Para um observador distraído, o Weighted Companion Cube não passa de um objeto qualquer. Contudo, aqueles que já jogaram Portal sabem que o cubo é muito mais do que isso. Como o seu próprio nome diz, ele nos acompanha na curta (porém memorável) jornada através dos laboratórios de teste da Aperture Science. Confira aqui o perfil desse objeto-personagem que roubou a cena em Portal e conquistou muitos gamers (atenção: spoilers).
As origens do Cubo
Segundo os próprios developers, o conceito do Cubo surgiu para preencher uma falha no gameplay. Muito antes do lançamento, quando o jogo ainda estava sendo testado, os jogadores tinham dificuldade de concluir que precisavam usar o cubo para completar uma câmara de teste. Após um jogador passar trinta minutos tentando colocar uma estante em cima do botão que abria a porta da câmara, os developers decidiram que as salas precisavam ter apenas um mínimo de decoração e conteriam somente os materiais necessários. Desta forma, o Cubo ganharia destaque maior e os jogadores deduziriam que ele é necessário para manipular os mais variados aspectos do jogo.
Porém, na medida em que o jogo avança, as câmaras de teste vão ficando maiores e mais complicadas. Com isso, uma nova falha no gameplay apareceu: os jogadores não se davam conta de que era preciso levar o Cubo junto com eles. Nem sempre ele era necessário no local onde se encontrava, mas era essencial mais adiante, por exemplo. Para resolver esta questão, os developers mudaram a aparência dele, e garantiram que seria frequentemente mencionado pela GLaDOS - o computador que nos acompanha ao longo dos testes. A ideia era fazer com que os jogadores se apegassem ao Cubo e não o deixassem para trás. Funcionou.
Cubos irmãos
Existem dois tipos de cubos em Portal - Storage e Companion Cube. O mais comum é o Storage Cube, e é também o cubo que mais utilizamos durante o jogo. Todavia, os dois cubos possuem as mesmas características e funcionalidades. Ambos são úteis nas câmaras de teste e ambos são essenciais para abrir portas. A diferença está no design de cada um. O Storage Cube é completamente cinza, enquanto o Companion Cube possui corações no lugar do logotipo da Aperture Science.
Ao longo do jogo, a voz de GLaDOS nos recorda frequentemente sobre a importância do cubo. Segundo ela, os principais sintomas causados pelos testes são alucinações, superstição e a ideia de que os objetos inanimados ganharam vida. Em função disto, ela nos relembra permanentemente que o cubo não fala. E vai além, dizendo que, caso isto aconteça, conselhos do objeto devem ser ignorados Também somos avisados constantemente de que o cubo jamais irá nos ameaçar de morte.
O triste fim de um Cubo
Dezessete câmaras de teste depois, é impossível não simpatizar com o Companion Cube. Na ausência completa de outros personagens, o cubo não só ajuda como acaba se tornando uma presença inofensiva e reconfortante. E era exatamente isso que GLaDOS, o sinistro computador, queria que acontecesse. Ao chegar no final da câmara 17, ela informa que não é possível prosseguir com o Companion Cube. E mais: não é possível deixá-lo desacompanhado.
Somos avisados por GLaDOS que, para prosseguir, precisamos sacrificar o cubo. Você, que superou diversos testes mortais, câmara após câmara, agora precisa incinerar o seu único amigo. Sem isso, não poderá prosseguir.
“Embora tenha sido um fiel companheiro, o Companion Cube não poderá acompanhá-lo pelo resto do teste. Se ele pudesse falar - e o Enrichment Center aproveita esta oportunidade para lembrá-lo que ele não pode - o Cube iria dizer-lhe para ir sem ele, porque ele prefere morrer em um incêndio do que se tornar um fardo para você.”
- GLaDOS, sobre a morte do Companion Cube
E, realmente, não é possível continuar sem soltar o Companion Cube dentro do incinerador. Muitos jogadores confessaram hesitar nessa parte do jogo, procurando uma forma de salvar a “vida” do cubo. Alguns até chegaram a pular dentro do incinerador, se sacrificando para não precisar matar o cubo. Os criadores de Portal mencionaram que se arrependem por não ter instalado um cronômetro escondido que medisse o tempo que o jogador leva para incinerar o cubo.
Durante o tempo em que hesitamos, GLaDOS não poupa no seu senso de humor sarcástico. Ela informa que, apesar do processo de incineração ser absurdamente doloroso, 8 em cada 10 engenheiros da Aperture Science acreditam que o Companion Cube “muito provavelmente” não sente dor.
O (breve) retorno do Cubo
Devido ao seu grande sucesso e popularidade entre gamers, o Cubo retornou em Portal 2. A sua participação no jogo é apenas uma ponta, não desempenhando um papel tão importante quanto da outra vez.
Presente apenas em um nível, o Companion Cube é rapidamente desintegrado por GLaDOS. Ela conta que possui um armazém repleto de Companion Cubes, e que eles podem, sim, sentir dor. Entretanto, é possível voltar atrás e “salvar” um dos cubos incinerados por ela - apenas para assistí-lo sendo destruído da mesma forma que os outros. Mas veja pelo lado bom: ao menos você ganhará um bronze trophy por ter tentado.
Lista de jogos
O Weighted Companion Cube pode ser encontrado nos seguintes jogos:
- Orange box – Portal (PS3)
- Portal 2 (PS3)
"Dezessete câmeras de teste depois, é impossível não simpatizar com o Companion Cube", FATO. Incinerar ele dá uma dor no coração :~
ResponderExcluirSempre achei essa história do companion cube muito forçada. Simpatizar com um cubo de cores frias, que parece ter sido fabricado em série, e que não dá nenhum sinal de vida? Só por causa de uns pequenos corações rosas nas suas faces?
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