Assim que vencemos a Fera Sedenta de Sangue, Gehrman nos diz que o caminho para as partes superiores da Catedral agora está aberto. Se subirmos acharemos uma porta ainda fechada, mas ao resolvermos descer encontramos uma área secreta.
O antigo Workshop abandonado
Não resta nenhuma dúvida que tal local foi a morada de Gehrman por muitos anos e a base para o Sonho do Caçador, o próprio troféu que ganhamos ao conhecer o lugar se chama “A origem do Sonho”. Mas de onde veio esse homem? Não há nenhuma evidência conhecida dentro do jogo que ligue efetivamente Gehrman ao colégio de Byrgenwerth, mas eu estou cada vez mais convencido que ele estava por lá quando os estudiosos descobriram os labirintos de Pthumeru e neles as “antigas verdades”.Chegar aqui dá uma sensação linda de descobrimento. |
Quando Laurence, Willem e Micolash tomaram caminhos distintos (falaremos bastante disso hoje), Gehrman foi com Laurence para Yharnam. Enquanto a Igreja da Cura ia expandindo sua influência pela cidade, Gehrman secretamente fundou o Workshop para criar as armas e acessórios necessários para enfrentar os possíveis “contratempos” gerados pela pesquisa com sangue: as bestas. Segredo para o povo, a Igreja sabia de tudo, é claro.
Lá ele tomou aprendizes e foi desenvolvendo as técnicas da caça. Mas seu amigo mais próximo, Laurence, em certo momento sumiu e seus aprendizes foram sendo mortos ou se tornando bestas. Gehrman estava cada vez mais solitário? O que é a Doll (Boneca) para ele? Foi ele que a criou, mas a imagem e semelhança de alguém?
A boneca jogada no workshop abandonado. |
O guerreiro da Chikage e o fim de Eileen, a caçadora dos caçadores
Mas vamos falar nesse momento de dois conhecidos do velho Gehrman: Eileen e o indivíduo sem nome a quem a comunidade está se referindo como “o caçador da Chikage”.A descrição da arma Chikage: "Arma estrangeira utilizada pelos guardas reais que protegem Annalise". |
Mas Eileen se foca em vencer caçadores que já estão se tornando bestas, e não em traçar os caminhos que nós, como jogadores, seguimos guiados pelo velho Gehrman. Ela aparece para vencer Henryk, e a próxima vez que a encontramos está ensanguentada e prestes a morrer na escadaria da Catedral. Seu algoz permanece dentro do local, aparentemente louvando o altar.
Ela pede para não interferirmos, mas é claro que vamos vingar nossa querida companheira. Assim começa uma das batalhas mais difíceis de Bloodborne. O tal homem, o caçador da Chikage, é veloz, agressivo, dá um alto dano, e além de tudo consegue se curar e impedir que o jogador se cure. É, também, uma das duas pessoas que encontramos no jogo que utiliza a técnica do quickening. Vejamos o que diz a descrição do item Old Hunter Bone:
"O osso de um caçador cujo nome está perdido. Possivelmente um aprendiz do velho Gehrman, e um praticante da arte do Quickening, uma técnica particular aos primeiros caçadores". |
Ele está na Catedral, adorando o altar no qual eu afirmei na semana passada estar a ossada da cabeça de Laurence. Lembram que lá no primeiro texto eu disse que poderia mudar de opinião de uma semana para outra? Pois bem, eu não acho mais que aquela é a cabeça de Laurence, e mesmo que seja, acredito que Laurence sobreviveu de alguma maneira. Algumas pessoas apontam para a possibilidade deste caçador ser Laurence. Eu já acho que outro indivíduo que aparece no jogo é ele: a primeira pessoa que encontramos ao começar Bloodborne, o homem que nos injeta o sangue na clínica. Falaremos mais disso semana que vem.
Assim, vencemos o temido guerreiro e nos despedimos da caçadora, com a sensação de que nada parece dar certo neste mundo. Fique em paz, Eileen.
A floresta proibida e os dois seguidores de Willem
Seguimos em direção a Byrgenwerth. Agora que sabemos a senha “tema o sangue antigo”, o porteiro nos abre o caminho que nos levará pela floresta proibida ao antigo colégio. E esse porteiro aí? Está morto, e é um dos dois seguidores de Willem. Vejamos o que nos diz a descrição do seguinte item:Continuando nossa jornada, no grande moinho da floresta encontramos um homem em frente a dois corpos. Ele pede que o indiquemos algum lugar seguro. Se fizermos isso, ele acaba matando um por um que está na Catedral. Resolvemos, desta vez, enfrentá-lo ali mesmo, apenas para ver uma das mais fortes bestas do jogo: Abhorrent Beast. A luta é bem difícil, mas o que nos importa aqui são as falas dele. Ficamos até com dó, visto que ele nos acusa toda hora, enquanto caçadores, de escolher quem morre e quem vive.
