Jogamos

Análise: PixelJunk Monsters Deluxe (PSP)

Os jogos estilo Tower Defense (defesa de torre) são aqueles nos quais devemos construir torres fixas, de forma estratégica, para impedir que... (por Alberto Canen em 23/08/2012, via PlayStation Blast)

PixelJunk Monsters Deluxe CapaOs jogos estilo Tower Defense (defesa de torre) são aqueles nos quais devemos construir torres fixas, de forma estratégica, para impedir que os inimigos alcancem um determinado local. PixelJunk Monsters Deluxe, assim como a maioria dos jogos do gênero, enquadra-se perfeitamente nessa descrição, sendo que nós controlamos um Tikiman (espécie de defensor da floresta) para construir essas torres nas árvores espalhadas pelo belo ambiente 2D. Dessa forma, temos que dizimar hordas de monstros antes que elas cheguem até a nossa tribo. A desenvolvedora Q-Games já havia lançado o jogo para o PS3, e a versão do PSP recebeu diversos upgrades, por isso ela é "de luxo".

Defenda a sua tribo

Como é comum nesse tipo de game, os monstros não vêm todos de uma só vez, mas em diversas ondas, começando mais fácil e aumentando o grau de dificuldade, permitindo que o jogador prepare gradualmente as suas torres nos locais que considerar apropriado. São diversos tipos de torres, umas mais lentas e poderosas, como o canhão, outras mais rápidas porém com menor poder de fogo, como as bestas que atiram flechas. É importante saber variar as suas defesas conforme o seu plano de estratégia, uma vez que os monstros também são diferentes em termos de velocidade e capacidade de defesa.

Escolhendo torres

Outro ponto a ser considerado para traçar um plano vencedor são os upgrades das torres, fazendo que elas fiquem mais fortes e velozes. Essas mudanças de nível acontecem sozinhas, conforme a torre vai enfrentando os inimigos, mas também podem ter o seu processo acelerado, apenas levando o seu Tikiman para dançar na base da torre. A outra forma é a mais comum: usando dinheiro (moedas de ouro e pedras preciosas - gemas), que são derrubadas ao destruir um monstro ou encontradas escondidas nas árvores. Além desse propósito, o dinheiro também serve para comprar novas torres, por isso é muito importante coletar toda a grana que os monstros deixarem pelo caminho, tomando o cuidado de desviar deles, pois o seu Tikiman não é invulnerável e pode receber danos.

Vale lembrar que existem torres diferentes e mais poderosas que podem ser desbloqueadas fazendo uso de dinheiro, por isso é bom saber economizar. Afinal, poder usar uma torre que conta com disparos elétricos ou que prepara armadilhas pode ser muito conveniente. Elas são um pouco caras, custando 10 gemas e 250 moedas de ouro, mas vão acrescentar bastante em termos de estratégia e diversão.

Armadilha

Entre medalhas e arco-íris

O jogo tem um belo visual cartunesco, com personagens com estilo e bom gosto, desde os monstros até os Tikimen, apesar de não haver muita variedade. Os sons, eletrônicos, agradam no começo, mas depois de um certo tempo de jogatina incomodam um pouco pela sua constância.

A versão portátil conta com três ilhas com diversas fases: Tiki, Toki e Gati Gati. A primeira é a ilha original, que apareceu inicialmente na versão do PS3; a Toki foi adicionada via add-on; já a Gati Gati é exclusiva da versão Deluxe para PSP e conta com 11 fases novas.

Gati Gati Island

Além de passar por todos os níveis das três ilhas, o jogador ainda pode tentar conseguir os arco-íris em cada nível, bastando para tanto que consiga passar pela fase inteira sem perder um único dos 20 integrantes da sua tribo que ficam na base. O desafio é muito maior, uma vez que não podemos permitir que nem mesmo um único monstro passe pelas nossas defesas. Os jogadores mais determinados que gostam de detonar 100% do jogo irão passar um bom tempo tentando conseguir todos os arco-íris e perdendo completamente a paciência quando um único monstro passar pelas torres no último momento da fase.

Rainbows

Aumentando ainda mais a longevidade do jogo, existem 24 novos desafios para serem jogados no Medal Challenge. Antes, entretanto, é necessário desbloqueá-los durante a campanha principal. São fases com objetivos bem diferentes da campanha normal, como destruir os inimigos contando com apenas uma torre por vez, ou derrubar 100 moedas na água e destruir todos os inimigos. São desafios difíceis, mas contam com algumas recompensas, como artes conceituais e até um papel de parede temático do jogo para ser usado em seu PSP.

Tikimen unidos não serão vencidos

Uma das grandes vantagens da versão para PSP sobre a do PS3 é a possibilidade de jogar online com outros jogadores. Além disso, é possível jogar via ad-hoc, desde que o outro jogador também tenha um PSP e um cartucho do jogo. Cada um irá controlar, de forma cooperativa, um Tikiman nas mesmas fases encontradas na campanha single-player, o que deixa o jogo mais fácil, ou menos difícil, na medida que mesmo no modo Casual o desafio é intenso. O game também acrescenta uma pequena parcela de competitividade, pois as moedas e gemas não são compartilhadas e cada um deve correr atrás das suas.

Coop

Diferentemente da campanha solo, na qual as ilhas (num total de três) devem ser desbloqueadas antes de podermos jogar nelas, no modo multiplayer elas já estão disponíveis desde o início. Por isso, não é necessário finalizar o jogo para poder convidar um amigo para jogar, incentivando, portanto, a jogatina online, que é um dos pontos mais fortes de PixelJunk Monsters Deluxe. O único problema de jogar online é a ausência de chat falado para combinar a estratégia. Tudo o que o jogo oferta são símbolos para serem utilizados, como coração, setas etc. E nós sabemos que nem todos os jogadores conseguem decifrar esse tipo de código. Apesar disso, os mais experientes não terão dificuldade para se entenderem.

Prós

  • Dificuldade elevada, como devem ser os jogos de Tower Defense;
  • Modo multiplayer online e local;
  • Diversos extras que garantem a longevidade do jogo;
  • Personagens carismáticos e bem feitos;
  • Belo ambiente cartunesco.

Contras

  • Pouca variedade de monstros;
  • Música repetitiva.

PixelJunk Monsters Deluxe - PSP - Nota Final: 8.0
Visual: 8.0 | Som: 7.5 | Jogabilidade: 8.0 | Diversão: 8.5

Revisão: Rafael Becker


é formado em Direito pela UFRN. Joga videogame desde os tempos do Atari e sempre acompanha as novidades na indústria de jogos. Está no Facebook e no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook