Produzido pela Square, este é um remake dos dois primeiros games da saga mais famosa de RPGs do mundo. Final Fantasy, foi a franquia que tirou, literalmente, sua empresa da falência e a tornou uma gigante em um mercado que, até então, estava em ascensão. Após vários anos e títulos, a Square resolve, usando uma Phoenix Down, ressuscitar os dois primeiros episódios da série para o famoso Playstation. O que aconteceu? Melhorias, fãs engrandecidos e uma dose de nostalgia para todos aqueles que contemplaram da versão somente em 8-bits. Confira agora um pouco mais dessa gloriosa franquia.
2 em 1
Final Fantasy Origins é a primeira das três partes da coleção de remakes da série original. Esta versão, inclui os dois primeiros jogos da série: Final Fantasy I e Final Fantasy II. Como o próprio nome diz, são os jogos que deram origem a famosa série de Hironobu Sakaguchi. Agradeça a ele todos os dias por você ser uma pessoa que teve uma infância mais feliz.
Visual fantástico
Para os que jogaram a versão antiga de Final Fantasy 1 e 2, com certeza se maravilharam com a conservação do visual 2D neste remake para PS e, mais ainda, com as melhorias fabulosas que a Square fez nesta versão. Cores vivas, ambientes profundos, os famosos sprites e efeitos visuais belíssimos surpreenderam todos os fanáticos pelo mundo da fantasia neste game. Quem jogou sabe que a qualidade gráfica nas magias brancas, negras e spells do chefões ficaram impressionantes. Uau! Arrepia só de lembrar. Ambos os games começam com uma apresentação em CG que explicam superficialmente a história dando entrada, a seguir, ao jogo. Uma desvantagem sobre as CGs é que elas poderiam ser mais longas e mais presentes durante o jogo, visto que o conteúdo total do game não chega a consumir a mídia de 700 MB do Playstation.
Jogabilidade clássica
A conservação não foi somente no estilo, mas, puramente, na jogabilidade. Os mais saudosistas com certeza derramaram lágrimas de excitação ao ver que os controles básicos continuaram básicos no remake. Creio que, mesmo com o passar dos anos, controlar seu personagem somente na vertical e horizontal ainda é para os mais “old school” um ponto positivo. Tudo parece intacto, apenas com uma capa nova. Os menus, as opções, tudo em seu devido lugar sem nenhuma alteração radical. Porém, algumas pequenas novidades foram acrescentadas sem nenhum intuito visível de prejudicar sua jogatina. A escolha do fundo dos menus e dos diálogos poderá ser feita através de uma edição de cores feita no próprio menu. Nas batalhas, o esquema é o mesmo, com os quatro guerreiros do lado direito e os inimigos do lado esquerdo podendo alcançar até 9 números. Ainda nas batalhas, o cenário é mais detalhado mostrando as mais belas e variadas paisagens que vão desde uma grama rasa até um deserto e o fundo de um oceano. Em ambos os jogos, seus personagens podem equipar os mais diferentes trajes e armaduras e empunhar até duas armas ao mesmo tempo.
Bateu saudades? Relembre um pouco mais de Origins neste vídeo:
Som marcante
Se você, jogador, é um fanático por boa música, não terá o que reclamar da trilha sonora de Final Fantasy Origins. Músicas orquestradas e todas instrumentais cheias de uma nostalgia oitentista que te farão sentir vontade de deitar em posição fetal e chupar o dedo. Todas as músicas estão ainda melhores nesta versão e com um toque de qualidade tradicional da Square. A música das batalhas, da vitória e até mesmo do Chocobo (em Final Fantasy II) marcam com peso e fincam sua essência em sua mente te fazendo cantarolar por horas sem abusar. Nobuo Uematsu também é uma das pessoas que você deve agradecer todos os dias por um gosto musical superior.
Extras divertidos
Se dois jogos em uma única mídia já não fossem divertidos o bastante para fazer você subir as paredes da sua casa ou soltar “fire” no melhor vestido da sua irmã, a Square preparou um conteúdo extra demasiadamente charmoso para os fãs da franquia. Um bestiário com todos os inimigos, os tesouros adquiridos nas dungeons e as belíssimas ilustrações originais feitas por Yoshitaka Amano enriquecem ainda mais o jogo colocando-o em um status de obra de arte, o que de fato é. E você já sabe o que fazer a respeito, não? Isso mesmo, agradeça-o como uma boa pessoa que você é.
Fim da história
Um título que segue fiel as versões originais, com melhorias e extras para os fãs assíduos da franquia. Música espetacular e a velha e boa jogabilidade que conquistou inúmeros jogadores de RPG continuam fazendo bonito nesta versão remasterizada. Aproveite agora para abrir um tempo extra e jogar outra vez os dois primeiros capítulos da saga que cativou gerações.
Revisão: Jorge Gutierre
Uma coletânea com dois ótimos FF. Por mais que falem mal do II, é um dos mais legais, pra época, a quantidade de elementos novos foi incrível. História bem desenvolvida, gameplay variado. FFII foi importantíssimo pros futuros jogos da série.
ResponderExcluirRebel Army? Pra mim uma das melhoras músicas da série.
Pro PSP dá pra achar esses dois jogos por um preço bom aqui no Brasil. Vale a pena (os sprites são bem legais rs)
Conheci o FF II pelo Origins e também achei um jogo excelente. A trilha sonora é épica e a história é mais profunda. Enfim, concordo contigo Rafa.
ResponderExcluir