“Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...”
Nessa aventura dos nossos heróis gauleses preferidos, Asterix e Obelix, a missão será encontrar o ingrediente que Panoramix precisa para preparar a sua poção mágica. Uma “pequena alguma coisa extra”. Por Tutatis! O que é essa coisa? Só terminando o jogo para descobrir.
Após a introdução da história, em que os protagonistas devem se engajar, somos apresentados não a um típico jogo do Asterix, com socos e plataformas, mas a um mapa-tabuleiro em que devemos preparar nossa estratégia, a fim de conseguirmos o tal ingrediente tão especial.
De forma que o jogo é uma mistura dos gêneros estratégia em turnos e ação/aventura. Primeiro é necessário distribuir seus exércitos pelo mapa, como se fosse um jogo de tabuleiro estilo “War” ou “Risk”. O jogador inicia, com os gauleses; depois o próprio jogo, com o exército romano. Por sinal, no início só a vila dos gauleses faz parte do território gaulês. Mas no final do jogo, dependendo de uma boa estratégia, todo a Gália pode estar sob domínio dos conterrâneos de Asterix e Obelix.
Alguns territórios só exigem, para serem ocupados, que se envie um número superior ao do exército ocupante. Sem necessidade de mais outra façanha, nem mesmo jogar dados. Mas outros, entretanto, precisam ser conquistados através de minigames ou de uma fase de ação e plataforma.
Após o término do seu turno, é possível transferir parte de seu exército para os territórios aliados vizinhos. Isto é muito importante para a estratégia do jogo, pois territórios mais importantes serão mais atacados. Também é necessário para enviar tropas para os locais em que se deseja atacar na vez seguinte.
O mesmo procedimento vale para a inteligência artificial (IA), que nem sempre é tão inteligente, ao comando do próprio Júlio César e seus generais. Certamente o modo difícil é o mais indicado para a maioria dos jogadores.
A força gaulesa
Asterix: é o personagem que dá nome a série. Seu nome provém da palavra francesa asterisque, que significa asterisco. Ele é baixinho, ágil e muito corajoso. Quando toma a poção mágica, aí é romano e pirata voando para todo lado.
Obelix: é o melhor amigo de Asterix e sempre o acompanha nas missões. Quando ainda bebê, ele caiu no caldeirão de poção mágica, adquirindo super força. Por esse mesmo motivo ele não pode tomar da poção. Ele é lento, mas muito forte e bonachão. Seu nome provém de obelisque, também em francês, e que significa obelisco.
Panoramix: é o velho druida. Único a saber a fórmula da poção mágica. Ele também é conselheiro dos heróis e do chefe da vila gaulesa, Abracourcix. Seu nome provém de panoramique, em francês, que significa panorâmico.
Vim, vi e venci
Após adentrar um dos territórios que possuem alguma construção, o jogo muda de estratégia para ação com plataforma. É aqui que podemos mandar alguns romanos pelos ares, com socos potentes que deixam inimigos tremendo. Os 7 territórios que devem ser conquistados são “Carnac”, “Roman fort”, “Aquae calidae”, “French alps”, “Narboa”, “Pirate city” e “The Forest”.
Cada um deles possui um diferencial. Nos alpes, por exemplo, o perigo está em cair da montanha; em Narboa, um touro raivoso espera como chefe de fase; na Pirate City, temos, naturalmente, que enfrentar piratas. Seja como for, são fases que lembram bastante os quadrinhos, com as mesmas cores, e os gráficos são bons, apesar de não serem o destaque.
Jogos romanos
Fora os territórios que possuem fases estilo ação, existem alguns que apresentam minigames para serem vencidos. Eles estão em 4 tipos:
- Arremesso de romano: é necessário girar um romano, da mesma forma que arremesso de peso no jogos olímpicos, e arremessá-lo o mais longe possível.
- Boliche de romano: os romanos são os pinos.
- Espancamento de romanos: é preciso acertar as cabeças dos romanos, com um menir, toda vez que eles aparecem de dentro dos buracos no chão.
- Quebrar barris e romanos: arrebentar todos os barris e os romanos.
Por Tutatis!
A coluna Blast from the Past serve para relembrar jogos antigos. No caso de Asterix, do Playstation, talvez seja mais uma indicação do que uma lembrança, pois o game não é muito conhecido da maioria das pessoas. É um jogo simples, porém viciante. Vale a pena conferir, para quem ainda não o conhece, e jogar novamente, para quem já teve o prazer de experimentá-lo.
Comentários