Com lançamento previsto para o dia 30 de setembro, a nova versão da franquia de futebol da FIFA chegará nas lojas com muitas novidades. Com controles mais precisos e até mesmo um mecanismo de lesões, FIFA se aperfeiçoa a cada ano como um verdadeiro simulador do futebol. Continue lendo para saber mais sobre este novo jogo da produtora EA Sports.
Melhorias em diversos níveis
Não é a toa que o FIFA 12 já recebeu 325% mais pre-orders do que o seu antecessor. O principal objetivo dos developers do FIFA é transformar o jogo na experiência mais real possível. Portanto, a evolução trazida por esta nova versão não está apenas nos gráficos - muitas features foram aprimoradas.
Uma delas é a defesa, que conta com um sistema novo, chamado Tactical Defending. Esqueça o carrinho automático e a pressão agressiva - com este novo mecanismo, será possível controlar a defesa com mais precisão. Nos outros jogos, esta era uma área que contava com muito com comportamentos automáticos e pouca interferência humana. Com esta atualização, será possível comandar cada detalhe da defesa - o quanto pressionar, a que distância e decidir qual o melhor momento para tentar roubar a bola.
A inteligência artificial dos colegas de time também melhorou substancialmente. Agora, existe uma compreensão das forças e fraquezas dos colegas de equipe - dependendo do jogador que está com a bola, os outros integrantes do time saberão exatamente o que fazer de acordo com as características dele. Os próprios jogadores também estarão cientes das suas habilidades, criando oportunidades de acordo com as suas capacidades. A visão de passe será diferente de jogador para jogador - os melhores conseguirão fazer passes que a defesa terá dificuldade de prever, enquanto os jogadores piores sofrerão mais.
Os dribles também mudaram. Os jogadores terão uma noção maior do que os rodeia, podendo controlar melhor não apenas as situações como também a posse de bola. Mais precisos do que nunca, os dribles foram construídos em cima do sistema que já tinha sido implementado no FIFA 11. As melhorias vão desde a criação de novos dribles até a possibilidade de achar espaços na área e de proteger melhor a bola quando aparece um defensor.
Lesões em tempo real
Uma das features mais esperadas do novo jogo - o sistema de lesões - é mais um passo que o FIFA 12 dá em direção ao realismo. Por meio do mecanismo de impacto, as colisões durante a partida serão contabilizadas no corpo do jogador, e uma lesão não será mais algo “aleatório”. Dependendo da força e do impacto de cada batida, os jogadores poderão colecionar lesões e machucados. O modo carreira será mais desafiador com esta nova feature, uma vez que precisaremos gerir os riscos de colocar em campo um jogador que não está completamente recuperado.
Revolução online
Com o novo Football Club, a jogatina pela internet não irá se resumir a partidas valendo pontos que não levam a nada. Será muito mais do que isso - teremos acesso a 10 ligas, onde todos começam na décima divisão, e poderão subir na medida que forem conquistando pontos. E o melhor: rage quitters serão penalizados. Este era um dos maiores problemas nos FIFAs anteriores: estar ganhando de 4x0 e não somar pontos, pois o adversário saiu na metade e não perdeu nada com isso.
Será possível escolher um clube e apoiá-lo, jogando online contra os rivais e fazendo-o subir nos rankings de times. A maior mudança, no entanto, será a possibilidade de reviver jogos reais: frequentemente serão criados desafios com base nos jogos das ligas mundiais, tentando reverter os resultados dos maiores acontecimentos do mundo do futebol.
Pro Evolution Soccer ou FIFA, qual comprar?
Por muitos anos, PES (ou Winning Eleven, como é mais popularmente conhecido no Brasil) era indiscutivelmente o melhor jogo de futebol para videogames. Porém, com a chegada da nova geração de consoles, FIFA evoluiu muito enquanto PES estagnou.
PES 2012 irá introduzir uma nova mecânica, que permite controlar dois jogadores ao mesmo tempo. Ainda não sabemos se terá um impacto positivo ou negativo no gameplay. No entanto, problemas clássicos não foram corrigidos, como a lei da vantagem (que nem sempre funciona) e o comportamento confuso dos zagueiros.
Screenshot do PES12
Screenshot do FIFA12
Apesar de tudo, o jogo ainda está mais voltado para o mercado brasileiro do que o FIFA. Esta é, basicamente, a grande vantagem que o jogo da Konami possui nos dias de hoje. Além de ter licenciado muitos times do Brasileirão e oferecer narração em português, a Konami recentemente adquiriu os direitos da Copa Santander Libertadores e da Copa Nissan Sul-Americana.
Para quem gosta de jogar com o seu time do coração, PES continua oferecendo esta vantagem. Porém, basta jogar a demo beta (que já está disponível na PSN) para perceber que o gameplay está muito atrás tecnicamente. Sendo assim, quem não se importar de abrir mão dos times brasileiros contará com muitas novidades e melhorias. A demo de FIFA12 sairá no dia 12 de setembro.
Muito curiosa pelo Football Club, acho que vai ser uma ferramenta bem interessante (ao menos tem tudo pra ser). Sou #teamFIFA desde sempre, então, para mim, nem existe essa comparação FIFA x PES hahaha
ResponderExcluirMais uma vez, parece que vai sair na frente do PES.
ResponderExcluirÉ muito bom ver que o jogo está cada vez mais real. Passar a bola, e até defender era bem simples antigamente, bom que agora está cada vez mais difícil (e porque não mais legal) de se jogar.
E punir RQs é a melhor coisa que fizeram. É um saco você estar vencendo e o cara desconectar. =/
nem fala. dá muita raiva mesmo.. acaba que as pessoas só jogam enquanto acham que tem chance de virar, e mesmo assim, já vi gente desconectar aos 45' do segundo tempo.
ResponderExcluiragora vai ter punição em pontos, e no profile de cada um vai mostrar a porcentagem de quitting do jogador. assim já vamos avisados... e efetivamente vão ter rankings legais, vai valer a pena jogar online :)
Haheuihaieu boa essa sacada da porcentagem do quitting.
ResponderExcluirSensacional eles ter melhorado as lesões.
ResponderExcluirEstou ansioso para jogar.
interessante esses desafios também tomara que seja sensacional.