Top 10

Top 10: Famosos que dublaram jogos

Embora alguns jogos dispensem a dublagem, deixando tudo a cargo de balões de texto ou sons desconexos, a grande maioria adotou a presença de... (por Unknown em 21/06/2012, via PlayStation Blast)

Sora---Kingdom-Hearts-kingdom-hearts-502004_800_600[1]Embora alguns jogos dispensem a dublagem, deixando tudo a cargo de balões de texto ou sons desconexos, a grande maioria adotou a presença de dubladores para seus personagens. Em vez de contar sempre com os mesmos dubladores batidos, a indústria foi buscar a ajuda de atores consagrados para melhorar ainda mais a experiência dos jogadores. Algumas dessas participações se tornaram mais marcantes que outras. Confira as dez melhores!

10. Anna Torv em Heavenly Sword (PS3)

anna-torv-0010[1]Para quem ama Fringe, não preciso dizer quem é Anna Torv. A magnífica protagonista da série, capaz de interpretar diversos papeis diferentes dentro do mesmo. Ela era quase que completamente desconhecida antes da série, mas antes mesmo de conseguir o papel de Olivia Dunham em Fringe, trabalhou em um jogo exclusivo para PlayStation 3.

Nariko, a protagonista do jogo, recebeu a voz e feições da atriz. Anna também contribuiu com a captação de movimento, completando uma verdadeira atuação num jogo de videogame. Além de Anna, Heavenly Sword também possui a dublagem e interpretação de Andy Serkis, famoso pelos papeis de Gollum em O Senhor dos Anéis e Caesar em Planeta dos Macacos: A Origem.

9. Liam Neeson em Fallout 3 (PS3)

Você não sabe quem é Liam Neeson? Aposto que sabe. Star Wars: A Ameaça Fantasma, A Lista de Schindler, Os Miseráveis, Simplesmente Amor, Fúria de Titãs e A Perseguição são só alguns dos filmes de sua extensa carreira. Ultimamente, o ator tem se tornado um favorito em filmes de ação ou ficção científica, e talvez isso tenha alguma relação com o fato dele ter participado do elenco de Fallout 3.

46600[1]

Liam interpreta James, o pai do protagonista do jogo, sendo fundamental para a trama e ambientação, além de ser um dos impulsos para o início da aventura.

8. Brian Cox na série Killzone

25cd19e0201f[1]"Outro ator que nunca ouvi falar", mas certamente um ator que você já viu atuando. Brian Cox interpretou o vilão do filme X-Men 2, e fez um excelente trabalho, diga-se de passagem. Além disso, ele fez diversos papeis "menores" em filmes independentes e é um verdadeiro camaleão.

Mas a entrada de Cox no mundo dos games foi através de Killzone, em que ele interpreta o vilão Scolar Visari. Pode parecer uma repetição de papeis, mas na verdade esse vilão se distancia enormemente de Stryker em X-Men, tornando a participação de Cox excelente.

7. Samuel Witwer na série Star Wars: The Force Unleashed

Ah, vá! Você não conhece o Samuel Witwer? Ele já esteve em diversas séries de TV, de Battlestar Galactica até Dexter, mas seu papel de maior destaque foi provavelmente como Davis Bloome, vulgo Doomsday em Smallville. Atualmente, ele é um dos protagonistas da série Being Human, que possui um sucesso considerável. Com um currículo tão interessante de séries, era de se esperar que Samuel teria um papel interessante como dublador.

view32020011238742623[1]

E teve mesmo. Ele é a voz por trás do herói/vilão de Star Wars: The Force Unleashed, Galen Marek/Starkiller. Pelo fato do jogo ter esses dois lados, é necessário que Samuel se desdobre em dois papeis bastante diferentes, e isso por si só já o destaca como um ótimo dublador.

6. Elenco de L.A. Noire (PS3)

Não, o jogo não é tão bom quanto poderia. Mas é inegável que a tecnologia de captura de movimentos faciais de L.A. Noire seja uma revolução. O realismo impressionante dos gráficos do jogo é especial nos personagens, que são interpretados por uma verdadeira constelação de atores.

A começar pelo protagonista, Cole Phelps, interpretado por Aaron Staton, famoso por seu papel em Mad Men, além de participações em muitas (muitas mesmo) outras séries de TV. Além da dublagem, o ator emprestou o rosto e teve os movimentos captados para compor o personagem, e o resultado é estonteante. Mas não é só de Staton que estou falando. O elenco de L.A. Noire traz John Noble (o incrível Walter Bishop de Fringe), Greg Gunberg (teve papeis de destaque em Felicity e Alias), Adam Harrington (um ator mal aproveitado que teve papeis coadjuvantes em diversos filmes e séries) e muitos outros. Para ter uma ideia do quão gigantesco é o elenco do jogo, basta dar uma olhada no IMDb. Prepare sua barra de rolagem.

