A Expressão Artística
Uma belíssima noite |
Porque a arte, ou a expressão artística, engloba diversas áreas, que se seguem:
1ª Arte: Música
2ª Arte: Dança
3ª Arte: Pintura
4ª Arte: Escultura
5ª Arte: Teatro
6ª Arte: Literatura
7ª Arte: Cinema
8ª Arte: Fotografia
9ª Arte: Histórias em Quadrinhos
10ª Arte: Jogos de Computador e Videogames
11ª Arte: Arte Digital
E em todos os tópicos acima, percebe-se que há a realização da força humana. Assim, Arte é também a construção de nossa história, de nosso cotidiano e principalmente, de nossa cultura. Porque a arte é a expressao de nosso próprio sentimento.
Arte Interativa
E chegamos ao tema central desta reflexão. Sim, os games encontram-se hoje, no patamar de Arte pois caracterizam-se como produções humanas universais. E mais ainda, expressam de forma única a sensibilidade do homem.De volta as questões da introdução, ao olhar para a televisão conectada a qualquer videogame, observe o que surge: entre diversos "Marios", "Kratos, "Masters Chiefs" ou mesmo "Laras Crofts", o que se vê na verdade, são quadros em movimento. É a evolução natural daquelas pinturas do período renascentista ou mesmo do movimento artístico denominado "surrealismo", por exemplo.
Tudo para ser um cenário de um novo game... |
Porque os games permitem que se consiga pegar aquela imagem e molda-la. Transforma-la. Acima até mesmo do que o Cinema, os games permitem um nível de interatividade nunca antes visto enquanto expressão artística.
Os cenários de Rayman Origins parecem pinturas feitas a mão. A construção histórica de Assassin's Creed remonta toda a grandeza do passado. A "direção artística" tomada em The Legend of Zelda: Skyward Sword é uma homenagem ao impressionismo e a história de ICO é um chamado a reflexão. Um chamado a reflexão...
"Time Artístico"
Uma pintura em movimento |
Ambos foram criados pelo mesmo Time de Desenvolvimento, a Team ICO, e idealizados por Fumito Ueda. Nos dois games, a experiência que se tem é bastante parecida, pois são histórias arquetípicas, onde o personagem é na verdade uma representação de todos nós.
ICO apresenta uma jornada de crescimento individual, de tomada de maturidade emocional através do relacionamento entre Ico e Yorda e sua fuga daquela fortaleza mítica. Como o mito do minotauro, é necessário conhecer cada passo para compreender que o castelo nada mais é do que um mecanismo defensivo para a nossa existência. Em SotC, a jornada é de transcendência, isto é, transpor os obstáculos que a própria vida pontuar para poder crescer e se desenvolver. Para poder salvar-se, é necessário transcender montanhas e enfrentar adversidades enormes pelo caminho, assim como o mito dos titãs.
O eterno chamado do Herói |
Suas narrativas remontam as antigas histórias de cavalaria e da criação do mito do herói em conjunto com a utilização de técnicas artísticas como a pintura, a literatura, a música e até mesmo o roteiro cinematográfico em seu conteúdo. Demonstram que atualmente, a arte também possui um caráter globalizado, visto que os games unem diversos estilos em únicas produções.
OBS: atualmente a Team ICO trabalha em um novo jogo para PS3 - The Last Guardian, e o que foi apresentado até agora, parece ser a união entre os jogos anteriores. É aguardar para ver.
A Arte em Movimento
O enigmático sorriso |
É na junção com os games, que podemos pegar aquela pintura, ou aquela escultura, e coloca-las em nossas mãos, mudando e alterando, mas mais ainda, interpretando e refletindo. São pelos games artísticos, que podemos enfim, transpor a barreira do real e ser uma personagem ativa em nossas mais diversas fantasias.
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