Em uma época de grandes lançamentos, Tenchu se mostrou um grande divisor dos jogos de ninja. Com bastante originalidade, a sua sequência, Tenchu II: Birth of the Assassins, mostrou que era capaz de manter a qualidade e assim o fez. Com uma longa história, 3 personagens e várias novidades, o game se mostrou um excelente título, mesmo com suas falhas bastante aparentes. Apesar disso, a Activision fez um ótimo título e um game com uma dificuldade que agradará aos jogadores mais experientes. Aproveite a leitura e relembre deste jogo após seus 13 anos de lançamento.
História
O jogo se passa antes de seu antecessor. Como? Bem, apesar de ser uma sequência de Tenchu: Stealth Assassins, em linha cronológica, Tenchu II é o primeiro. Entendeu? Certo. Tenchu II conta a história dos, ainda adolescentes, Rikmaru e Ayame sendo ensinados pelo seu mestre Shiunsai. Lembra que Rikmaru possuía uma cicatriz em seu rosto no primeiro jogo? Pois bem, aqui você fica sabendo exatamente como ele ganhou sua marca. Além dos dois já conhecidos ninjas, você pode desbravar suas aventuras com mais um: Tatsumaru.
Servindo a Casa de Gohda por várias gerações, os jovens ninjas devem proteger Lord Gohda Matsunoshin contra um grupo de ninjas misteriosos chamado Burning Down. Entre várias batalhas sangrentas, resultando na morte da esposa e o sequestro da filha de Lord Gohda, Tatsumaru intervem resultando na fuga de Motorhide. Com Tatsumaru desaparecido, resta a Ayame e Rickmaru salvar Lord Gohda e parar de vez com essa guerra.
Visão de um ninja. Quase…
Tenchu II melhorou em relação a seu antecessor. Houve um aumento de qualidade nos polígonos e os personagens estão, agora, mais detalhados. A sequência de movimentos especiais ao surpreender um inimigo e eliminá-lo estão, também, cativantes. Porém, sua “visão ninja”, neste jogo, é altamente prejudicada devido às limitações do PlayStation. Isso é um problema, levando em conta que é um jogo que exige estratégia e você é um ninja. Outra coisa que se nota, é a pouca preocupação em certos objetos de cenários como fogo e grama. Coisas que não se precisam de uma “visão ninja” para notar logo de cara.
Quase em som ambiente
Por se tratar de um jogo de ninjas, há pouca musicalidade aqui. Espere sons apenas de alguns itens na tela e poucas, pouquíssimas músicas em Tenchu II. A ausência dela contribui para o clima e ambientação ao ar livre do jogo. As poucas que existem são todas tradicionalmente japonesas. Se isto é um ponto positivo ou não, o importante é que esse fator não minimiza o que Tenchu II é: um bom jogo de ninjas.
Ninjas não matam ninguém escutando músicas no seu ipod. Então, pare de “mimimi” e jogue como um verdadeiro ninja.
Jogabilidade
Como no jogo anterior, você deve explorar toda a fase atrás de seus objetivos e matar seus inimigos da forma mais silenciosa possível. Para melhorar, os desenvolvedores do jogo criaram movimentos específicos para cada um dos personagens na hora da matança. E para ajudar mais ainda, novos itens foram acrescentados, como dardos com veneno e uma espécie de pó que cega seu oponente por um certo tempo. Com um número maior de movimentos, você pode atacar inimigos de costas, o que facilita muito caso seja detectado e perseguido por muitos. No início, se torna bastante confuso e difícil utilizar tais movimentos. Mas nada como algumas horinhas de prática para ajudá-lo. Além de pulos simples e pulos duplos, você poderá se esconder na água ao velho estilo de desenhos animados. Lembram do caninho para respirar sob a água? Pois bem, está técnica simples se torna bastante eficaz e pode te salvar de maus bocados.
Dentro da jogabilidade do game, o que pode tirar você dos nervos e, talvez, fazer você desistir de virar um ninja para lutar MMA, são os chefes. Acredite, no início são até bem fáceis, mas, depois a coisa fica tão séria como um vazamento de uma usina nuclear. Eles atiram objetos, se tornam mais “apelões” além de fazer você voltar para o início da fase, caso perca. E para piorar ainda mais, a cada derrota, você inicia com menos itens a disposição.
Resumindo
Tenchu II: Birth of the Assassins, manteve a qualidade de seu antecessor. Com mais movimentos e itens, o jogo peca por um visual que poderia ter mais capricho e um som que poderia ser melhor usado. Mas, apesar destes contras, o game mantém um bom nível de qualidade, e uma dificuldade boa para os jogadores mais exigentes. Com uma história interessante (e longa, por sinal), 3 personagens e uma jogabilidade marcante, Tenchu II: Birth of the Assassins foi o jogo que caiu dos céus para os fanáticos por games de ação/estratégia. O que acha, caro leitor? A experiência continua sendo a mesma para você após mais de 10 anos de seu lançamento? O jogo não o satisfez? Conte-nos sua experiência.
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