Sony ouve desenvolvedores e games do PlayStation Vita não terão preço fixo

A Sony anunciou oficialmente que o seu próximo portátil, o PlayStation Vita , não terá preço fixo para os lançamentos. Na prática, isso si... (por Gustavo Assumpção em 30/11/2011, via PlayStation Blast)

PlayStation-Vita-E3-2011

A Sony anunciou oficialmente que o seu próximo portátil, o PlayStation Vita, não terá preço fixo para os lançamentos. Na prática, isso significa que as desenvolvedoras poderão cobrar o valor que bem entenderem pelos games disponibilizados para o sistema – uma tentativa de tornar o portátil mais competitivo com smartphones e tablets. A decisão vai de encontro a reinvindicação de equipes de desenvolvimento menores, que são prejudicadas pelos grandes lançamentos.

"Eu acho que seria seguro assumir que vamos ter uma abordagem mais “adaptável” do que talvez nós fizemos no passado", disse Jim Ryan, CEO da divisão europeia da Sony. "É nosso desafio garantir que a experiência que nós vamos oferecer seja mais próxima à experiência com console e TV do que é a de quem joga no seu iPhone. Se fizermos isso e oferecemos grande valor para o consumidor em jogos como Uncharted , eu acho que a possibilidade de sustentar esse tipo de preço histórico para o console é grande. "

Nos últimos meses, vários desenvolvedores tem pedido o fim do modelo atual, que engessa os lançamentos em um preço único. Na prática, esse engessamento privilegia as grandes produtoras – afinal, pagar 40 dólares por um Uncharted todo mundo aceita, mas pagar o mesmo valor por um game desconhecido se torna mais difícil de acontecer. Esse novo modelo vai permitir que as produtoras lancem novos IPs por preços mais baixos, convidando os jogadores a conhecerem os seus títulos.

Esperamos que o modelo pegue, porque quem mais tem a ganhar com ele somos nós, jogadores.

Via Destructoid


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Aguardem por games lixos, como de costume, ganharem preços absurdos gerados por "hype" da industria apenas por serem "games de nomes famosos" e não esperem grandes games por preços de banana só porque são novas IPs, esses serão lançados "com preço promocional por ser novidade" e dependendo da repercussão, sofrerão aumento de quase 100% nas semanas seguintes. Eles seguem a velha máxima de valorizar o que é pra ser valorizado, mas da forma deles. "Você quer? Então PAGA o valor que a gente acha que ele merece, não o que ele vale." E isso sem falar na margem de lucro das revendedoras embutida no preço do produto final.

    Prevejo mais empresas fechando suas portas e deixando de produzir para o portátil da Sony antes mesmo dela pensar em voltar ao modelo antigo de "taxação".

    Só vai funcionar mesmo, se toda a indústria de games adotar esse sistema porque o mesmo game vai acabar sendo mais caro num, obrigando o consumidor a partir para outra plataforma onde o mesmo produto é mais barato. E nem os extras na tentativa de manter o consumidor vai conseguir persuadi-lo.

    Esses são apenas alguns dos riscos desse sistema, porque é assim que esse modelo de "preço flutuante" funciona.

    ResponderExcluir
  2. Nosso amigo acima não conhece o mercado de games de smartphones. Viaja que é uma beleza...

    ResponderExcluir
  3. Mercado de games = / = Mercado de games de Iphone

    ResponderExcluir
  4. Esse sistema vai ser uma lâmina de dois cumes, dependendo do lado que cortar, pode ser bom ou ruim

    ResponderExcluir