Atenção: este post contém spoilers de todos os jogos da série Silent Hill. Leia por sua conta e risco.
Direto dos seus pesadelos
Angela Orosco vive num inferno de uma cidade em chamas em Silent Hill 2. |
Pyramid Head, o carrasco em Silent Hill 2. |
Em Silent Hill 2
Dois dos principais indícios de que os monstros em Silent Hill não são de fato tão monstruosos vêm de Silent Hill 2. O primeiro é o personagem Eddie Dombrowski, que passou sua vida sendo humilhado pelas pessoas e desenvolveu um instinto homicida. Antes de James enfrentá-lo, o protagonista encontra o corpo de uma pessoa, assassinada por Eddie. Aí fica a pergunta: de onde veio essa pessoa? Será que Eddie não via o próprio James como um monstro e por isso o atacou?
O segundo indício é que Laura, a garotinha que foi até a cidade após fazer amizade com Mary (a falecida esposa de James), não vê monstros. Ela anda tranquilamente pela cidade. Pode-se alegar que isso ocorre por ela ser uma criança, livre de traumas e culpas, ao contrário dos outros personagens. Mas, em teoria, qualquer pessoa dentro dessa versão "enevoada" da cidade deveria sim ver os monstros. Curioso, não?
Em Silent Hill 3
Mas o momento em que essa possibilidade se torna mais sólida é em Silent Hill 3. Após enfrentar todo tipo de horror, Heather chega à sua cidade natal (embora ela não saiba disso) e encontra Vincent, um membro do culto que destruiu a vida de Alessa e deu início a todo o pesadelo na cidade. O homem diz, em tom de provocação: "Eles parecem monstros para você?".
Muitos argumentam que Vincent estava apenas tentando desestabilizar Heather. Tanto ele quanto Claudia (a nova lider do culto) veem um dos monstros como uma pessoa. É claro que isso pode ser pelo contato deles com as divindades malignas da cidade, que alteram a percepção da pessoa. Mas quem sabe? E se Heather (e nós, consequentemente) passou o tempo todo assassinando moradores da cidade?
A partir de Silent Hill 4
Essa ideia toda aparentemente foi deixada de lado após Silent Hill 3, o que pode desmerecer toda a teoria. O foco de Silent Hill 4:The Room em fantasmas já deixa o jogo de fora na possibilidade. Em Silent Hill: Origins, é razoavelmente possível que Travis Grady, o protagonista, seja ele próprio um monstro que ele encontra na cidade, indicando que os traumas da infância do protagonista o teriam transformado num serial killer.
Silent Hill: Homecoming e Silent Hill: Downpour trazem elementos parecidos, incluindo finais em que os protagonistas transformam-se em monstros. Isso faz bastante sentido nas histórias, já que tanto Alex (em Homecoming) e Murphy (em Downpour) mataram pessoas anteriormente. Em ambos os jogos, a indicação é de que talvez os monstros na cidade sejam, na realidade, pessoas que foram dominadas pela escuridão de suas próprias culpas.
Após analisar as evidências, não há como ter uma conclusão clara. O que fica é que Silent Hill é uma cidade capaz de enlouquecer a pessoa mais sã. O que acha de fazer uma visita?
Revisão: José Carlos Alves
Comentários