Nem todos os jogadores leram a obra do estrategista, general e filósofo Suv Tzu, mas todos nós que apreciamos jogos de videogame sabemos que existe arte na guerra. E neste quesito a série Battlefield da Dice é imbatível. Você pode até preferir os Modern Warfare e Medal of Honor da vida, mas no que diz respeito ao puro combate estratégico online, não tem para ninguém, Battlefield reina soberano. E agora, com a chegada de Armored Kill, o terceiro e melhor DLC de Battlefield 3, a série dá mais uma impressionante amostra de poder.
Novos campos de batalha
Em Armored Kill, o épico de guerra da desenvolvedora DICE chega literalmente à sua forma mais grandiosa, com alguns dos maiores cenários já vistos no gênero. São quatro novos mapas e um deles, o Bandar Desert, chega a assustar por ocupar impressionantes cinco quilometros quadrados de área! Facilmente a estrela do pacote, este cenário é um verdadeiro deleite para os fãs da guerra virtual e vai propiciar os melhores combates online já vistos até hoje. O mesmo não se pode dizer de Armored Shield, o mais burocrático dos novos mapas. Situado num campo russo, é basicamente um espaço aberto e vazio com alguns poucos pontos de cobertura. Parece feito às pressas. Death Valley, por outro lado, é bastante interessante. Esta missão noturna possui uma geografia bem interessante repleta de variações de altura que rapidamente se revelam um elemento tático importantíssimo. Alborz Mountains fecha o pacote de mapas como o primeiro cenário com neve do jogo. Há uma enorme montanha no meio da fase e lagos congelados para os jogadores que resolverem se arriscar no campo aberto.
Talvez a característica mais louvável e marcante dos novos mapas seja o quão orgâncios e naturais eles são. No deserto, a areia de uma duna pode acabar servindo como cobertura para um tanque inteligentemente escondido por um jogador experiente. Na floresta, sair da cobertura das árvores é praticamente um convite para o suicídio. O único lado negativo destes belíssimos e enormes novos mapas é que, às vezes, eu senti que o limite de jogadores deveria ser mais alto. Há espaço demais para soldados de menos. Que fique claro, não é nada que comprometa a diversão, mas é impossível não imaginar como seria empolgante jogar em cenários ainda mais povoados por soldados do mundo inteiro.
Morte armada
Com a adição desses grandes cenários, é ótimo saber que temos também novos modos de percorrer mais rápido enormes distâncias. Agora finalmente podemos nos sentir verdadeiros GI Joes e pilotar quadriciclos nos campos de batalha. Mas, a bem da verdade, você vai passar a maior parte do tempo preocupado não em andar mais rápido, mas sim em conseguir o veículo mais forte. Essa premissa é levada a última potência no novo modo Tank Superiority, inquestionavelmente uma das mais divertidas adições jé feitas a um jogo por meio de DLC. Neste modo, dois times, cada um com acesso a muitos e muitos tanques, batalham pela conquista de território. Os cenários aqui acabam ficando mais limitados, mas isso trabalha em favor do jogo, tornando as disputas muito mais brutais e eletrizantes. Infelizmente não há novos modelos de tanques neste DLC, mas surgem novos modos de combate-los que alteram bastante a dinâmica das lutas. O exército americano recebe o M1128 enquanto os russos ficam com o 2S25 Sprut, ambos mais velozes que os tanques de batalha, porém mais frágeis. Assim, em poucos minutos, o campo de batalha estará cheio de veículos abatidos por este choque de gigantes, passando aquela sensação de caos e terror online que todos nós amamos.
Outro elemento muito importante no combate é o AC-130 Gunship. Embora o jogador não assuma controle deste avião, que apenas segue infinitamente por uma rota pré-definida até ser abatido, uma vez que seu o centro de controle é dominado no mapa, é possível inserir um soldado dentro do avião, controlando suas armas e trazendo devastação completa para tudo em seu caminho! O AC-130 também serve como ponto de spawn permanente para paraquedistas, e eu nem preciso dizer o quão útil isso pode ser em combate, certo? O único lado negativo é que por pussuir sempre a mesma rota, todos os jogadores viciados nesta expansão já sabem de cor como abater o avião, então é bom você se acostumar desde cedo a ser rápido e eficiente com ele.
Aliste-se já
Não há como exigir que um DLC faça muito mais do que Armored Kill. a maioria dos novos mapas figuram entre os melhores já vistos na série, com visuais embasbacantes que o tempo inteiro entregam dezenas de possibilidades diferentes para abordar os inimigos. Os novos veículos trazem um perfeito sentimento de equilíbrio para a batalha, possibilitando que o jogador mais inteligente e habilidoso saia vitorioso na maioria dos combates. Mas é o modo Tank Superiority que vai consumir a maior parte do seu tempo com sua premissa de guerra viciante. (Ah, um detalhe fútil, porém relevante caso você seja um viciado caçador de troféus como eu, é que esta expansão traz cinco novos troféus, três de bronze e dois de prata. Nada como batalhar por troféus, não é?)
Embora este DLC não traga novas armas de infantaria, e ocasionalmente os cenários acabem ficando meio vazios, no fim das contas os mapas bem desenhados, um incrivelmente empolgante novo modo de jogo, e uma boa quantidade de veículos inéditos tornam a expansão Armored Kill tudo que você queria para seu Battlefield 3 ou, no caso de ainda não ter experimentado o combate online da série, a melhor razão para mudar de postura agora mesmo! O que você está esperando para se alistar e entrar na mais divertida e viciante guerra online do PlayStation 3?
Armored Kill (Battlefield 3) - PlayStation 3 - Nota: 8.5
Preço: R$ 14.99 | Disponível na PlayStation Store
Revisão: Bruna Lima
Comentários