Analógico: Como interagir com obras de arte virtuais?

Olhe para um quadro num museu, o que verá? Uma imagem estática de uma paisagem, ou uma pessoa ou mesmo algo de interesse para o artista (n... (por Unknown em 28/11/2012, via PlayStation Blast)

Olhe para um quadro num museu, o que verá? Uma imagem estática de uma paisagem, ou uma pessoa ou mesmo algo de interesse para o artista (natureza morta por exemplo). Agora olhe para a sua televisão (principalmente se ela for de LCD bem fina). Não parece uma moldura de quadro? Ela está pendurada na parede?



A Expressão Artística

Uma belíssima noite
Arte é expressão, e ainda, expressão humana. Toda obra de arte foi, é e sempre será feita pelo ser humano. E dela, resulta uma interpretação única, singular para aquele que a aprecia. Ir ao museu, observar um quadro de pintura ou uma escultura, uma música ou mesmo um filme, demonstra o quão sensível é a interpretação simbólica que podemos ter com o caos artístico.

Porque a arte, ou a expressão artística, engloba diversas áreas, que se seguem:
1ª Arte: Música
2ª Arte: Dança
3ª Arte: Pintura
4ª Arte: Escultura
5ª Arte: Teatro
6ª Arte: Literatura
7ª Arte: Cinema
8ª Arte: Fotografia
9ª Arte: Histórias em Quadrinhos
10ª Arte: Jogos de Computador e Videogames
11ª Arte: Arte Digital

E em todos os tópicos acima, percebe-se que há a realização da força humana. Assim, Arte é também a construção de nossa história, de nosso cotidiano e principalmente, de nossa cultura. Porque a arte é a expressao de nosso próprio sentimento.

Arte Interativa

E chegamos ao tema central desta reflexão. Sim, os games encontram-se hoje, no patamar de Arte pois caracterizam-se como produções humanas universais. E mais ainda, expressam de forma única a sensibilidade do homem.

De volta as questões da introdução, ao olhar para a televisão conectada a qualquer videogame, observe o que surge: entre diversos "Marios", "Kratos, "Masters Chiefs" ou mesmo "Laras Crofts", o que se vê na verdade, são quadros em movimento. É a evolução natural daquelas pinturas do período renascentista ou mesmo do movimento artístico denominado "surrealismo", por exemplo.

Tudo para ser um cenário de um novo game...

Porque os games permitem que se consiga pegar aquela imagem e molda-la. Transforma-la. Acima até mesmo do que o Cinema, os games permitem um nível de interatividade nunca antes visto enquanto expressão artística.

Os cenários de Rayman Origins parecem pinturas feitas a mão. A construção histórica de Assassin's Creed remonta toda a grandeza do passado. A "direção artística" tomada em The Legend of Zelda: Skyward Sword é uma homenagem ao impressionismo e a história de ICO é um chamado a reflexão. Um chamado a reflexão...

"Time Artístico"

Uma pintura em movimento
E para focar este Analógico na união de games com arte, nada mais claro do que se utilizar de dois exemplos que se coadunam com a proposta de reflexão entre games e arte. Recentemente foram re-lançados para PlayStation 3 em alta definição, os clássicos ICO e Shadow of the Colossus (SotC).

Ambos foram criados pelo mesmo Time de Desenvolvimento, a Team ICO, e idealizados por Fumito Ueda. Nos dois games, a experiência que se tem é bastante parecida, pois são histórias arquetípicas, onde o personagem é na verdade uma representação de todos nós.

ICO apresenta uma jornada de crescimento individual, de tomada de maturidade emocional através do relacionamento entre Ico e Yorda e sua fuga daquela fortaleza mítica. Como o mito do minotauro, é necessário conhecer cada passo para compreender que o castelo nada mais é do que um mecanismo defensivo para a nossa existência. Em SotC, a jornada é de transcendência, isto é, transpor os obstáculos que a própria vida pontuar para poder crescer e se desenvolver. Para poder salvar-se, é necessário transcender montanhas e enfrentar adversidades enormes pelo caminho, assim como o mito dos titãs.
O eterno chamado do Herói

Suas narrativas remontam as antigas histórias de cavalaria e da criação do mito do herói em conjunto com a utilização de técnicas artísticas como a pintura, a literatura, a música e até mesmo o roteiro cinematográfico em seu conteúdo. Demonstram que atualmente, a arte também possui um caráter globalizado, visto que os games unem diversos estilos em únicas produções.

OBS: atualmente a Team ICO trabalha em um novo jogo para PS3 - The Last Guardian, e o que foi apresentado até agora, parece ser a união entre os jogos anteriores. É aguardar para ver.

A Arte em Movimento

O enigmático sorriso
E assim como os projetos da Team Ico, a arte é dinâmica, mutável em toda a sua essência. Assim como um sorriso enigmático, ou uma belíssima noite estrelada, os games podem nos proporcionar momentos de sensibilidade e reflexão como qualquer outra forma de expressão.

É na junção com os games, que podemos pegar aquela pintura, ou aquela escultura, e coloca-las em nossas mãos, mudando e alterando, mas mais ainda, interpretando e refletindo. São pelos games artísticos, que podemos enfim, transpor a barreira do real e ser uma personagem ativa em nossas mais diversas fantasias.

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook