Um dos games mais comentados da última E3 e um dos lançamentos mais esperados para 2012, Journey ganhou uma grande matéria em um blog do jornal inglês The Guardian. Na matéria, a produtora Robin Hunicke deu alguns detalhes sobre a aventura. Segundo ela, o objetivo principal do game é promover uma interação entre os jogadores: "Nós queríamos criar esta conexão sem forçá-la, então nós escolhemos como cenário o deserto, porque achamos que um lugar desolado e hostil pode realmente incentivar uma conexão entre os jogadores."
O grande desafio, segundo Hunicke, foi promover essa interação sem utilizar mecanismos tradicionais. "Se você vê a identidade on-line de uma pessoa, se você ouvir a sua voz, se eles te mandam mensagens de texto, você está recebendo uma grande quantidade de informações que podem ficar no caminho, em vez de facilitar a ligação", disse ela. “A experiência tátil de mover-se através desse ambiente é muito diferente de, digamos, uma paisagem urbana com toneladas de edifícios e portas e escadas. Da mesma forma, não sendo capaz de falar uns com os outros, você só tem que ficar junto."
O objetivo é incentivar os jogadores a criarem suas próprias ferramentas de interação. É como se fosse necessário interpretar as ações do companheiro e desenvolver seus próprios métodos. Sem chat por voz ou texto e sem qualquer outra facilidade.
"É a construção de um mundo onde os jogadores vêem o jogo como uma interface entre si, é como voltar para jogos de tabuleiro, mas através da tecnologia digital, que é realmente fascinante", completou a produtora
Journey narra a aventura de uma personagem desconhecida que acorda no meio de um deserto. Além de estranhas construções espalhadas pelo local, o único elemento visível é uma montanha ao longe, convidando o jogador a explorar o ambiente em uma jornada pelo desconhecido. O título, desenvolvido pela thatgamecompany (de Flow) será lançado exclusivamente para a PlayStation Network na metade de 2012.
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