A primeira jornada
Cada um dos personagens segue uma história diferente e complementar, onde só é possível ter um entendimento completo do jogo após finalizá-lo com os três personagens separadamente. Por incrível que pareça, não é uma tarefa repetitiva, já que alguns cenários possuem áreas exclusivas para determinado personagem, assim como bosses e mini games.
Dessa vez você visitará cenários já conhecidos, porém por outros ângulos, e também cenários ainda não vistos no universo de Kingdom Hearts, mas com uma diferença - sozinho. Pateta e Donald não estão aqui para te ajudar através dessa jornada. Os summons agora dão lugar ao D-Link: em vez de chamarmos o próprio personagem para batalha por um momento, eles emprestam sua habilidade especial para a keyblade, por um curto espaço de tempo.
Tornando-se um Keyblade Master
A dificuldade de se conseguir munny é alta, te fazendo voltar aos cenários de batalha para juntar uma graninha e comprar aquela habilidade que acabou de aparecer na lojinha. As habilidades, por sua vez, são encontradas nas batalhas, nas lojas e podem ser combinadas para criar novas. Descobrir que tipo de combinações formam quais habilidades sem nenhum guia é um jogo à parte (sugiro sempre ter um caderninho para anotar os resultados). Ataques novos e antigos combinados com as diversas keyblades disponíveis te farão testar toda a sua destreza contra os inimigos... mas não é só isso.
A Mirage Arena é um dos mundos acessíveis no mapa de Birth by Sleep. Nela é possível conectar-se a outros jogadores, online ou off-line, e testar suas técnicas de batalha no set que você criou para cada personagem. Como recompensa, seu nível de arena aumenta e novos (e raros) itens ficam disponíveis para compra. Há também um modo de treinamento que te dá pontos na arena.
Os famosos mini-games da série também estão presentes. É possível fazer uma corrida de karts, tiro-ao-alvo, entre outros. Através do Command Board, disponível no menu, você pode desafiar personagens diferentes num divertido jogo de tabuleiro onde você aposta suas cartas de habilidades e pode elevar seus níveis e até ganhar outras. Novos boards são liberados à medida que você avança no jogo e completa quests diferentes.
Ao final do jogo, é possível acessar os Trinity Archives¸ que são arquivos que guardam o progresso e os vídeos de cada um dos três personagens. Aqui é possível ter uma timeline verdadeira dos eventos em Birth By Sleep, fornecendo uma clareza maior para quem jogou com os personagens em ordem diferente. Além desse presente, você também pode liberar 8 troféus no jogo. Infelizmente não contam para seu nível de jogo da PSN, mas aparecem no menu inicial para você se gabar dos seus feitos com seus amigos.
A magia de Kingdom Hearts
No aspecto gráfico, Birth by Sleep é lindo como todo jogo da Square Enix e, apesar das limitações do PSP, é o que apresenta melhor qualidade gráfica dentre as versões lançadas para Sony. O mundo cartoon é muito bem retratado e bonito de se ver. Os poderes de maior força também são um espetáculo à parte. Mas nem tudo são flores: as falhas de câmera durante as batalhas e na hora de um ataque específico não são tão raras. Às vezes, a visão gira para baixo do personagem e tudo que você vê é uma tela preta e o esqueleto gráfico deles.
A combinação da música tema com a abertura do jogo te faz querer assistir tudo de novo a cada vez que você inicia o PSP. Utada Hikaru dá mais um show com a música Simple and Clean, que te convida a entrar na magia e na história do jogo.
Se você é fã de RPG e teve uma infância recheada de filmes da Disney, Kingdom Hearts é uma franquia imperdível. Nada melhor que fazer parte das histórias que você apenas assistia e enfrentar antigos vilões e, quem sabe, até ficar do lado deles?
Kingdom Hearts: Birth by Sleep – PlayStation Portable (PSP) – Nota Final: 9.0Gráficos: 9.0 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.0
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