E se Resident Evil se fundisse com Jurassic Park ? Bem, parece que a Capcom tem a resposta! Mergulhe de cabeça nessa bela ilha tropical e relembre uma das melhores séries de ação já concebidas para PlayStation 1. Produzido pelo diretor Shinji Mikami, o mesmo de Resident Evil e Onimusha, temos Dino Crisis, um misto de Survival Horror com dinossauros.
ATENÇÃO : Cuidado com os Spoilers !
Porque tudo sempre começa...
… numa ilha deserta! Em Dino Crisis nós não temos uma organização megalomaníaca como a Umbrella, porém, temos nosso Wesker, aqui conhecido como Edward Kirk. Kirk é um cientista muito conhecido por sua pesquisa com fontes energéticas, porém, morre “misteriosamente” em 2006. Após investigar as últimas ações do cientista, o governo descobre que sua morte foi uma farsa e envia o The Secret Operation Raid Team (S.O.R.T.) para a ilha a fim de descobrir o que se passa. Alguém se lembra de um certo S.T.A.R.S. por aí?
O T-Rex vai te pegar!
Logo na CG de introdução, somos submetidos à ação eletrizante que se passa no jogo. Tudo começa com a equipe saltando de pára-quedas na floresta da ilha e o suposto capitão da equipe (por ter sido o primeiro integrante a saltar) caindo em uma área que o deixa isolado dos outros membros do grupo. Numa sequência de suspense, aparece o T-Rex dando uma mostra do que nos espera à frente. Diferente de Resident Evil, aqui temos apenas a possibilidade de controlar um único personagem, nossa querida Regina. Acredite, você ficará muito agradecido pelas grandes habilidades dela com manutenção e customização de armas.
Com o avançar da história, você descobre que esses dinossauros não foram criados miraculosamente ou foram encontrados, mas sim trazidos do passado pelo Dr. Kirk. O que aconteceu na verdade foi que o cientista maluco desenvolveu uma poderosa fonte de energia conhecida como Third Energy, que é capaz de teleportar objetos ou seres de um lugar para outro e é até mesmo capaz de possibilitar a viagem no tempo.
Por dentro da Ilha
Ibis Island esconde muitos segredos, como é óbvio. Um desses é a fábrica, velha
conhecida dos Survival Horrors. É bom você se habituar a ela, pois irá passar por
maus bocados aqui nesse lugar. Um ponto de reclamação muito forte dos gamers
é que dentro desta fábrica a posição dificulta muito a visão do jogador, com Regina atrapalhando a visão do que está na frente (eu mesmo morri diversas vezes por causa disso ).
E o Grand Finale!
Essa ilha tem fábrica, tem floresta, tem rios…e tem três finais pra zumbi nenhum botar defeito!
Curiosidade - A simbiose com Resident Evil
Por ser produzida por Shinji Mikami, que também trabalhou no desenvolvimento
de Resident Evil, a série Dino Crisis acabou influenciando e sendo influenciada pela outra série de Survival Horror. No entanto, apesar do sistema de controle ser idêntico ao de Resident Evil, foi Dino Crisis que inaugurou o sistema de câmeras no qual o campo de visão se movimenta com o jogador. E apesar do
aparente “plágio” do sistema de armazenamento de itens nos baús, aqui temos uma implementação nova: a utilização de cores para diferentes categorias de itens.
Revisão: Samuel Coelho
Comentários