Encontramos mais um Abhorrent Beast no cálice de Loran. Ainda tenho pesadelos com essa luta. |
O segredo de Byrgenwerth e a cisão dos estudiosos
Finalmente chegamos ao local em que tudo começou. Aqui os estudiosos encontraram antigos labirintos pertencentes a uma antiga civilização. Encontraram, também, o seguinte item:"Essas lesmas são claramente sinais dos Great Ones deixados para trás". |
Dentre os vários estudiosos, três se destacariam: Willem, uma espécie de reitor do colégio; Laurence, possivelmente o fundador da Igreja da Cura; e Micolash, o fundador da Escola de Mensis. Cada um deles com sua própria percepção em relação aos caminhos que devem ser tomados para evoluir. Falaremos de Micolash apenas na semana que vem.
Willem, por sua vez, teve uma Epifania: "Estamos pensando a partir do plano mais básico, o que precisamos é de mais olhos".
É muito interessante perceber como os dois caminhos diferentes apontados para a evolução são justamente as duas “moedas” do jogo: sangue (na forma dos ecos de sangue) e olhos (discernimento, ou conhecimento do louco). Ambos possuem importância central na mecânica do jogo e, também, em sua história.
Uma criatura perturbadora esse Rom. Interessante que ele não ataca o nosso personagem até que nós tomemos a iniciativa. |
Willem e um de seus aprendizes conseguiram evoluir. Enquanto o mestre começa a se tornar algo diferente, Rom se transforma na aranha do vácuo. Ele foi elevado ao status de um Great One, mais fraco que outros que encontramos pelo jogo, mas ainda assim um deles. Em uma parte inferior da Catedral, lemos o seguinte documento:
"A aranha de Byrgenwerth esconde rituais, e separa nosso mestre perdido de nós". |
O que acontece quando finalmente matamos Rom? Vemos Yharnam, a rainha, pela primeira vez, chorando para a Lua. Após esse momento a Lua Vermelha surge no céu, e nosso caminho para Yhar’Gul, a vila escondida, é aberto. Vejamos a descrição da runa Great Lake:
"Grandes volumes de água servem como defensores e guardiões do sono, agouros da verdade antiga". |
Iosefka e a clínica
E a clínica em que começamos o jogo? Pois bem, se voltamos para lá logo após pegarmos nossas armas no sonho do caçador, Iosefka nos dá um frasco de sangue especial da clínica. Em dado momento do jogo, porém, quando voltamos lá, ela não nos dá mais sangue, e pede que levemos pessoas para lá. Estranho.Como prêmio por levar pessoas, recebemos não o Iosefka Blood Vial, mas sim o Blue Elixir, um item ligado às pessoas da Igreja da Cura. Se chegamos à clinica pelo caminho da floresta antes de vencer Rom, a mulher, que está completamente vestida com as roupas do Choir (Coro, grupo da Healing Church) nos ataca. Caso cheguemos após vencer Rom, a encontramos agonizando em um leito.
O fim de "Iosefka". |
A Iosefka de verdade? Morta como um inimigo de aparência alienígena pelas nossa próprias mãos. Recebemos dele o item Iosefka Blood Vial ao matá-lo, um sangue que só ela pode produzir em sua clínica. Mas o que a impostara estava fazendo lá? Outro gancho para semana que vem.
Agora sim, o fim de Iosefka. |
A rainha imortal contra Logarius, o mártir
Para concluir esta longa terceira parte, vamos mergulhar em Cainhurst, um lugar estranho e diferente das outras localidades de Bloodborne. Podemos chegar lá depois de conseguir a carta de convocação que está na clínica de Iosefka.Cainhurst é um lugar maldito aos olhos da Igreja da Cura. Um pouco distante de Yharnam, o castelo abrigou uma nobreza, ligada a manifestações artísticas distintas, com esculturas e até uma arquitetura diferente. Um lugar em que os próprios inimigos são outros: feras sugadoras de sangue, fantasmas de mulheres nobres e gárgolas. Cainhurst é a morada de Annalise, a rainha que busca um tipo particular de sangue, o dos próprios caçadores.
Ainda vamos falar mais dos caçadores, mas Annalise quer esse sangue para quê?
A imagem do item Blood Dreg. |
A Igreja da Cura classificou Annalise, a nobreza de Cainhurst e seus cavaleiros como hereges. Os executores, um antigo grupo de Yharnam, fizeram uma expedição para exterminar esse “mal” do mundo. Liderados por Logarius, eles assassinaram todos de Cainhurst, e o líder sentou-se, solitário, em um trono no topo do castelo para que ninguém jamais encontrasse o que se escondia lá.
O trono solitário do mártir Logarius. |
Semana que vem chegaremos à última parte de nosso especial. Começaremos falando sobre Alfred, o último dos executores, e destrincharemos os últimos segredos de Yharnam, Pthumeru e os Great Ones.
Revisão: Alberto Canen
Capa: Angelo Gustavo
Comentários