De repente, herói
Tidus, protagonista do décimo jogo da série Final Fantasy, nunca imaginou que um dia teria que salvar o mundo. Filho de um famoso jogador de Blitzball (um esporte que envolve uma esfera de água gigantesca), ele cresceu na sombra do próprio pai ausente, Jecht. Sentindo-se pressionado a seguir a carreira de atleta por todos aqueles que o rodeavam, o nosso protagonista possuía uma relação de extremo ódio com o pai. Quando este desapareceu misteriosamente numa expedição de treinamento, as expectativas em torno das habilidades do nosso herói só fizeram aumentar. 10 anos depois do incidente, Tidus estava finalmente a caminho de provar para todos que era um atleta ainda melhor que o seu progenitor.
Era o seu momento de glória. Tidus estava prestes a jogar um dos principais torneios de Blitzball - a Copa Memorial de Jecht. Porém, durante a partida, ele repara que alguma coisa está fora do lugar. No meio de uma jogada, ele consegue visualizar no horizonte a imensa criatura conhecida como Sin, que está atacando a cidade. Por uma questão de segundos, Tidus consegue se segurar nas estruturas do estádio e se salvar do colapso do edifício. Depois deste ataque, a vida de dele nunca mais voltará a ser a mesma.
Onde foi parar a minha cidade?
Após o ataque de Sin, Tidus acorda numa ilha, para ele, desconhecida. Ao tentar explicar para os nativos de onde ele vem, nenhum deles parece conhecer a cidade descrita. Ou pelo menos não na atualidade - para os locais, a cidade descrita por Tidus é uma cidade sagrada que foi destruída há milhares de anos.
Apesar de tudo, Tidus ainda possui esperanças de voltar para casa. E é através desta busca por um caminho de volta que ele conhece Yuna, uma conjuradora que está prestes a embarcar numa missão para derrotar Sin. Unidos por um inimigo em comum, Yuna, Tidus, Wakka, Rikku e outros iniciam uma aventura para derrotar a misteriosa criatura que atormenta ambos os universos. É a partir deste incidente, e da vontade de retornar para casa, que Tidus acaba descobrindo muito mais sobre a sua história familiar, sobre o seu pai ausente e sobre todo o passado que o atormenta.
Mudança de personalidade
Através da sua jornada, a personalidade de Tidus se altera de forma notável. No início de tudo, ele é apenas um garoto otimista e inconsequente, desligado dos eventos que o rodeiam. Apesar do seu passado e dos problemas familiares, Tidus consegue esconder o desapontamento com o pai por detrás de uma aparência despreocupada.
À medida que a trama do jogo avança, no entanto, Tidus começa a amadurecer. Nota-se claramente a mudança na personalidade do protagonista, que demonstra menos impulsividade nas suas ações e começa a agir de forma menos emotiva. Ao compreender a seriedade dos acontecimentos e o destino do universo, Tidus torna-se uma pessoa mais centrada, mais racional e altruísta.
Quebrando barreiras
O romance entre Tidus e Yuna é considerado um dos melhores em toda a franquia Final Fantasy. Este elemento está presente desde o início do jogo e a relação do casal desenvolve-se bastante durante o progresso da aventura. Com um enredo bastante profundo, o romance entre os dois protagonistas atinge um nível de maturidade que não era comum na época. Numa altura onde os jogos recém aventuravam-se em tramas mais elaboradas, Final Fantasy X investiu num enredo envolvente e teve muito sucesso com o desenvolvimento da história de amor entre os dois.
Após o lançamento de Final Fantasy X, uma das principais críticas recebidas pelo personagem Tidus foi em relação à sua voz. Apesar de o jogo não ter apresentado este problema no Japão, os fãs ocidentais ficaram bastante insatisfeitos com a dublagem em inglês.
Tidus foi criado com a intenção de parecer um personagem enérgico, ativo e impulsivo. O resultado, no entanto, foi uma voz infantil, mimada e irritante. Muitos consideram que a má atuação do dublador causou danos a imagem do personagem, prejudicando a história e a afirmação de Tidus como um herói memorável. Uma curiosidade: James Arnold Taylor, o ator responsável pela voz de Tidus no ocidente, também dá voz ao Ratchet da série Ratchet and Clank.
Eventualmente, Tidus e seus amigos enfrentam o monstro Sin. Existe muito mais por detrás da criatura do que eles poderiam imaginar. Ficou curioso para saber o que acontece nesta história? A boa notícia é que a Square Enix está desenvolvendo uma versão remasterizada de Final Fantasy X para PlayStation 3. Ainda sem data de lançamento, a produtora promete gráficos superiores e visuais muito melhores que o original.
Aparições
Tidus está presente nos seguintes jogos:
- Final Fantasy X (PlayStation 2)
- Final Fantasy X-2 (PlayStation 2)
- Dissidia Final Fantasy (PSP)
- Dissidia 012 Final Fantasy (PSP)
- Theatrhythm Final Fantasy (Nintendo 3DS)
- Final Fantasy Brigade (Mobile Phones)
- Kingdom Hearts: Chain of Memories (PlayStation 2, GameBoy Advance)
- Dragon Quest & Final Fantasy in Itadaki Street Special (PlayStation 2)
Revisão: Alberto Canen
Comentários