usando, além da aparência doente e traumatizada, foram deixadas de lado. Agora ele aparenta ser um cara normal em torno dos seus 20 anos, com um cabelo mais curto, sem ser "moderno demais", mas ainda preto. A roupa, apesar de lembrar o visual dos games antigos da série, não estão tão extravagantes, a ponto de não chamar atenção caso o novo Dante resolvesse caminhar em uma cidade grande. Os fãs ainda vão reclamar muito, pois aquele estilo único apresentado pelo antigo Dante sempre foi marca registrada da franquia, e nunca ninguém se importou se ele chamaria atenção ou não. Ao menos, agora o personagem está aceitável.

Pelo menos agora o Dante parece saudável

O demônio pode chorar

Deixando o famigerado visual do personagem de lado, o pessoal da Ninja Theory mandou muito bem quanto ao restante do jogo, que conta uma história alternativa à versão original. O que parece ter sido uma decisão acertada da produtora, uma vez que não seria nada fácil fazer qualquer sequência ou mesmo uma prequela do jogo, além de lhes conceder mais liberdade para criar um enredo consistente. Nessa versão alternativa, Dante ainda é filho do poderoso demônio Sparda e de Eva, uma anja (não é humana nessa versão). Ou seja, ele é um nephilim, única raça capaz de matar o rei demônio Mundus, que matara a mãe de Dante e aprisionara seu pai. Vale lembrar que o jogo está todo com legendas em português, o que vai facilitar muito para que todos possam acompanhar o enredo.

O jogo se passa na fictícia cidade Limbo, cujo visual ficou excelente, claramente usando o mesmo motor gráfico de Enslaved, porém melhorado. Essa cidade em um primeiro momento é normal e calma, mas logo se transforma em uma versão demoníaca de si mesma, que lembrou muito o filme Constantine, quando o personagem principal transporta-se para o Inferno, mas sem sair do mesmo local. Da mesma forma que no filme, a cidade fica cheia de demônios que querem a cabeça de Dante. A novidade está no fato de a própria cidade movimentar-se de forma a tentar acabar com o jovem caçador de demônios, com caminhos se fechando, ou o chão desabando. Por sinal, esses são momentos muito bem feitos e que quebram bem a rotina de hack 'n' slash típicas do jogo.

A cidade inteira contra Dante. Literalmente.
Falando em "retalhar" os adversários, o jogo traz muito da essência da franquia. Em "Under Watch" (Sob Vigilância), uma das duas fases disponíveis da demo, toda a parte de tutorial é apresentada. Dante usa as suas duas pistolas preciosas (Ebony e Ivory). Ele também conta com a sua clássica espada (Rebellion), que ele usa para atacar no chão ou no ar, um chicote (Ophion) que possui duas facetas: uma demoníaca (Demon Pull), usada para puxar inimigos ou sacadas dos prédios, e outra angelical (Angel Lift), que serve para Dante se impulsionar até os inimigos ou alcançar locais distantes, bem ao estilo Indiana Jones. Outras duas armas que podem ser usadas são: o Arbiter, um machado, que é bem mais lento do que a espada, mas é mais poderoso; e Osiris, uma foice que usa um ataque circular, muito bom para quando Dante está cercado. Por fim, ainda é possível liberar o Devil Trigger, deixando o Dante com a aparência que estamos acostumados, com cabelo branco e jaquetão vermelho, e mais poderoso e rápido por um curto período de tempo. No trailer da demo é possível ver Dante usar cada uma das suas armas:



A movimentação de Dante está muito bem feita e existem inimigos de diversas espécies, que exigem que todo o arsenal disponível seja utilizado. Alguns vêm pelo ar, exigindo o uso do Demon Pull ou Angel Lift, outros possuem uma defesa muito forte para usar a espada, precisando usar o Arbiter e, em alguns momentos, estamos cercados, melhor situação para usarmos Osiris. Até as pistolas gêmeas são necessárias, quando, por exemplo, Limbo resolve atacar atirando uma roda de pedaços da própria cidade no herói. Pelo pouco que foi apresentado nessa demo, este não será mais um jogo de esmagar botões. Nesse trailer, podemos ver muito da cidade Limbo atuando e de como Dante usa o seu arsenal contra os inimigos:



A outra fase é chamada "Secret Ingredient" (Ingrediente Secreto), na qual devemos enfrentar um chefão altamente repugnante. Ele não é difícil de ser batido, mas a luta não é menos interessante por isso, sendo mesmo a melhor parte dessa versão demonstrativa.

Ingrediente Secreto? De qual receita?

Faltou a cereja do bolo

Quando a Capcom entregou para a Ninja Theory a difícil missão de criar um novo jogo da série
Devil May Cry, eles pediram que a nova desenvolvedora fizesse uma alteração radical, mesmo sabendo que isso poderia não agradar aos fãs da franquia. Como era de se esperar, o início foi desastroso e as críticas foram severas. Até mesmo ameaças de morte foram direcionadas ao pessoal da Ninja Theory, como Tameem Antoniades chegou a afirmar. Demonstrando ter aprendido com os seus erros iniciais, o resultado é um jogo que tem tudo para agradar aos jogadores, menos a cereja do bolo: o visual do personagem principal, Dante.


Revisão: Rafael Becker

é formado em Direito pela UFRN. Joga videogame desde os tempos do Atari e sempre acompanha as novidades na indústria de jogos. Está no Facebook e no Twitter.

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