Analógico

Analógico: O estranho caso dos monstros/humanos de Silent Hill

Ao andar pelas ruas enevoadas da cidade de Silent Hill , os protagonistas sempre encontram uma variedade enorme de monstros. Eles se... (por Unknown em 02/11/2012, via PlayStation Blast)

Ao andar pelas ruas enevoadas da cidade de Silent Hill, os protagonistas sempre encontram uma variedade enorme de monstros. Eles sempre têm alguma relação com a história, normalmente conectando-se com medos reprimidos ou memórias violentas de algum personagem. Ou seja: a cidade adapta o seu terror a cada visitante. Existem indicações de que os monstros na verdade são seres humanos, e isso mudaria totalmente a forma de ver a série. Confira conosco as evidências e estudemos o estranho caso de Silent Hill.

Atenção: este post contém spoilers de todos os jogos da série Silent Hill. Leia por sua conta e risco.

Direto dos seus pesadelos

Um dos maiores diferenciais de Silent Hill sempre foi o contexto do horror. Em vez de jogar um monte de zumbis genéricos, monstros sangrentos sem sentido e cenários de destruição, a série se empenhou em fornecer um propósito para tudo isso. Os cenários queimados não são apenas coincidência com a história de Alessa em Silent Hill. As enfermeiras sexy, os lugares cobertos por lençóis e o Pyramid Head não foram jogados na história de Silent Hill 2 por acaso. Tudo tem um propósito.

Angela Orosco vive num inferno de uma cidade em chamas em Silent Hill 2.
Sendo assim, é de se surpreender que as discussões a respeito da realidade daquilo tudo sejam tão esparsas. Silent Hill 2 foi o jogo que mostrou o que a cidade realmente podia fazer, e deixou claro que os horrores eram diferentes para cada pessoa. Impossível esquecer da personagem Angela no topo de uma escada, com o local todo em chamas, apenas dizendo "ah, agora você vê? Para mim, é sempre assim". James nunca tinha visto o fogo até então.
Pyramid Head, o carrasco em Silent Hill 2.

Em Silent Hill 2

Dois dos principais indícios de que os monstros em Silent Hill não são de fato tão monstruosos vêm de Silent Hill 2. O primeiro é o personagem Eddie Dombrowski, que passou sua vida sendo humilhado pelas pessoas e desenvolveu um instinto homicida. Antes de James enfrentá-lo, o protagonista encontra o corpo de uma pessoa, assassinada por Eddie. Aí fica a pergunta: de onde veio essa pessoa? Será que Eddie não via o próprio James como um monstro e por isso o atacou?

O segundo indício é que Laura, a garotinha que foi até a cidade após fazer amizade com Mary (a falecida esposa de James), não vê monstros. Ela anda tranquilamente pela cidade. Pode-se alegar que isso ocorre por ela ser uma criança, livre de traumas e culpas, ao contrário dos outros personagens. Mas, em teoria, qualquer pessoa dentro dessa versão "enevoada" da cidade deveria sim ver os monstros. Curioso, não?

Em Silent Hill 3

Mas o momento em que essa possibilidade se torna mais sólida é em Silent Hill 3. Após enfrentar todo tipo de horror, Heather chega à sua cidade natal (embora ela não saiba disso) e encontra Vincent, um membro do culto que destruiu a vida de Alessa e deu início a todo o pesadelo na cidade. O homem diz, em tom de provocação: "Eles parecem monstros para você?".


Muitos argumentam que Vincent estava apenas tentando desestabilizar Heather. Tanto ele quanto Claudia (a nova lider do culto) veem um dos monstros como uma pessoa. É claro que isso pode ser pelo contato deles com as divindades malignas da cidade, que alteram a percepção da pessoa. Mas quem sabe? E se Heather (e nós, consequentemente) passou o tempo todo assassinando moradores da cidade?

A partir de Silent Hill 4

Essa ideia toda aparentemente foi deixada de lado após Silent Hill 3, o que pode desmerecer toda a teoria. O foco de Silent Hill 4:The Room em fantasmas já deixa o jogo de fora na possibilidade. Em Silent Hill: Origins, é razoavelmente possível que Travis Grady, o protagonista, seja ele próprio um monstro que ele encontra na cidade, indicando que os traumas da infância do protagonista o teriam transformado num serial killer.

Silent Hill: Homecoming e Silent Hill: Downpour trazem elementos parecidos, incluindo finais em que os protagonistas transformam-se em monstros. Isso faz bastante sentido nas histórias, já que tanto Alex (em Homecoming) e Murphy (em Downpour) mataram pessoas anteriormente. Em ambos os jogos, a indicação é de que talvez os monstros na cidade sejam, na realidade, pessoas que foram dominadas pela escuridão de suas próprias culpas.
Após analisar as evidências, não há como ter uma conclusão clara. O que fica é que Silent Hill é uma cidade capaz de enlouquecer a pessoa mais sã. O que acha de fazer uma visita?
Revisão: José Carlos Alves




Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

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