Para quem tem algum tempo livre, mas não o bastante para detonar um game longo de uma das diversas e ótimas franquias existentes para o PlayStation 3, a PSN, ou melhor, a Sony Entertainment Online, conta com ótimas opções em games. Alguns são remakes de clássicos lançados há décadas e muitos outros são títulos exclusivos para esta geração. Mas não se engane, apesar de simples, muitos desses jogos valem realmente a sua atenção (e o seu investimento). Confira aqui nosso primeiro Top 10 com os dez melhores games disponíveis para download na PSN.
10. Hydrophobia: Prophecy
O game acontece em um futuro onde a tecnologia é um bem comum, porém a oferta de alimentos está em baixa, motivo para o surgimento de novas comunidades e grupos terroristas. Você é a engenheira Kate Wilson e seu objetivo é salvar o navio (que abriga uma dessas comunidades) de uma inundação que pode ocorrer devido ao ataque dos New Malthusian. Com uma jogabilidade que poderia ter sido melhorada ao ganhar uma versão para download, mas com gráficos atraentes e uma experiência bastante imersiva, Hydrophobia: Prophecy é um daqueles games que mesmo tendo sido produzido por um estúdio pequeno, vale a pena dar uma olhada por sua originalidade.
9. Daytona USA
Como outro game vindo direto dos fliperamas, Daytona USA comoveu milhares de gamers quando foi lançado para Sega Saturn. Na época o game perdeu em gráficos (já que a poderosa AM2 rodava texturas e outros efeitos no arcade que o 32-bits da Sega não suportava), mas ganhou em modos de jogo extras, você se lembra de como era engraçado correr em um cavalo?
A série deu as caras no Dreamcast em 2001, mas sem grandes alterações, uma pena, e por isso chega merecidamente ao PS3 em HD como uma diversão simples e fiel ao arcade. "Daytooooonaaaaaa"!
8. Kung-Fu Live
Se você procura um jogo casual para se divertir com amigos, você deve tentar Kung Fu Live. O game transforma a PSEye em um captador de movimentos similar ao Kinect, mas calma, o sistema de captação não é tão parecido com o do Kinect assim, mas a interação se dá da mesma forma, deixando de lado os controles e colocando o jogador em ação (literalmente). Você dará socos, chutes, mortais, “shoryukens” e o que mais o espaço da sua sala e seu condicionamento físico e habilidades permitirem. Outro ponto interessante é que ao invés de personagens, é você mesmo que irá aparecer na tela. Esta aí uma ótima oportunidade para usar seu traje de ninja e matar os inimigos (e suas visitas de vergonha).
7. Earthworm Jim HD
Earthworm Jim é genial! Jim é uma minhoca que, para fugir de gaviões, se escondeu dentro de uma roupa-cibernética-ultra-high-tech-indestrutível-super-espacial e, graças a ela, acabou adquirindo inteligência e força sobrenaturais; a partir de então, ele passa a usar sua própria cabeça ou como um chicote ou como uma hélice, além de passar a contar também com uma pistola na luta contra seus inimigos durante a jornada para salvar a Princesa What's-Her-Name (sim, este é o nome da garota). Com um enredo simples contado através de uma história nada comum, Earthworm Jim é um game de aventura bastante diversificado, de desafios bem dosados e com momentos hilários! Para quem nunca jogou esse game non-sense nos consoles de 16-bits, está é uma grande oportunidade. “Groovy!”
6. Tekken 5 Dark Resurrection Online
Tekken é uma das maiores franquias de jogos de luta desde que surgiu nos arcades em 1994. De lá pra cá o game ganhou, além de novos personagens, avanços consideráveis na jogabilidade, gráficos mais realistas e novos modos de jogo, desbancando concorrentes de peso como Virtua Fighter e Dead or Alive. Dark Resurrection, que foi lançado para atender as sugestões dos jogadores de Tekken 5 do PS2, chegou ao PS3 em 2007 e se manteve fiel a versão lançada para o arcade em 2005, com a possibilidade, como o título sugere, de jogar on-line, e com novos modos de jogo, novas animações, cenários reformulados e uma infinidade de novos extras.