4. Ray Liotta em GTA: Vice City (PS2)

MV5BMTU3NzM5MjUwMF5BMl5BanBnXkFtZTYwNDM2NDky._V1._SX214_CR0,0,214,314_[1]Grand Theft Auto teve muitos atores famosos em seu elenco no decorrer da série, mas Ray Liotta se destacou como o protagonista de Vice City, Tommy Vercetti. Você não conhece Ray Liotta? Onde você esteve nos últimos vinte anos? A carreira dele decolou no início dos anos 90, graças a seu papel no filme Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, e desde então fez muitos e muitos trabalhos em Hollywood, alguns bons e outros nem tanto.

Como Vercetti, ele interpreta novamente um fora-da-lei, mas com fortes toques de humor. A Rockstar é mestre em ambientar o jogador, e Liotta fez um trabalho especial no papel do protagonista, trazendo o jeitão de um "malandro" nos anos 70.

5. Samuel L. Jackson em GTA: San Andreas (PS2)

Mas esqueça Ray Liotta. Esqueça os protagonistas. Samuel L. Jackson estava no elenco de GTA: San Andreas. É provável que muitos nem saibam disso, já que pesquisas inexistentes apontam que a maior parte dos jogadores pulavam as cutscenes do jogo. Mas ele está lá, brilhando no papel do policial corrupto Frank Tenpenny.

Atenção! Este vídeo contém cenas de uso de drogas.

Se você precisa de uma introdução sobre a carreira de Samuel L. Jackson, você não deve ser deste planeta, mas tudo bem. Jurassic Park, Pulp Fiction, Star War: A Ameaça Fantasma, Homem de Ferro, Os Vingadores... ele é um dos atores mais queridos do público "cool", por ser queridinho de Tarantino, e tem um talento especial para escolher filmes diferentes com papeis marcantes. Como Tenpenny, ele mostra que é um excelente vilão, dando ainda o toque cômico necessário. E é o Samuel L. Jackson. Sem mais.

3. Haley Joel Osment na série Kingdom Hearts

haley-joel-osment[1]"Eu vejo gente morta". Lembra daquele garotinho que repetiu isso em todo lugar por causa de O Sexto Sentido? Haley Joel Osment não se limitou a esse papel, nem ao seu choro ao perder o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele é o dublador de Sora em Kingdom Hearts. Você é fã e não sabia?

Pois é. Ele parou de ver gente morta e foi brincar de RPG com os personagens da Disney, criando uma das franquias mais bem sucedidas dos últimos tempos. O interessante é ver que o ator realmente se encaixou bem no papel, distanciando-se de seus outros trabalhos e não deixando que ninguém ouvisse a voz de Sora e pensasse "nossa, é o garoto de O Sexto Sentido!". Não é qualquer um que consegue essa proeza.

2. Mark Hamill em Batman: Arkham Asylum e Arkham City

Mark HamillSabe quem consegue ter um papel inesquecível no cinema e ainda ser inacreditavelmente apropriado para interpretar o maior vilão da história dos quadrinhos? Mark Hammill interpretou Luke Skywalker na trilogia inicial de Star Wars e dublou o Coringa em Batman: A Série Animada durante muitos, muitos anos.

Sendo a "voz oficial" do Coringa, Mark voltou ao papel para Batman: Arkham Asylum, e é claro que fez um trabalho excelente, trazendo todas as pequenas nuances de loucura e maldade que o personagem precisava. Ele retornou em Arkham City, e infelizmente anunciou que esse seria seu último trabalho como Coringa. Sentiremos a falta de Hammill, mas seu trabalho já é imortal e icônico para qualquer fã de Batman.

1. Elenco da série Mass Effect

Talvez a série não seja do gosto da maior parte das pessoas, mas só o fato de ser impossível escolher apenas um dos atores que participam de Mass Effect já torna a série especial. São participações das mais diversas, desde grandes estrelas de Hollywood até atores conhecidos por papeis marcantes na TV.

NUP_102461_0007O destaque vai para Tricia Helfer, aquela linda que é a musa de Battlestar Galactica e interpreta a inteligência artificial EDI na série. Com uma voz provocativa e ao mesmo tempo delicada, Tricia deu a EDI uma personalidade tão boa que tornou-se um elemento importante no terceiro jogo. Conhece Carrie Anne-Moss? Talvez o nome não te faça lembrar imediatamente, mas ela interpretou Trinity em Matrix, e está no elenco de Mass Effect como Aria T'Loak, uma alienígena sem muitos escrúpulos que comanda a base espacial de Omega com mãos de ferro. Além delas, o jogo recebe Lance Henrikssen (protagonista da série Millenium), Yvonne Strahovski (uma das protagonistas da série Chuck) e Raphael Sbarge, que é do elenco da incrível série Once Upon a Time. Conclusão: em um jogo espacial, a presença de tantas estrelas é bem vinda.

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook