A trajetória da Sony na maior feira de games do planeta

Desde 1995, a E3 foi se consolidando como o grande evento de tecnologia gamer do Ocidente. É lá que são anunciados os grandes jogos, que s... (por Unknown em 29/05/2012, via PlayStation Blast)

"De novo essa imagem?", você pergunta. Eu digo: "sim".Desde 1995, a E3 foi se consolidando como o grande evento de tecnologia gamer do Ocidente. É lá que são anunciados os grandes jogos, que são mostradas as melhores demos, e que são exibidos os mais chocantes trailers. A cada ano, fica aquela expectativa pelo que veremos, e normalmente temos algumas surpresas (sejam boas ou ruins). Confira como esses 17 anos foram para a Sony em suas apresentações na feira.

A Era PlayStation (1995-1999)

Tijolo. Ah, não, esse é o PlayStation.Logo no início da história da E3, a Sony fez história por anunciar o PlayStation. Era o primeiro console da companhia, em meio a outros grandes anúncios (que mencionei no especial sobre os melhores momentos da Sony), tanto da SEGA quanto da Nintendo, e fez bonito ao avançar a tecnologia e ainda ter um preço inferior ao grande concorrente, o SEGA Saturn.

Em 1996, como aconteceria por diversos anos, com sucesso, o foco seriam os jogos. A Naughty Dog, a Square e a Namco apresentaram seus primeiros jogos para PlayStation (Crash Bandicoot, Tobal no.1 e Tekken 2, respectivamente). A Square também mostrou vídeos de Final Fantasy VII, que viria a ser um dos maiores sucessos do console e da história dos videogames. E, para completar, a Capcom falou pela primeira vez sobre Resident Evil.

O grande destaque de 1997 para o PlayStation foi Metal Gear Solid. Hideo Kojima ainda não era o “astro” que é hoje em dia, e talvez nem todos tenham percebido que a história dos games estaria para sempre mudada após o lançamento desse que é ainda hoje um dos melhores exclusivos da Sony. Embora não seja mais tão exclusivo assim.

Sora e a chave do seu coração.PlayStation 2 (2000-2004)

O ano de 2000 foi um dos mais bem sucedidos para a Sony na E3. Com o anúncio do PlayStation 2 e da continuação de Metal Gear Solid, a companhia conseguiu atrair atenção para o novo console e ainda demonstrar do que ele era capaz. Mesmo enfrentando a competição do Dreamcast e já tendo uma ideia de que logo o Xbox viria, o PlayStation 2 cresceu para tornar-se um verdadeiro monstro das vendas.

Já 2002 seguiu o padrão de apresentar grandes jogos. E apresentou nada mais nada menos que Kingdom Hearts, aquele jogo em que ninguém acreditava e que se transformou num fenômeno.

Em 2003 e 2004, o assunto foi o PlayStation Portable, carinhosamente conhecido como PSP. Tendo de dividir a atenção com o revolucionário Nintendo DS, é compreensível que o primeiro portátil da Sony tenha ficado meio esquecido. Em compensação, a Sony já avisou que no próximo ano anunciaria o PlayStation 3.

Anúncio e crescimento do PlayStation 3 (2005-2008)

O PlayStation 3 não foi o acerto decisivo que o PlayStation 2 foi. Com um preço absurdo de US$599, o console foi recebido com desconfiança. Para completar, os jogos iniciais não empolgaram a ninguém. O grande destaque do anúncio foi uma tech demo de um remake de Final Fantasy VII que nunca sairia, mas que ao menos mostrou do que o console era capaz. A versão inicial do console era absolutamente terrível de se olhar, com um controle bumerangue prateado que até hoje deve estar nos pesadelos de muitos gamers. Para finalizar o pacote “desastre”, foi em 2006 que a Sony apresentou Genji: Days of the Blade, criando um dos maiores micos da história da empresa e um grande meme na internet.

genji-days-of-the-blade-20060901002756662[1][4]

Os próximos anos foram de crescimento para o PS3. Jogos como Metal Gear Solid 4, Resident Evil 5, Uncharted e Killzone 2 trouxeram uma vida nova ao console que poderia ter morrido logo após seu lançamento. 2008 foi o marco final desse crescimento, com o anúncio da versão que conhecemos da PlayStation Network (PSN) e a manutenção do PSP, que acabou alcançando um sucesso razoável.

Move, o acessório que não se moveu das prateleiras.PlayStation Move e 3D (2009-2010)

Para enfrentar a concorrência do Nintendo Wii, a Sony anunciou em 2009 o PlayStation Move, incluindo a captação de movimento “superior” do PlayStation Eye. Final Fantasy XIII, Uncharted 2 e God of War III tiveram seus devidos trailers e lançamentos, levando finalmente o PS3 ao sucesso, graças a sua biblioteca de jogos.

2010, por outro lado, focou na tecnologia 3D, incluída na demo apresentada de Killzone 3. Outro anúncio importante foi o do início da PlayStation Plus, o sistema pago de benefícios que de fato traz benefícios. Além disso, diversos jogos foram anunciados, incluindo o novo Twisted Metal, em uma das maiores surpresas da história da E3.

E PSVita, o portátil que foi ser o amigo solitário do Move.PlayStation Vita (2011)

E em 2011, é claro, o assunto foi o PSVita. Um novo console portátil, com uma tecnologia avançada em termos de processamento gráfico e uma boa dose de ousadia ao incluir uma tela de toque e um touchpad traseiro. Embora muito tenha sido prometido, o PSVita sofreu e ainda sofre do mesmo problema do PS3 ao ser lançado: uma biblioteca de jogos pouco atrativa, ainda que grande, e sérias dificuldades em suas vendas.

Talvez para cobrir os outros lados, a Sony também anunciou coisas interessantes e diversificadas, como a PlayStation 3D Display, um aparelho de TV com tecnologia 3D capaz de transmitir imagens diferentes para duas pessoas na mesma sala e com um preço bastante acessível.

Qual o próximo passo lógico da Sony na E3 deste ano? Será um novo “ano de games”? Ou teremos uma grande revelação? Façam suas apostas!

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook