As duas franquias mais famosas de jogos de tênis são, certamente, Top spin e Virtua Tennis. A primeira sempre buscou os jogadores que querem mais realismo; enquanto a segunda, da SEGA, preferiu investir nos jogadores mais casuais, e usa um estilo mais arcade. Como fora lançado um jogo da série concorrente, Top Spin 4, antes de ser lançado o novo jogo da série Virtua Tennis, alguma expectativa surgiu em torno de seu próximo lançamento, ainda mais com a promessa da jogabilidade em primeira pessoa, algo inédito até então nos jogos de tênis para videogame. O jogo trouxe a prometida mecânica, mas manteve a sua jogabilidade bastante casual. De fato, são nas mecânicas do jogo que estão contidas as possibilidades de sucesso ou fracasso desse novo game. Vale a pena conferir.
Virtua Tennis, como dito, sempre foi mais voltado ao estilo arcade, ainda mais se comparado com o seu concorrente direto, Top Spin. Nessa nova versão não foi diferente, e o estilo foi mantido; contudo, um pouco menos do que antes, ao menos quanto à movimentação, que agora está menos solta, dá para sentir o jogador mais pesado, mais real. Da mesma forma, a reação dos personagens precisa de um tempo entre um golpe e outro.
Para manter o estilo arcade, até um golpe especial está disponível. Basta, para tanto, encher uma barra de energia, para então apertar um botão e desferir a pancada. Mas não espere nada exagerado e indefensável, pois se trata apenas de um golpe mais forte, que pode muito bem ser devolvido sem maiores dificuldades, desde que se perceba a sua direção.
Os controles tem boa reação, e o jogo traz uma boa progressão na dificuldade. Também os oponentes tem as suas características únicas, o que significa que cada jogador precisa de uma estratégia própria para ser batido. Se enfrentar o Fernando González, por exemplo, pode se preparar para um forehand (golpe de direita aplicado pelo destro) bem aplicada e potente, e é uma boa pedida explorar o backhand (golpes de esquerda do destro) do chileno; já ao enfrentar o ex-número 1 do mundo, Jim Courier, que tem golpes muito potentes de ambos os lados, pode se preparar para correr e antecipar bem, pois ele não dá sossego do fundo da quadra.
As texturas são boas, mas poderiam ser melhores, e os serrilhados podem ser encontrados no game. Os movimentos dos jogadores estão menos comuns, um pouco mais individualizados em relação ao estilo de cada um, mas ainda assim são bem genéricos. O som também é bem genérico e não tem muita variedade.
Jogadores profissionais
22 jogadores profissionais, entre homens e mulheres, foram disponibilizados para essa nova versão. Mesmo assim, o PlayStation 3 ainda recebeu 3 personagens exclusivos, que não aparecem nas versões para Xbox 360 e Nintendo Wii. Todos são ex-jogadores e estão ao final da lista abaixo. É uma quantidade apenas um pouco menor do que os 25 de seu concorrente direto, Top Spin 4. Vejamos a lista:
Roger Federer
Rafael Nadal
Novak Djokovic
Andy Murray
Andy Roddick
Gaël Monfils
Juan Martín del Potro
Fernando González
Tommy Haas
Philipp Kohlschreiber
Andreas Seppi
Jim Courier
Venus Williams
Ana Ivanović
Caroline Wozniacki
Svetlana Kuznetsova
Maria Sharapova
Anna Chakvetadze
Laura Robson
Boris Becker (exclusivo PS3)
Stefan Edberg (exclusivo PS3)
Patrick Rafter (exclusivo PS3)
Modos do jogo
- WORLD TOUR: é o famoso modo de carreira, no qual é possível criar um personagem customizável, e existem opções suficientes para alterar o rosto, físico, tipo de backhand, forehand e serviço. É uma jornada de 4 temporadas para vencer os 4 maiores torneios do mundo na Austrália, França, Inglaterra e Estados unidos. Para tanto, é importante aumentar o seu nível através de resultados de jogos, minigames, relacionamento com os fãs e atividades voluntárias, pois tudo isso afeta nas taxas do personagem. A forma da jornada do ponto de partida ao torneio final é de uma espécie de tabuleiro do mapa mundial, em que não se pode escolher para onde se quer ir exatamente. As opções são predefinidas, pode ser que apenas 2, 3 e 4 passos sejam possíveis, mas não dar apenas 1 passo, por exemplo. Outro problema é não poder voltar, só se pode andar para frente e também não é possível repetir os minigames. Estes, por sinal, não são tão divertidos e logo se tornam chatos, pois se repetem ao longo da jornada, apenas vão aumentando a dificuldade conforme o nível do seu personagem aumenta.
- ARCADE: essa é uma opção mais rápida e interessante, na qual é possível escolhe um dos jogadores profissionais disponíveis, ou 2, caso vá participar em duplas. Os 4 dos maiores campeonatos são jogados em sequência, bastando vencer apenas um jogo para levar o troféu em cada um deles.
- EXHIBITION: essa é uma opção que nunca falta, e nem pode, na qual você pode chamar até 3 amigos para jogarem entre si.
- PRACTICE: é o tutorial, mas não ensina tanto assim, apenas algumas dicas são dadas e o resto é praticar. E essa é mesmo a melhor forma no caso de Virtua Tennis 4, pois os controles são muitos simples e qualquer um consegue dominar o básico com apenas um pouco de prática.
- PARTY: são alguns minigames disponíveis para quando o jogador cansar de jogar tênis e quiser algo ainda mais casual. Pode ser jogado sozinho ou com até mais 3 pessoas.
- MOTION PLAY: esse é o famoso modo em que se pode jogar em primeira pessoa, fazendo uso do controle de movimento do PS3, o PlayStation Move.
- NETWORK: é o modo online, e é bem simples e casual. É possível jogar contra outras pessoas ao redor do mundo e existe um sistema de ranking que conta as vitórias. Infelizmente, não existe uma opção mais elaborada, do tipo modo carreira ou mesmo nos moldes de um torneio. O que é mesmo uma pena, pois seria muito divertido poder criar seu próprio torneio e convidar os amigos para participar. Algo como PlayStation Blast Open seria uma boa pedida para um novo Grand Slam.
- MY CLUB: é onde o jogador pode checar o seu progresso e mudar os ajustes do seu kit.
Um passo para frente; outro passo para trás
Virtua Tennis 4 trouxe um avanço ao usar o PlayStation Move para jogar com visão em primeira pessoa, o que muitos jogadores já desejavam há algum tempo, até para ter mais aquele sentimento de que se está dentro de uma quadra de verdade. Deu a impressão de ser uma versão beta, com muito a melhorar ainda, como a movimentação que não pode ser feita pelo jogador - o próprio jogo se encarrega disso -, a quantidade de golpes também é limitada, se limitando ao top spin e slice, e uma bola alta chata de responder. Isto é outra desvantagem, pois é difícil pegar o tempo da bola em algumas situações, como a própria bola alta. Mas é até bem divertido e, seja como for, foi um bom primeiro passo (para frente).
Em contrapartida, os demais modos de game ainda são controlados utilizando o controle tradicional do PS3, o que não é nada interessante, já que o próprio concorrente, Top Spin 4, já usa o Move no jogo todo, permitindo que o jogador desfira swings como se tivesse uma raquete em mãos. Afinal, a tecnologia do Move já está aí há algum tempo, suficiente para ter preparado algo melhor, e não apostar tão somente num único e limitado modo com a sua utilização.
Enquanto isso
Todos já estão familiarizados com a nossa coluna "Enquanto isso", que trata das outras plataformas que não da própria Sony. Da mesma forma, esse tópico pretende tratar do jogo Virtua Tennis 4 nos outros dois consoles: Xbox 360 e Nintendo Wii.
É praticamente o mesmo jogo em todas as plataformas, não trazendo diferenças além dos controles e poderio gráfico. Com quem está a vantagem? Depende do gosto de cada um, mas, certamente, não é a versão do Wii. O que acontece é que os concorrentes já se utilizam normalmente de controles que não os de movimento, e o Wii remote, nesse aspecto, só serve como quebra-galho. Se ainda existisse a opção de usar os controles de GameCube ou Classic Controller, essa diferença diminuiria bastante.
A comparação gráfica, como é o mesmo jogo, não poderia ter um resultado diferente, nos consoles com mais potência, também tem melhores gráficos e som.
Agora, a grande comparação está na utilização do modo Motion Play, que permite que cada console, finalmente, utilize seus controladores de movimento. E o resultado é bem parecido para os três, não há uma resposta claramente melhor para qualquer um. Tanto o Kinect, do Xbox 360, quanto o PS Move, do PS3, e o Wii Motion Plus têm respostas muito parecidas. Mas, vale lembrar, o uso do Wii Motion Plus se faz necessário, ou então fica quase impossível jogar. A diferença está mais no uso do Kinect, pois o Wii e o PS3 usam uma tecnologia parecida. Não usar um “bastão” pra servir de raquete, ainda é um pouco estranho, pois usar apenas as mãos para rebater as bolas dá uma impressão que se está tentando matar mosquitos. Eis o trailer do Virtua Tennis 4 com o uso do Kinect:
Prós
- Motion Play: esse modo é inovador, ao trazer a jogabilidade em primeira pessoa, e divertido, pois a sensação é diferente e instigante.
- Arcade: os jogadores casuais, que não são poucos, vão gostar do estilo menos realístico.
Contras
- Controles: o mesmo controle tradicional da versão anterior, não fazendo uso do PlayStation Move, apenas no modo Motion Play.
- Modo online: muito básico, apenas conta um ranking de vitórias. Não traz a opção de um modo carreira ou de um torneio online – adeus PlayStation Blast Open.
- Som: genéricos e pouco variados.
Virtua Tennis 4 – PlayStation 3 – Nota Final: 6.5
Gráficos: 7.0 | Som: 6.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 6.0
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