Uma divertida vantagem dos jogos antigos relançados na PSN é a possibilidade de conseguir troféus, pois além de ter o objetivo principal de terminar o game, ainda serão disponibilizadas diversas outras tarefas durante a jogatina. Alex Kidd in Miracle World não possui muitos troféus, mas fará com que o jogador possa conhecer ainda melhor o jogo e desfrutar de uma experiência levemente diferente daquela proporcionada no Master System, nos bons tempos dos 8-bits.
1. A Brush with Death
Fuja de um fantasma. Esse é um troféu que pode ser conseguido logo no início da primeira fase. Basta quebrar o segundo bloco com uma interrogação (o primeiro tem um power bracelet, que permite atirar projéteis), depois correr daquele fantasma com uma bengala que aparece. Assim que ele não estiver aparecendo mais na tela, você estará a salvo. Ele fica apenas alguns segundos parado, então fuja logo. Vale lembrar que ele é invencível e a única opção é correr mesmo.
2. Good Vibrations
Fique paralisado de medo ao quebrar um bloco com caveira. Logo após fugir do fantasma, você encontrará um bloco com uma caveira desenhada nele, que fica entre dois blocos com estrela. Basta quebrá-lo e você ficará paralisado por dois segundos. Depois disso, o troféu será desbloqueado.
3. Rockin' the Bike
Dirija por toda a fase dois usando a Sukopako Motorcycle. A moto pode ser comprada na loja que fica no início da segunda fase. O valor dela é de $200, então não passe pela primeira fase correndo, ao menos não antes de garantir essa quantia. Depois, basta ter cuidado para não bater e perdê-la, pois é necessário passar pela fase inteira com ela. Basta não ser afoito que o troféu será seu.
4. Octopus Sushi
Derrote os dois polvos gigantes. Quando chegar à fase três, não caia na tentação de entrar na passagem secreta ao derrotar o primeiro polvo. Continue nadando até encontrar o segundo e o derrote também para conseguir o troféu.
5. Petit-Copter
Aproveite um passeio usando o Petit-Copter. É bem simples, na fase cinco, você já começa com o helicóptero, que foi ganho no final da fase quatro. Basta alçar voo com ele e pronto, o troféu aparece, sem necessidade de completar a fase.
6. Shameful
Perca no jan-ken-pon enquanto usa a Telepathy Ball. A bola telepática permite que você veja qual opção o chefe da fase está pensando durante a musiquinha (variando entre pedra, papel e tesoura). Ela pode ser encontrada na fase oito (a da caverna), no ponto indicado na imagem abaixo. Com ela no seu acervo, não é necessário fazer mais nada, você sempre poderá ver os pensamentos dos chefes. Depois basta chegar ao final da fase e perder para o cabeça de tesoura. Não é um troféu lá muito divertido, já que somos forçados a perder, mas quem sabe não sirva como uma lição de humildade? Ainda assim, eu preferia que a tarefa fosse vencer, nunca perder.
7. Boat Cruise
Use o Suisui Boat, sem perdê-lo, para atravessar a fase nove inteira. Basta pegar o tempo dos peixes e pássaros, e não se apressar. Lembre que você pode atirar usando o barco, o que facilitará a sua tarefa. A fase é curta, em cerca de 30 segundos o troféu será seu.
8. Copter Rider
Passe a fase 12 inteira com o Petit-Copter. A única forma de terminá-la é usando o helicóptero, então perdê-lo não é uma opção. Ao chegar ao bolinho de arroz, o troféu aparecerá.
9. Fists of Stone
Quebre 300 blocos com seus punhos. Esse troféu vai vir naturalmente, não é necessário se preocupar, pois Alex precisa quebrar blocos quase o tempo todo.
10. Tears of Regret
Perca todas as suas vidas na última fase, com menos de $400. Caso você chegue na última fase com mais dinheiro que o necessário, a dica é morrer e usar o código do continue (o mesmo do Miracle World original), que é, ao aparecer a tela de Game Over, apertar o quadrado seis vezes enquanto segura o direcional para cima. Isso custará $400 e lhe fornecerá três vidas, podendo continuar na fase que estava. Depois que estiver com menos de $400, basta morrer para receber o troféu. Esse é outro troféu péssimo, pois obriga o jogador a perder. Lembre-se de salvar o jogo antes de morrer, pois depois de adquirido o troféu, basta rodar o save e continuar de onde parou - até porque o troféu não será perdido depois de ganho.
11. Mission Complete
Basta terminar o jogo, sem nenhum outro requisito.
12. Amazing Score
Além de terminar o jogo, é necessário ter coletado todos os itens. São 16 ao total, que você pode conferir na imagem abaixo:
São apenas 12 troféus, mas que proporcionarão uma experiência diferente ao exigir determinadas tarefas, às vezes até inusitadas. Muitas das tarefas pedidas serão facilmente conseguidas valendo-se da possibilidade de salvar o jogo a qualquer momento, ficando a critério do jogador se ele pretende aceitar o desafio de fazê-lo sem esse tipo de ajuda, ou se irá buscar o caminho mais fácil. Não há opção errada. E você, leitor, qual caminho escolheu? Deixe o seu comentário.
Revisão: Catarine Aurora
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