"Isto não é como eu imaginei que seria quando começamos. Eu sonhei com dinheiro, carros, mulheres, respeito, liberdade... acho que terminei conseguindo um pouco de cada, mas junto veio a prisão, viver em medo constante e o sangue dos meus amigos". Vito Scaletta é o protagonista de Mafia II, jogo este com pouco reconhecimento, porém, com uma ótima história. Vito nasceu em uma família pobre da Sicília e quando ainda era pequeno, seu pai decidiu que deveriam migrar para os Estados Unidos da América para começarem uma nova vida. Lá ele conheceu um menino de quem se tornaria amigo por anos: Joe Barbaro. Um tempo mais tarde, graças à Joe, Vito foi pego roubando. Ele teve que decidir se seria preso ou se serviria aos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Obviamente, ele ficou encurralado e escolheu a segunda opção.ATENÇÃO: esta matéria contém informações que podem ser consideradas spoilers caso você não tenha jogado Mafia II. Continue lendo por sua própria conta e risco.
Vida difícil
Vito Scaletta nasceu em San Martino, Sicília, no ano de 1925. Sua família era muito pobre e, decidido a mudar isso, seu pai, Antonio Scaletta, migrou com a sua família para Empire Bay para poder viver o "sonho americano" e mudar a sua realidade. Porém, mesmo após isso, a família Scaletta continuou pobre e Antonio trabalhava nas docas da cidade para um mafioso chamado Federico Pappalardo (mais conhecido como somente "Derek"). Na escola, Vito conheceu um garoto chamado Joe Barbaro, de quem se tornou amigo rapidamente e defendia Vito de bullyings. Anos depois, em 1943, Vito e Joe tentaram roubar uma joalheria, porém, enquanto Joe conseguiu fugir, Vito foi pego por um policial que patrulhava a região. Para tentar "acobertar" o que aconteceu, o Departamento de Polícia deu a Vito duas opções: apodrecer na cadeia ou honrar os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Não querendo passar por sentença, ele escolheu o Exército.
Vito no Exército |
Familiarizando com a Máfia
Como ganhar dinheiro fácil e sem muito esforço em plenos "Anos Dourados"? Entrar para a Máfia era uma das opções, mas antes, era preciso se familiarizar com o ambiente do crime. A mãe de Vito conseguiu um emprego para Vito nas docas, para o mesmo homem que seu pai trabalhava. O que fazer? Carregar caixotes pesadíssimos e ganhar muito pouco por isso. Insatisfeito e achando que estava muito superior a aquilo, Vito entrou no escritório de Derek e exigiu um trabalho mais digno. Achando o jovem muito desaforado, o velho deu a ele um pouco de respeito após saber que ele era um grande amigo de Joe Barbaro. E é aí que os trabalhos sujos começaram.
Vito recebendo dinheiro após fazer um trabalhinho sujo |
A luz no fim do túnel
Muito depressivo por ter que passar uma década naquele inferno, Vito ficou sabendo por Joe que um Conselheiro da Família Vinci, Leo Galante, poderia facilitar a vida de Vito na prisão e possivelmente encurtar a sua sentença. Vito encontrou Leo no pátio da cadeia e começou a fazer uns trabalhos para ele, dentre alguns, matar um homem que, por coincidência, também tentou, sem sucesso, assaltar a joalheria que Vito assaltou há pouco tempo como serviço para a Família Clemente.
Já bastante amigo de Leo, Vito passou o resto de sua sentença - que foi encurtada em 2 anos - na cela do companheiro, que era a mais luxosa da prisão. Durante este tempo, ele descobriu que sua mãe, muito doente, havia falecido. Leo ensinou para Vito um pouco sobre as três Famílias de Empire Bay e como sobreviver quando sair da cadeia. A luz no fim do túnel finalmente começava a aparecer para Vito.
