Blast from the Past

Blast from the Past: Vib-Ribbon (PS)

Bizarro, jogabilidade inovadora, música pop grudenta e um coelho saltitante. Esse seria um resumo breve, e superficial, do que Vib-Ribbon... (por Anônimo em 07/09/2011, via PlayStation Blast)

vib ribbonBizarro, jogabilidade inovadora, música pop grudenta e um coelho saltitante. Esse seria um resumo breve, e superficial, do que Vib-Ribbon pode representar. Nada de alucinógenos aqui, os nipônicos conseguem fazer loucuras apenas com linhas, um pouco de música e muita, mas muita originalidade. Se você é daqueles que exige bons gráficos para que o jogo seja jogável, mude seus conceitos agora e veja o quanto pode se divertir apenas com linhas e músicas viciantes.

Um jogo de quê?

vib_ribbon_screen_3b Vib-Ribbon pode ser um jogo difícil de se rotular, mas não de compreender. Nele, você controla Vibri, uma personagem com aparência de coelho que anda por linhas e obstáculos que vão de simples buracos a loops com depressões. Para cada obstáculo existe um botão e, em determinados momentos, uma sequência de comandos para ultrapassá-los. Tudo isso combinando com o tempo da música que toca ao fundo. Para atravessar um loop, aperte R1; para linhas, X; para buracos, aperte para baixo; e L1, para subir. Em algumas horas, a soma de dois obstáculos exigirá a junção dos comandos correspondes, o que torna o jogo um pouco mais desafiante.

Gráficos de Atari?

vib_ribbon_screen_6b Os gráficos de Vib-Ribbon, por mais que lembrem gerações passadas, são um show à parte. Apesar de não causarem nem cócegas no hardware do PlayStation, os gráficos cumprem bem seu papel e fazem parte do caráter inovador que o jogo exala. São linhas simples, animadas, fazendo você pensar que está em algum episódio de desenho animado.

 

Formas

Você controla Vibri, uma personagem carismática que predomina em forma de coelha. Ela muda de forma de acordo com seu desempenho durante a fase. Se não cometer erros, acertos serão acumulados em formas de pequenos pontos vermelhos ao redor de Vibri e você poderá se transformar em uma forma voadora com uma coroa; errando, você será reduzido a formas de animais como um sapo e até uma minhoca.

Trilha Sonora

A trilha sonora é um charme à parte. Predominando o Pop, as músicas são compostas por Masaya Matsuura e cantadas, com exceção da faixa “How To Play”, por Yoko Fujita. Além de fofas e viciantes, as músicas possuem batidas que fazem você, em pouco tempo com o jogo, cantarolá-las, te fazendo parecer um bobo enquanto joga.

Dados da trilha Sonora:

Título: Laugh & Peace / Masaya Matsuura – Vib Ribbon

Formato: CD, Jogo de Playstation

Lançamento: 2000

Gênero: Eletronic, Pop

Estilos: J-Pop, Experimental, Eletro, Big Beat, Breakcore

Faixas:

Polaroid – 2:39

Sunny Day – 2:34

Laugh & Peace – 2:32

Universal Dance – 2:35

Do You Know? – 2:47

Roll Along – 2:33

How To Play – 3:00

Concluindo

Se você é daqueles que visa mais gráfico que inovação, com certeza, passará batido por este jogo. Apesar de não possuir gráficos trabalhados, como Final Fantasy IX, ou uma história complexa, como Metal Gear Solid, Vib-Ribbon cumpre bem o seu papel de jogo inovador, mostrando uma arte carismática, viciante que merece ser contemplada ao menos uma vez.


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook