Final Fantasy sempre foi uma série que apresenta elementos que podem ser considerados estranhos. Começando pelas roupas de alguns personagens até a mistura recorrente de elementos mágicos com naves espaciais, indo até viagem no tempo e múltiplas dimensões, a franquia tem apresentado há anos esses elementos inusitados, que já se tornaram icônicos no mundo do videogame. Mas nenhum deles é tão icônico quanto a estranhíssima Gunblade. E aqui está o porquê.
Mas isso corta ou atira?
A Gunblade em sua primeira forma apresentada (em Final Fantasy VIII), era uma espada. A arma não disparava projéteis, e o gatilho era utilizado apenas para potencializar o dano causado contra os inimigos.
E para você que está aí pensando "mas quem diabos inventou essa bizarrice?", a resposta é Tetsuya Nomura, o designer de vários títulos da série Final Fantasy. Seguindo a linha mais moderna do designer, a Gunblade de Squall é um revolver com uma lâmina estilizada na ponta, ao invés do cano da arma. Já a do rival Seifer (chamada Hyperion) é uma pistola com a lâmina na ponta.
Usando-a no jogo, a Gunblade funcionava assim: você usava o comando para Squall atacar, e quando ele desferia o golpe, existia um momento específico para apertar R1 e disparar o gatilho, aumentando bastante o dano causado.
Em aparições posteriores, a Gunblade tomaria outras formas, inclusive misturando a função de arma de projétil e espada.
Final Fantasy VIII
A primeira aparição da Gunblade foi em 1999, no jogo Final Fantasy VIII. O solitário e taciturno protagonista, Squall Leonhart, já inicia a abertura do jogo com uma luta de Gunblades (contra seu rival, Seifer). É assim que Squall ganha sua famosa cicatriz.
Como em todo Final Fantasy, é possível melhorar as armas. Nessa edição em específico, os personagens mantém o estilo de arma utilizado, mudando apenas o nome e aparência, além de seus Limit Breaks (os combos/especiais). Confira a evolução da Gunblade de Squall, com direito a imagens com as suas descrições na Weapons Monthly Issue, a revista que permite ao jogador fazer os upgrades das armas:
- Revolver
A primeira forma é a mais simples e icônica, com um revolver simples acoplado à lâmina com o desenho do leão, tema recorrente em FFVIII. - Shear Trigger
Também bastante simples, a Shear Trigger é uma versão mais robusta e de aparência mais agressiva da Revolver. Obviamente é também uma versão mais poderosa. - Cutting Trigger
Um modelo mais estilizado, a Cutting Trigger substitui a lâmina da Revolver por uma lâmina vermelha e, segundo a descrição no jogo, mais cortante e letal - Flame Saber
Parecidíssima com a lâmina vermelha da Cutting Trigger, a diferença da Flame Saber é a afinidade com o elemento Fogo. Essa afinidade elemental a torna uma arma bem menos versátil. - Twin Lance
Com a aparência mais pesada, a Twin Lance tem, obviamente, duas lâminas, embutidas num cabo de revolver. - Punishment
Basicamente idêntica a Twin Lance, a Punishment é apenas mais leve e poderosa. - Lion Heart
Finalmente, a última forma da Gunblade traz enormes adições ao poder de Squall. A Lion Heart é extremamente estilizada, com um cabo estendido, asas e uma lâmina azul-brilhante, a Lion Heart permite a Squall fazer seu mais poderoso Limit Break, que recebe o mesmo nome da arma. Squall usa a Lion Heart para acertar o inimigo 19 vezes, e é possível ainda que ele use o Renzokuken, que aumenta o dano para um valor que tenha entre quatro e oito dígitos (!!!). É um dos poucos ataques no jogo que podem ultrapassar o limite de 9999 HP de dano.
Outras aparições
Como já foi dito, a Gunblade se tornou uma das armas mais icônicas de Final Fantasy, e teve algumas aparições durante a série, confira:
- Compilação Final Fantasy VII
Nessa compilação do clássico FFVII, a Gunblade aparece mais de uma vez. Em Crisis Core e Dirge of Cerberus, e em ambos os jogos, a arma é utilizada por inimigos. No filme Final Fantasy VII: Advent Children, os personagens Yazloo e Loz carregam Gunblades chamadas Velvet Nightmare (com a bizarra tradução de "pesadelo de veludo"). - Final Fantasy XII
Gilgamesh é um personagem recorrente na série, e ele sempre carrega dúzias de espadas. Uma delas, nesse título, é a Gunblade. Dessa vez com um Chocobo no lugar do leão. - Final Fantasy XIII
Novamente nas mãos de uma protagonista, Lightning, a Gunblade tem, nesse título, cerca de 17 versões diferentes. - Dissidia Final Fantasy
Tanto no original quanto no segundo (Dissidia 012), Squall utiliza a Gunblade como arma, e, ao entrar no EX Mode, usa a Lion Heart com efeitos devastadores.
A popularidade da Gunblade estendeu-se para além da série Final Fantasy (e até mesmo da Square Enix!).
- Parasite Eve 2
Utilizada por um inimigo do jogo, Aya Brea pode obter a arma desde que atenda a algumas condições. Ela é chamada simplesmente "Gunblade". - World Of Warcraft
No MMO que é fenômeo mundial, a Gunblade pode ser obtida somente por jogadores muito experientes (acima do nível 65) e é raramente derrubada por monstros.
Jogos em que aparece: Final Fantasy VIII, Final Fantasy VII: Dirge of Cerberus, Final Fantasy VII: Crisis Core, Final Fantasy XII, Final Fantasy XIII, Dissidia Final Fantasy, Dissidia 012 Final Fantasy, Parasite Eve 2, World of Warcraft, entre outros.
Bom texto, Leandro!
ResponderExcluirObrigado! Final Fantasy VIII é o meu preferido da série, acabei focando mais nele, sem querer :P
ResponderExcluirOtimo texto, bem explicado...
ResponderExcluirmuito bom...
pena que eu ainda não joguei o FFVIII...
So Zerei o FFXII e o Crisis Core q tem o melhor final de game que eu ja vi...
E quanto a Kingdom Hearts? Ela também aparece em algumas cutscenes do 2º e no do 1º com direito a uma batalha contra Leon até (no primeiro).
ResponderExcluir