Um ser atípico
Que Street Fighter é uma das franquias mais antigas e conhecidas nós já sabemos. Que personagens de jogos de luta são mais superficiais que líderes de torcida de universidade, nós sabemos também, exceto quando você abre a boca para falar de Dhalsim. É! Toda superficialidade cai por terra quando ousamos falar deste indiano sobre-humano.Dhalsim é um lutador e praticante de yoga que não possui pupilas. Machos de verdade não necessariamente precisam de pupilas para enxergar o adversários, aprendam! Dhalsim é tão disciplinado e focado no que faz que, ao enfrentar seu inimigo, medita chegando a um nível astral goliesco, fazendo com que seus membros como braços e pernas se alonguem de uma forma não-anatômica em direção do oponente. Seu nível de meditação é tanta que o careca indiano consegue cuspir uma enorme bola de fogo e diminuir sua massa de forma que plane no ar.
Sobre o caráter de Dhalsim é aí que encontramos um personagem atípico. Além de uma disciplina rígida e golpes que parecem fortes devido a sua profunda meditação, nosso lutador é um ser pacífico que não mata ninguém e preza pela sobrevivência do seu povo, lutando por dinheiro e indo atrás do mesmo para ajudar quem precisa. Sua auto-disciplina o faz um excelente pai e esposo.
Poderes divinos
Dhalsim, de fato, é um dos lutadores de Street Fighter que mais impressiona pelo seu poder. O que você chama de um lutador lento, eu chamo de “você é um noob e precisa conhecer os demais jogadores além de Ryu”. Tenha em mente que Dhalsim é um ótimo lutador para longa e curta distância. Dominá-lo pode ser a chave para a vitória.Entre tantos poderes sobrenaturais, temos os golpes que são alongados de uma forma impossível para humanos comuns, também temos a planagem e movimentos aéreos e o famoso “Yoga Fire”. Esse sim tem uma origem bastante questionável na história dos lutadores de rua.
A própria Capcom justificou que o fogo que Dhalsim libera é uma reação ao seu consumo de curry (algo que não falta na cozinha do careca indiano). Em outras versões, vimos algo mais plausível e aceitável como o poder sendo um dom dado pelo deus hindu do fogo, Agni, e até algo fora da lógica – mas não totalmente sem sentido – como o fogo sendo ilusório por causa do caráter pacífico do magricela careca. Ambos fazem muito sentido e cabe a você se identificar com o mais legal.
Dhalsim pode não ser tão profundo como um personagem de RPG, mas certamente tem densidade para um jogo de luta. Poderes divinos, caráter louvável e um gosto estranho por curry fazem desse héroi indiano, um personagem que você deveria dedicar mais lutas enquanto almeja chutar o traseiro de Bison e toda Shadaloo.
Revisão: José Carlos Batista de Souto Alves
Comentários