O bom filho à casa torna
Enquanto Vito passava anos na prisão, Joe estava trabalhando para a Família Falcone. Quando Vito finalmente foi libertado, ele, Joe e Eddie Scarpa, subchefe dos Falcone, saíram a um clube de striptease para comemorar. Joe e Eddie ficaram completamente bêbados, e Vito descobriu que havia um corpo de um agente do FBI no porta-malas do carro de Eddie. Eles saíram para enterrar o corpo perto do Observatório da cidade e Vito deixou os dois bebuns na casa de Joe. Agora, o próximo trabalho de ambos, que já estavam mergulhando em rios de dinheiro, era acabar com a vida de Alberto Clemente.
Vito e os rapazes comemoram a sua liberdade |
Um negócio não muito bom
Com a sua casa incendiada por membros da gangue do homem que Vito matou na prisão, o novo mafioso volta a morar com Joe e juntos conseguem matar os responsáveis pelo "acidente". Vito voltou a ficar pobre, já que todo o seu dinheiro, roupas e luxo estavam na casa queimada. Henry, que servia a Clemente e agora estava sem emprego, ficou sabendo da situação de Vito e decide ajudá-lo. Como, você me pergunta? Entrando para o ramo das drogas.
Os rapazes estavam ganhando uma boa grana com o novo trabalho e decidira m fazer um empréstimo com um homem de negócios da região, Bruno Levine. Eles então estabeleceram uma associação com um grupo de chineses imigrantes, mas após uma semana, Don Falcone descobriu o negócio e exige uma parte de 60.000 dólares. Se não fosse o bastante, os chineses ficaram sabendo que Henry era um informante do FBI e o mataram brutalmente em pleno parque público, à luz do dia. Os dois amigos perseguiram os chineses até a sua base e conseguiram pegar o seu chefe, Zhe Yun Wong. O homem explicou aos dois porque matou Henry, mas se recusou a dizer onde está o dinheiro que roubou dele. Vito e Joe não acreditaram que Henry era do FBI, então Joe mata Wong com um tiro contra a vontade de Vito, que disse que eles poderiam interrogá-lo para conseguir mais informações. Graças a isso, os chineses se viraram contra as Máfias Italianas de Empire Bay, gerando um grande conflito na cidade.
A vingança e il grand finale
Precisando de dinheiro para pagar o débito que deviam a Levine, senão morreriam, Vito e Joe começaram a topar qualquer trabalho que aparecesse. Vito então lembrou-se de Derek e dirigiu até as docas para falar com o mafioso. Chegando lá, Derek falou a Vito que alguns trabalhadores não queriam trabalhar e que ele precisava da ajuda do siciliano para intimidá-los com armas. Então, um dos homens reconheceu Vito por causa de seu pai, que era seu colega. Ele revelou que foi Derek quem ordenou matá-lo, causando uma grande ira no rapaz. Vito matou vários capangas de Derek para finalmente conseguir a sua vingança. Com a sua parte do débito, pega do cofre de Derek, Vito procurou por Joe em seu apartamento, mas ele não estava lá.
Vito intimidando os trabalhadores |
Como uma chance de redenção, Leo Galante propôs a Vito que ele matasse Don Falcone. Ele aceitou a proposta e partiu para o Observatório de Empire Bay, onde o chefão estava. Vito matou diversos capangas pelo caminho, porém, um lhe encurralou e apontou uma arma em sua cabeça: Joe, que ainda era empregado dos Falcone. O Don então ordenou que Barbaro desse um fim no siciliano, mas ele se virou e decidiu ajudar Vito. Os dois acabaram com mais alguns capangas e Vito deu o tiro final em Falcone. Eles então saíram do Observatório e encontraram um grupo da Família Vinci. Vito foi na limusine de Leo e Joe no outro carro. O carro em que Joe estava foi por outro caminho e Leo revelou a Vito que "Joe não era parte do plano". A ambição de Vito por dinheiro levou embora o seu melhor amigo.
Bem, o que acontece com Vito depois do final é desconhecido, mas um Mafia III seria bom para esclarecer tudo, correto? Quem ainda não jogou Mafia II (e leu esta matéria com os spoilers) e ficou curioso pelo jogo, fique sabendo que eu recomendo. Por menos de 70 reais, um jogo novo é seu e digo-lhe que uma ótima história do início ao fim lhe aguarda.
Revisão: Leandro Fernandes
Comentários