Blast from the Past

Blast from the Past: Croc 2 (PS)

Croc 2: Kingdoms of the Gobbos é um jogo para PlayStation lançado em 1999 e retoma a história de um crocodilo órfão a procura de seu... (por Mariana Mota em 16/11/2011, via PlayStation Blast)


croc1Croc 2: Kingdoms of the Gobbos é um jogo para PlayStation lançado em 1999 e retoma a história de um crocodilo órfão a procura de seus pais. Apesar de não ser o jogo de plataforma mais famoso do console, é divertido e engraçado. Para os mais nostálgicos vale a leitura para relembrar as aventuras de Croc na terra dos Gobbos.

Croc 2222Croc 2 foi lançado para PlayStation em uma altura onde os jogos de plataforma dominavam o mercado. É divertido e simples, além de contar com um avanço incrível nos quesitos jogabilidade e gráficos em relação ao seu antecessor, Croc: Legend of the Gobbos.
No primeiro do jogo da série o objetivo de cada fase era muito simples: achar seis Gobbos. Em Croc 2 o jogador é desafiado com várias tarefas e quests adicionais. O sistema de "vida" também sofre alterações para melhor. No game inaugural o que se via era um sistema de vida extra, já no segundo jogo da série o que se vê é um esquema de uma vida mais um contador de corações. Cada vez que o crocodilo "se machuca" perde um coração.

Outro elemento adicional é o pulo extra de Croc que diversificou a jogabilidade. Veículos também foram inseridos em algumas fases, como carrinhos de mina (clássicos), lanchas, balões e aviões. Em Croc 2 há também uma loja, a Swap Meet Pete's General Store, comandada pelo gato Pete, em que é possível comprar potes de corações, itens para chegar em lugares mais altos e o Clockwork Gobbo, item especial que permite a chegada em áreas secretas.

O jogo é dividido em quatro mundos: Sailor Village, Cossack Village, Caveman Village e Inca Village.

Uma breve contextualização


Baron DanteEm Croc: Legend of the Gobbos um bebe crocodilo foi achado pelos simpáticos Gobbos, criaturas feitas de pêlos que habitam uma ilha de mesmo nome. Sensibilizado, o Rei de Gobbos, Rufus, resolve adotar e criar o pequeno crocodilo com a ajuda do resto da tribo. O tempo passa e o malvado Barão Dante I, um maligno bruxo que sente prazer com o sofrimento dos outros, chega à ilha de Gobbos. Dante destrói a ilha, captura Gobbos e tranca o rei na Torre do Terror. Simultaneamente, Croc se vê sozinho e obrigado a ajudar as criaturas que o criaram e deram abrigo. O jogo conta a trajetória de Croc que, por fim, obtém sucesso e consegue salvar a ilha, o rei, e ainda derrotar Dante. Em sua homenagem, as pequenas criaturinhas erguem uma estátua em forma de crocodilo.

Croc 2: a busca pela família perdida


Tudo parece estar tranquilo na ilha de Gobbos após a derrota de Dante. Entretanto, um belo dia, Croc está brincando na praia quando encontra uma garrafa com uma mensagem. No bilhete a impressão de uma patinha de crocodilo e uma explicação de que os destinários procuravam por um bebe perdido. Croc vai até o Rei Rufus que explica que o crocodilo terá que ir para ilhas distantes onde outros Gobbos poderão ajudá-lo na busca pela sua família. Por fim, todas as criaturinhas de ilha se juntam em um trabalho em equipe para montar uma catapulta. O equipamento arremessa Croc para outra ilha e o jogo começa._-Croc-2-PC-_

Mundos de Croc 2

1) Sailor Village
Sailor Village é o primeiro mundo em Croc 2. Uma profusão de árvores, flores e praias.

croc 22

Objetivos principais:
- Salvar um Gobbo
- Pegar o sanduíche de um Gobbo de volta
- Achar os tesouros secretos roubados dos Gobbos
Chefe: Lula Soveena

2) The Cossack Village
É a vila do gelo, nesta aldeia os Gobbos usam casacos russos. Em Cossack Village neva e existe um rio congelado.
 
croc2_screen004

Objetivos principais:
- Pegar partes de um boneco de neve
- Salvar o irmão de um Gobbo
- Pegar uma erva para um Gobbo
Chefe: Monstro da Lava

3) The Caveman Village
É a vila selvagem de Croc 2. Nela é possível encontrar rios de lava, vulcões e dinossauros.

 croc111

Objetivos principais:
- Arrumar o cano de água
- Arrumar o aumento da lava
- Pegar o Robo Gobbo de volta
Chefe: Cientista Louco

4) The Inca Village
Última vila do jogo, Inca Village é onde reside a tribo Inca dos Gobbos. Fica no ponto mais alto das montanhas e é o único lugar onde é possível encontrar bebês Gobbos.
 
cro2pc007

Objetivos principais:
- Entregar a carta para o Gobbo
- Ajudar o vovô Grobbo
- Pegar um pedaço da estátua de volta
Chefe final: Baron Dante

Pouco sucesso e concorrência apertada

Quem teve um PS ou um Nintendo 64 provavelmente deve lembrar a quantidade de jogos de plataformas de qualidade que foram lançados neste período. Rayman 2, Donkey Kong 64, Crash Bandicoot 3 e o próprio Mario 64 dominaram o mercado e deixaram uma situação difícil para games mais simples. Croc 2 tem diversos bugs, falhas no cenário e, para piorar, conta com uma história fraca. Ainda assim, é divertido. Possui uma trilha sonora cativante (às vezes repetitiva), daquelas que te faz cantarolar horas depois.

Revisão: Jorge Gutierre


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. o croc 1 eu sei que joguei, agora o 2 nao lembro. É muito legal esse jogo.

    ResponderExcluir
  2. joguei muito mas nunca comprei nada na venda quando joguei era criança,acho q vou comprar esse jogo tirar a poeira do meu ps1 e relembrar os bons momentos,meu jogo de ps1 preferido é mega man 8 e o seu(comentario abaixo do meu)

    ResponderExcluir
  3. AHHh eu lembro desse jogo, era bem legal, mais eu achei que o 1 era mais divertido que o dois, com o esquema de seleção de fases igual ao donkey kong.

    ResponderExcluir
  4. melhor jogo de ps1 para min é megaman legends 2 :3

    ResponderExcluir