Ultimamente, a Sony tem sido muito atacada pela comunidade hacker e sua base de fãs está sendo cada vez mais atacada pelos temidos haters. As medidas tomadas diante da invasão da PSN, a perseguição ao hacker GeoHotz, entre outras coisas, só pioraram a situação, que culminou na saída de Howard Stringer da presidência da empresa. Quem deu a cara à tapa agora foi Kazuo Hirai, um dos principais desenvolvedores do PlayStation. Nesse Future Blast vamos conhecer um pouco da carismática figura e o que ele pode acrescentar para o segmento de games agora que tem carta branca na multinacional japonesa.
Antes de tudo, uma lição de história
Antes de falarmos do futuro, é bom entendermos o que aconteceu no passado e aprendermos algumas lições de lá. Se hoje a empresa investe pesado no ramo de produtos eletrônicos, como máquinas fotográficas, televisores e claro, videogames, é porque desde a sua fundação ela se compromete a entregar produtos inovadores e o melhor que sua tecnologia pode oferecer. A história começa em 1946, com um estudante japonês chamado Akio Morita. Morita adveio de uma família muito tradicional de Nagoya e em sua casa sempre estavam presentes professores, artistas e intelectuais cultos. Então, desde cedo foi instigado a pensar e a discutir com as pessoas. Contrariando o desejo de seu pai, se formou em Física e logo após foi servir à marinha de seu país, na época da Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho não estava envolvido diretamente com o fronte de batalha, mas sim com a área de pesquisa. Foi nesse período que conheceu seu futuro sócio, o engenheiro eletricista Masaru Ibuka.
Depois de muita conversa, no dia 7 de maio de 1946, Morita e Ibuka fundaram a Tokyo Telecommunications Engineering Company, contando com somente 20 empregados. Nessa época Ibuka tinha 38 anos e Morita, 25. Ibuka, por ter um conhecimento técnico maior, ficou mais envolvido com a área de pesquisa e desenvolvimento e Morita, por causa de sua experiência com os negócios da família, acabou responsável pela logística e marketing da empresa.
Muitas incursões se sucederam durante ao longo de quase 20 anos, mas houve um grande acontecimento que mudou para sempre a rotina da empresa: o desenvolvimento dos tocadores de músicas portáteis, a linha Walkman. O sucesso do produto foi tamanho que é daí que vem o nome Sony, um trocadilho entre a palavra Sound (som) e a expressão sonny-boy (algo como rapaz bonito e inteligente). A história a partir daí é a que todos conhecemos.
It’s Ridge Racer!
Chega de falar da empresa, agora é hora de falar do “boa pinta” ao lado. Nascido na cidade de Tóquio em 1960, Kazuo Hirai é filho de um rico banqueiro que viajava pelo mundo por causa de seu trabalho. Frequentemente os dois viajavam juntos, o que fez o garoto conhecer muitos lugares. Formou-se bacharel em Artes Liberais e logo após formado ingressou na Sony, trabalhando com o marketing de músicas internacionais no Japão. Em 1995 foi removido para a então recente seção de “computadores e videogames ” e dois anos após isso surgia o PlayStation.
O sucesso do console foi arrebatador no mundo inteiro e Kaz foi se firmando, cada vez mais, como uma peça importante para a empresa. Sua influência foi tão grande que ele acabou como presidente da divisão “PlayStation”, agora uma das principais fontes de renda da empresa.
Sua presença como mentor da franquia sempre se mostrou muito forte,sendo sua a ideia de vincular a marca a grandes eventos esportivos, como a Champions League ou a NBA, além de ser seu um dos momentos (fail) mais memoráveis da história da E3:
Mudanças pro futuro
A entrada de Kaz Hirai como presidente da empresa já era um rumor cogitado há certo tempo, mas somente no dia 1 de abril ele efetivamente assumiu o posto. O estopim para o “remanejamento” de Stringer para o conselho da empresa foram os resultados que interessam, os lucros, afinal, contando com o ano passado, foram 4 anos seguidos de prejuízos financeiros.
Em seu discurso de posse, Hirai diz que sua gestão será focada em "levar a marca PlayStation para o topo da indústria, e usar os ganhos com a divisão do PS3, PSP e PS Vita, em investimentos na área mobile".
O recado passado não deixa dúvidas de que a marca PlayStation receberá, cada vez mais, a atenção da empresa, já que foi a única marca que apresentou margens de lucro nos últimos tempos.
O desafio é claro, estabelecer metas para a expansão da marca e tomar de volta o lugar de destaque merecido na indústria. Podemos esperar pela frente novas campanhas de marketing, pois Kaz sempre esteve muito envolvido com isso, sendo responsável pela campanha da empresa em toda a Europa.
Outra medida a ser tomada deverá ser no contra-ataque a grandes concorrentes em outros segmentos que não videogames. Atualmente, Samsung e Apple hoje tomam grande parte do mercado de smatphones e computadores pessoais. O lançamento do Sony XperiaPlay, com o slogan “É assim que se joga num smatphone” deixa bem claro que a empresa quer integrar o sucesso da marca PlayStation com outros produtos da casa, os dispositivos móveis nesse caso.
Seja abaixando o preço de seus produtos, apostando na convergência ou no desenvolvimento de novos dispositivos, o caminho de Kaz será bem árduo. Deixe suas sugestões aqui embaixo, o que Hirai pode fazer para tirar a empresa do sufoco?
Revisão: Washington Magalhães
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