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Análise: Choplifter HD (PSN/PS3)

A moda dos remakes em alta definição parece ter chegado para ficar. Provavelmente, culpa do saudosismo dos jogadores veteranos ou da nece... (por Alberto Canen em 22/11/2012, via PlayStation Blast)

A moda dos remakes em alta definição parece ter chegado para ficar. Provavelmente, culpa do saudosismo dos jogadores veteranos ou da necessidade de os mais novos terem contato com os clássicos com um visual atual. Contudo, nem sempre a forma de jogar dos games antigos é adequada para os dias de hoje, o que acaba gerando uma certa frustração para os envolvidos: produtora e jogadores. Choplifter foi lançado originalmente para o Apple II, em 1982. Trinta anos depois, a questão que devemos responder é: o jogo continua interessante ou a sua fórmula está ultrapassada?

Apesar de o jogo original ter sido lançado em 1982, ele recebeu diversos ports na época, inclusive para Arcade e os saudosos NES (Nintendo Entertainment System) e Master System. Além disso, o jogo contou com algumas continuações, chegando até a uma versão mais elaborada, o Choplifter III: Rescue Survive (SNES, 1994). Mesmo com tantas versões, a fórmula desse shoot 'em up manteve-se a mesma: salvar sobreviventes aliados, fazendo uso de um helicóptero de guerra.

Até que não ficou nada mal para 1982
O visual, entretanto, é um grande diferencial em relação às versões mais antigas, mesmo se compararmos com a do Super Nintendo. O pessoal da inXile Entertainment (desenvolvedora do game) fez um excelente trabalho nesse aspecto. Até mesmo os buracos de bala podem ser vistos na lataria dos helicópteros, quando eles estão pousados no final das fases. O que atrapalha um pouco é o tamanho dos inimigos, sendo necessário estar próximo à TV para garantir uma melhor visualização do jogo, o que pode ser um incômodo para aqueles que, como eu, gostam de ficar distantes da telinha.

Trinta anos fazem uma enorme diferença

Pilotando ao resgate

Em Choplifter HD, assim como nos outros jogos da franquia, não há muita história para contar. Tudo o que o jogador precisa saber é qual a sua próxima missão (mais de 30 no total). As fases são bem curtas, o que privilegia aqueles que têm pouco tempo para jogar e querem apenas algo rápido e descompromissado, sem a necessidade de ler muito texto ou atingir um distante checkpoint. Pelo mesmo motivo, o game ficaria muito bom em um console portátil - quem sabe o pessoal da inXile não faz uma versão para o PS Vita?

As missões do jogo são todas de salvamento. O personagem controla helicópteros diferentes, que vão sendo desbloqueados conforme estrelas são adquiridas (até cinco por missão) ao se avançar no jogo. As aeronaves diferenciam-se não apenas quanto à aparência como também em relação aos atributos. Algumas têm maior capacidade de carregar mais pessoas, outras são mais rápidas e ainda temos aquelas com maior tanque de combustível. Mas elas não possuem todas as melhores características juntas, o que pede uma certa estratégia nas fases mais avançadas, quando a dificuldade aumenta bastante. Helicópteros maiores, apesar de conseguirem transportar mais passageiros, são mais lentos e difíceis de manobrar para fugir dos mísseis teleguiados. Pode até mesmo ser necessário jogar novamente as fases iniciais para conseguir mais estrelas e conseguir desbloquear helicópteros melhores, pois o nível de dificuldade não é para jogadores casuais.

Há ainda vários helicópteros que podem ser adquiridos por DLC
O jogo, a princípio, pode parecer um "mais do mesmo", com o objetivo simples de levar o seu helicóptero até o local de salvamento, alvejando inimigos que tentam derrubá-lo e retornando à base. Mas não é tão simples assim. O jogo não deixa a adrenalina cair nem permite que o jogador pare para respirar calmamente sem ser bombardeado por todos os lados, ou ficar sem combustível. Na verdade, o que constatamos é que outros componentes foram adicionados à antiga fórmula, deixando o jogo ainda mais dinâmico e divertido. Em algumas missões, é necessário realizar o salvamento em um tempo predeterminado, em função de os sobreviventes estarem gravemente feridos, o que acrescenta uma boa dose de drama, na medida que devemos correr contra o tempo. Chegar na base no último segundo não é raridade e gera um caloroso sentimento de dever cumprido. Há outras fases, vejam só, nas quais devemos impedir que sobreviventes sejam atacados por hordas de zumbis (por essa você não esperava, não é mesmo?). Essas fases são muito divertidas. Os mortos-vivos não atacam o helicóptero, apenas correm como loucos em direção à "carne fresca". Tudo que devemos fazer é matar todos eles e resgatar os sobreviventes.

Zumbis não podem faltar hoje em dia

Cortando os ares e destruindo inimigos

Choplifter HD, como o original, é um shoot 'em up 2D de movimentação lateral. O helicóptero pode se direcionar para a direita, para a esquerda ou para a tela (virado para o jogador), mas nada impede que a aeronave voe de lado ou para trás, como é característico dos helicópteros. Além de munição normal e mísseis, ainda temos uma mira laser para facilitar o direcionamento dos tiros. Mas a mira a laser também pode confundir um pouco, na medida que a metralhadora do helicóptero esquenta se for pressionada incessantemente e um período de resfriamento deve ser aguardado, e o laser pode passar a impressão que os tiros continuam.

Os inimigos atiram do chão, de onde podem ser atingidos mesmo o helicóptero estando voltado para uma das laterais, mas também atiram de um nível mais recuado, sendo necessário posicionar a aeronave voltada para frente para acertá-los. Eles ficam estrategicamente escondidos, preparados para atacar quando você passa por eles. Snipers vão tentar atordoá-lo, metralhadoras vão gerar danos perigosos e mísseis teleguiados são verdadeiros mensageiros da destruição.

Tiros e mísseis de todos os lados
É possível atirar nos inimigos mesmo quando a aeronave encontra-se em solo para receber os sobreviventes, que correm para dentro, mas mesmo assim um alvo parado é sempre mais fácil de ser atingido. É bom garantir que o perímetro está livre, derrotando os adversários mais próximos e pousando antes que mais deles apareçam. Vale lembrar que mesmo na hora de aterrissar devemos ser cuidadosos, pois, caso contrário, podemos acabar acertando algum sobrevivente.

Ao retornar, uma boa ideia é usar uma maior propulsão dos motores, aumentando a velocidade, mas isso também gasta bem mais rápido o combustível. Todas essas variáveis devem ser levadas em consideração durante cada combate. A vida dos sobreviventes está em jogo, mas a sua também.


A antiga fórmula ainda apresenta bons resultados

O nível de dificuldade apresentado nas fases mais avançadas do jogo pode afastar os jogadores que estão acostumados com a "vida mansa" dos games atuais. Mas os veteranos e todos aqueles que procuram por um bom desafio vão ficar satisfeitos com a possibilidade de reviver aquele sentimento de dever cumprido que vencer em um jogo desse tipo nos traz. Choplifter HD não inovou muito na franquia, mantendo a fórmula já conhecida pelos fãs e adicionando novidades pontuais. Claro, ainda há espaço para melhorias, tanto no visual quanto na jogabilidade e modos de jogo, mas pelo preço atual (2,99 dólares na PSN americana; 2,69 para assinantes da PSN Plus), o jogo tem uma das melhores relações custo-benefício do mercado.

Prós

  • Excelente visual em alta definição;
  • Nível de dificuldade elevado (mas você pode escolher jogar no modo fácil);
  • Fases curtas, ótimas para quem busca uma jogatina rápida;
  • Missões variadas e divertidas, como lutar contra hordas de zumbis;
  • Excelente relação de custo-benefício.

Contras

  • Os inimigos são difíceis de enxergar, precisando jogar mais próximo à TV;
  • Ausência de modo online ou cooperativo.
Choplifter HD - PSN/PS3 - Nota Final: 8.0
Visual: 8.0 | Som: 8.0 | Jogabilidade: 7.5 | Diversão 8.5

Revisão: Leandro Freire

é formado em Direito pela UFRN. Joga videogame desde os tempos do Atari e sempre acompanha as novidades na indústria de jogos. Está no Facebook e no Twitter.

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