Um skate, muitas manobras, alguns obstáculos e um gosto musical eclético. Pronto! Agora temos um excelente jogo de skate que fará seu corpo produzir tanta adrenalina como um pulo de para-quedas… sem para-quedas. Desenvolvido pela NeverSoft e publicado pela Activision, Tony Hawk’s Pro Skater fez bem, pontuando, os incríveis 92 pontos para a crítica do seu tempo (Metacritic). Tá esperando o quê? Continue lendo o texto e, aposto umas rosquinhas, como sentirá vontade de jogá-lo novamente.
Mas, quem diabos é Tony Hawk ?
Se você não conhece Tony Hawk, deveria entrar agora mesmo na faixa de Gaza durante um confronto direto de Xiitas e Sunitas. Mas, não! Pouparei você de tal tortura sendo bonzinho e falando quem é, de fato, tal pessoa.
Tony Hawk é somente o melhor skatista de todos os tempos, na visão equivocada dos Estados Unidos e do resto do mundo, claro! Segundo vários especialistas e críticos conhecedores do esporte, o cargo cabe a Bob Burnquist, considerado o melhor do mundo por quem, realmente, entende do esporte. Agora você pergunta: “Mas, então por que o jogo recebeu o nome do gringo em vez do brasileiro?” Bem, a resposta é muito fácil. Porque Tony é americano e as empresas são do mesmo país. O patriotismo e o capitalismo nunca andaram com as mãos tão dadas assim.
Dando um rolê por ai
Em Tony Hawk’s Pro Skater você controla um dos 12 skatistas, sendo dois deles desbloqueáveis. Sobre o controle de um deles, sua meta é fazer manobras combinadas e pontuar quando as finaliza com sucesso até o chão. O valor do ponto é decidido em conjunto com o tempo da manobra, a combinação de vários, a rotação de graus e o quanto uma manobra foi repetidas vezes usada. Quanto mais usada a manobra, menor a pontuação.
No modo “Career” o jogador tem um tempo de dois minutos para realizar o maior número de objetivos que incluem: achar a fita secreta do estágio, realizar quantidades específicas de pontos, conseguir as letras S, K, A, T, E entre outros váriados objetivos. Dos níveis, três são competições, em que você compete entre outros skatistas pelas medalhas de bronze, prata e ouro.
Caso queira apenas dar uns rolês de skate e vandalizar um pouco, basta escolhar o modo “Free” em que não há contagem de tempo.
A seguir todos os skatistas do jogo:
- Tony Hawk
- Bob Burnquist
- Geoff Rowley
- Bucky Lasek
- Chad Muska
- Kareem Campbell
- Andrew Reynolds
- Rune Glifberg
- Jamie Thomas
- Elissa Steamer
- Officer Dick *
- Private Carrera *
*Desbloqueáveis
Visual desleixado
Os gráficos cumprem com fidelidade seu trabalho. Cenários amplos, boas texturas, e muitos, muitos obstáculos esperam, de você, manobras perfeitamente executadas como também seu sangue enfeitando todo o pátio. Os jogadores são todos compostos por polígonos bem sólidos fazendo o visual do jogo algo agradável e gostoso de olhar. Como qualquer outro jogo em 3D, às vezes ocorrem quebras de polígonos. Mas nada que quebre o encanto que o jogo proporciona.
Abaixo uma demonstração gráfica do jogo:
No volume máximo
Se o lance é som, THPS detona variando nos mais diferentes estilos que vão desde o country até o rock e rap. É impossível não ter a sensação de possuir superpoderes em cima do skate ao ouvir bandas como Primus, Goldfinger e The Vandals. Se você conhece essas bandas, acaba de aumentar 1 ponto em cultura. Meus parabéns! A seguir, a tracklist do game:
1. The Dead Kennedys – Police Truck
2. The Ernies – Here and Now
3. Even Rude – Vilified
4. Goldfinger – Superman
5. Primus – Jerry Was a Race Car Driver
6. Speedealer – Screamer
7. Speedealer – Nothing to Me
8. Suicidal Tendencies – Cyco Vision
9. The Suicide Machines – New Girl
10. Unsane – Committed
11. The Vandals – Euro-Barge
Tony Hawk’s Pro Skater inovou com sua jogabilidade, gráficos e bom som. Com uma boa gama de skatistas conhecidos e inúmeras manobras, cabe a você fazer seu trabalho de ser o melhor skatista de todos os tempos e marcar muitos pontos nesse divertido game para PlayStation. E aí, gamers, fizeram muitas manobras ou encheram o crânio de pinos com este grande jogo? Conte-nos sua expêriencia.
Revisor: Alberto Canen
Foi... o jogo mais legal da minha infância. Conheci o esporte a partir daí, vendo os vídeos especiais e curtindo cada vez mais o skate. O 1, pela trilha sonora FODA e essa jogabilidade tão no TOP do PS1. A sequência só melhorou.
ResponderExcluirO interessante desses jogos é o humor. Os ETs, o cara no carrinho de golfe, fases bizarras...
Essa música Superman é boa demais, bons tempos rs.
@Rafa
ResponderExcluirConcordo contigo
nada de FIFA, Virtua Tennis, nem nda disso
ResponderExcluirpra mim, o melhor jogo de esportes de todos os tempos é THPS2
e sou mto mais jogar com o Bob Burnquist