Ao longo de seu progresso, Resident Evil teve seu universo expandido com novos enredos se passando em lugares diversificados. Após os eventos ocorridos em Raccoon City, a Capcom leva os jogadores até a fictícia Ilha Rockfort, lar de uma das inúmeras instalações secretas existentes pertencentes à famigerada Umbrella Corporation.
Nesta ilha, diversas experiências clandestinas foram executadas, novas e horrendas criaturas surgiram, prisioneiros lutaram por suas vidas e novos e emocionantes games fizeram a alegria dos fãs do Survival Horror da Capcom.
ATENÇÃO: Este texto pode conter spoilers do jogo Resident Evil: Code Veronica, originalmente lançado para Sega Dreamcast. Caso você não tenha jogado esse jogo ou o seu remake - Code Veronica X, para PlayStation 2 - esteja avisado.
Origem e história
Rockfort era uma pequena ilha particular localizada ao sul do Oceano Pacífico, nas proximidades da costa do Chile e da Bacia Roggeveen. Habitada originalmente por uma comunidade hispânica, Rockfort foi invadida pela Umbrella, que dizimou quase totalmente os nativos, agregando os poucos que foram poupados para trabalhar na construção de suas instalações.
Oficialmente, a Ilha Rockfort funcionava como um centro de treinamento paramilitar além de abrigar estruturas penitenciárias, laboratórios clandestinos e demais estruturas necessárias aos interesses da Umbrella. Esta ilha também servia de lar para os irmãos gêmeos Albert e Alexia Ashford, descendentes de cofundadores dessa corporação.
As entranhas da ilha
Conforme adquiria força de trabalho, Albert Ashford administrou a construção e expansão desta filial a partir do ano de 1993, iniciando pela construção de um campo de treinamento de força militar designada para defender o território de ofensivas contra a companhia. Com o tempo, foi criado o Centro de Treinamento Militar (Military Training Facility) com o objetivo de treinar os membros do Serviço de Segurança da Umbrella (Umbrella Security Service).
Seus laboratórios foram projetados para conduzir pesquisas e programas de criação de Armas Bio-Orgânicas (Bio Organic Weapons, B.O.W.) e a ilha contava com um certo número de B.O.W. vivos, sendo responsável pela criação de aberrações como o Bandersnatch (um monstro gigantesco com um único e enorme braço) e o Albinoid (aberração engenhada a partir de uma espécie de salamandra), além de possuir um exemplar experimental da Arma Bio-Orgânica conhecida como T103.
Entre diversas outras instalações, a Ilha Rockfort possuía um aeroporto particular, além de abrigar no alto das montanhas um suntuoso palácio onde os Ashford moravam e de onde conduziam as operações.
T-Veronica
Em 1998, Claire Redfield é detida pela Umbrella enquanto se infiltrava em um laboratório dessa companhia sediado em Paris, com o objetivo de procurar seu irmão Chris Redfield. Com isso, ela foi enviada para o cárcere na Ilha Rockfort. Dias depois um homem chamado Rodrigo Juan Raval a liberta de sua cela, por não considerá-la uma ameaça séria - não por acaso, uma infecção pelo T-Virus havia acabado de ocorrer na ilha. Para fugir com sucesso, Claire une forças com um dos presos, chamado Steve Burnside, para juntos se livrarem das garras de Albert Ashford.
Enquanto isso, Albert Wesker - que acreditava-se estar morto - surge na ilha com o objetivo de obter de um dos laboratórios uma amostra de uma variante do T-Virus que estava sendo desenvolvida, chamado T-Veronica Virus. Ele e seu esquadrão foram os responsáveis pela contaminação da ilha com o T-Virus. Após uma sucessão de reviravoltas nos acontecimentos - em que Claire e Steve chegam a conseguir escapar da ilha, mas logo são recapturados - Chris chega a Rockfort e consegue encontrar Claire. Os dois resolvem procurar Steve e encontram Alexia, descobrindo que ela havia conduzido experimentos com o vírus T-Veronica, injetando-o em Steve.
Outrora parceiro de Claire na tentativa de escapar de Rockfort, Steve Burnside se transforma em um monstro e tenta matar Claire, que se tranca em uma das celas para se proteger dos ataques dele, bem como dos tentáculos de uma mutacionada Alexia Ashford (que carrega uma amostra do T-Veronica circulando em seu sangue, o que despertou a cobiça de Wesker). Momentaneamente recobrando a consciência, Steve arromba a cela, resgatando Claire e impedindo sua morte nas mãos de Alexia. Alexia então ataca mortalmente Steve, que falece nos braços de Claire.
Enquanto isso, Chris e Wesker enfrentam Alexia em outro local da mansão. Ao derrotá-la, Chris aciona o sistema de autodestruição das instalações da ilha, resgata Claire e ambos conseguem escapar de Rockfort antes que tudo vá pelos ares. Wesker também escapa com vida e levando o corpo de Steve, agora com uma amostra do tão procurado T-Veronica, para usá-lo em experimentos futuros.
Ilha do medo
Rockfort era uma verdadeira fortaleza projetada para dar continuidade aos planos sombrios da Umbrella. Um lugar cheio de perigos e repleto de novas revelações de uma trama que vai ficando cada vez mais complexa a cada Resident Evil lançado no mercado. Não foi à toa que Code Veronica se tornou um dos capítulos favoritos de boa parte dos fãs, valendo muito a pena experimentar este game caso você ainda não o conheça.
Revisão: Alberto Canen
Comentários