Comerciais antigos da Sony

O que faz os consumidores passarem horas em filas e pagar um preço às vezes bem pesado por algo? A beleza, a funcionalidade ou segurança? As... (por Unknown em 06/05/2012, via PlayStation Blast)

O que faz os consumidores passarem horas em filas e pagar um preço às vezes bem pesado por algo? A beleza, a funcionalidade ou segurança? As três respostas parecem ser boas opções, mas o que manda na verdade é uma coisa só: o marketing. Pense consigo mesmo, quantas vezes você teve a curiosidade de testar aquele jogo só porque todo mundo está falando dele? Pois é, seja com uma campanha agressiva, e por vezes ofensiva, ou por temas um tanto quanto bizarros, a Sony sempre fez questão de trabalhar muito bem no marketing da linha PlayStation. Não é à toa que os comercias antigos do PS1 são lembrados até hoje, afinal, a propaganda é a alma do negócio.

Os primórdios de um ícone

Desde a época de seu lançamento, o PS1 estava destinado a ser o concorrente natural da Nintendo, afinal era visível o declínio da Sega no páreo contra a empresa de Kyoto. Apostando numa linha de marketing seguida até hoje, a Sony decidiu “dar uma cara” mais agressiva à sua nova marca. Com o pretexto de que a concorrente tratava seus jogos como brinquedos, de ser um console com jogos mais infantis, o PS1 foi lançado tendo como público-alvo um mercado claramente mais maduro. Pode se observar pelas propagandas a seguir :

 

Como principal slogan “Não subestime o poder do PlayStation”, a Sony já deixava o recado de que vinha para deixar o mercado um pouco mais interessante.

É hora do segundo tempo

Com o enorme sucesso comercial que foi o PS1, era inevitável o lançamento de um sucessor. Se por um lado o patriarca da família veio com um marketing bem voltado para o hardcore gamer, o sucessor veio com uma linha bem heterogênea de comercias. Como foi lançado próximo à data de exibição do último filme da trilogia Matrix, o console teve uma ligação forte com os filmes, já que um dos primeiros lançamentos para  o PS2 foi o jogo sobre o filme, um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos, aliás.
Por outro lado, muitas imagens também associavam ao nascimento do novo produto, como você pode conferir através das (bizarras) imagens a seguir:

E então, pílula azul ou vermelha ?

Só de patrão…

Beleza Sony, se você queria chamar atenção, pode apostar que conseguiu.

O hardware máximo

Continuando a série de publicidades esquisitas, devemos dizer que nessa geração a equipe caprichou. Focando cada vez mais num público adulto e se valendo do hardware poderosíssimo do PS3, a Sony não poupou esforços e gastou mais de 150 milhões de dólares só nas primeiras campanhas de lançamento. Mesmo com a grande campanha mundial e com o console mais bonito da cidade, é fato que o PS3 nem de longe alcançou o sucesso de vendas de seus antecessores, tanto que isso já gerou atritos dentre a própria comunidade interna da empresa.

Singela homenagem aos fãs
Campanha feita no Brasil para divulgar o jogo KillZone

Os portáteis entram na brincadeira

Quem acha que a primeira incursão da Sony no mercado dos videogames portáteis foi com o PSP está levemente enganado! Em 1998 foi lançado no Japão o periférico PocketStation, um acessório que servia como memory card, relógio, tocador de música e até como Tamagochi. Veja um de seus anúncios divulgados lá:

Tempos depois a Sony decidiu investir pesado no segmento e lançou o PSP :

Nossa, mas que grande PSP você tem aí, hein…

O PS Vita foi lançado com o slogan “O mundo está em jogo” e chegou chutando bundas num comercial com incríveis efeitos visuais :

Gamers, escolham suas armas

Aqui também temos uma propaganda lançada na Europa, implicando com a Apple :

Bônus Time!

Aqui vão algumas propagandas antigas que encontrei enquanto preparava a matéria e me sinto na obrigação de compartilhar com vocês. Pra começar, os Survivor Horrors da Capcom:

Oh não, carona não!
Stars!

É hora dos RPGs agora :

E na minha opinião, o melhor jogo de todos os tempos:

Os comerciais oficias acabam por aqui, mas se fosse para assistir só um vídeo eu recomendo esse aqui:

É um quaaaaaase PlayStation 2

Revisão: Leandro Freire


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
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