5. Mortal Kombat Arcade Kollection
Se você sempre sonhou em ter um arcade de Mortal Kombat na sua casa ou, ainda melhor, no seu quarto, você já pode ficar bem feliz. Mortal Kombat Arcade Kollection reúne os três primeiros games clássicos de MK em um único game. O jogo não apresenta novidades como extras ou personagens secretos, mas você poderá habilitar nas opções de imagem, filtros como: tela arredondada e diminuição das linhas de resolução, para ter uma sensação ainda mais próxima daquela que você sentia quando jogava no fliperama.
4. From Dust
Durante a história do videogame alguns poucos jogos tentaram nos colocar no papel do Criador, nos permitindo transformar ou manipular a natureza de forma real ou fantasiosa e viver, ainda que virtualmente, a experiência de criar e destruir. From Dust não é apenas mais um entre eles. O game não pode ser classificado exatamente como sendo do gênero puzzle. O seu sistema de jogo consiste em correr contra o tempo e salvar os primeiros habitantes da Terra de catástrofes naturais, como enchentes e tsunamis. Para isso você poderá utilizar elementos como: areia, água e a vegetação para criar caminhos alternativos e garantir que todos possam chegar a salvo em outro arquipélago. Some a isso belas paisagens e gráficos caprichados para que From Dust se torne também, além de um ótimo game, um dos mais poéticos da PSN.
3. Super Stardust HD
Nos últimos anos, os games de “navezinha” como Gradius, R-Type e Aero Fighters (conhecido como Sonic Wings no Japão) perderam espaço para games mais conceituais como Ace Combat, da Namco ou Star Fox, da Nintendo, entre outros, aparecendo em poucos títulos e deixando uma legião de gamers, digamos, abandonados. Mas na onda de games clássicos relançados em HD, surge Super Stardust para agradar aos mais saudosos e para apresentar aos novos jogadores um gênero onde o desafio e a diversão aumentam cada vez mais de acordo com sua pontuação e progressão no jogo. O game apresenta gráficos caprichados e você conta com três tipos de armas para vencer diversos tipos de inimigos em cinco planetas diferentes. Super Stardust HD é também um dos primeiros títulos do PS3 com suporte a troféus.
2. Outland
Outland é um game em 2D com um conceito gráfico interessante e efeitos visuais lindíssimos. A aventura se passa em meio a florestas habitadas por criaturas míticas e luzes neon, que denotam o que tem vida ou pode ser utilizado nas fases. Este é, atualmente, um dos melhores games lançados originalmente para download. Outland é tão bom com seus comandos simples e jogabilidade impecável que merecia versões para PSP ou PS Vita. Com muitos puzzles (alguns bastante simples) e uma boa dose de desafio, que vai aumentando de acordo com a sua evolução, o game parece uma versão bidimensional de Enslaved e promete algumas boas horas de diversão e deleite visual com seu clima espiritualista e envolvente.
1. Limbo
Para quem não sabe, limbo é o lugar para onde são enviados os espíritos banidos de entrar no céu, e acredito que nenhum outro game vai conseguir definir melhor o que é ficar preso no limbo quanto este. Você controla um garotinho cabeçudo e fofinho num cenário 2D cheio de armadilhas e perigos que podem levá-lo a morrer de formas extremamente violentas, entre elas: degolado, afogado ou devorado por aranhas gigantes!
Para sair vivo do limbo você terá que arrastar caixas, alcançar plataformas, correr de pedras, saltar penhascos, enfrentar as já citadas aranhas gigantes, entre outras coisas desagradáveis e fazer tudo isso sem a ajuda de ninguém, já que as outras crianças que aparecem no jogo farão de tudo (e conseguirão muitas vezes) acabar com você. Mas não se preocupe, o game conta com uma dinâmica de "erro e acerto", onde são necessárias algumas tentativas para encontrar a solução de um puzzle, o que o torna bastante divertido e desafiador. Os gráficos do game são um espetáculo a parte e parecem às vezes mais como sendo tirados de uma animação noir interativa do que como sendo tirados de um game de fato. O clima hostil, o som devastador e a sensação de que está sendo vigiado o tempo todo te prenderá a Limbo. E talvez você nunca mais saia de lá...
Revisão: Samuel Coelho
Limbo é o nº 1 sem dúvida, mas o modo online do MK Arcade Kollection é ruim de doer: lerdeza total, lag absurdo - a produtora marcou touca lindo com essa burrada. Fora que a AI foi alterada a partir do arcade original, terminar o MKII é uma proeza épica! o_O
ResponderExcluir