XCOM: Enemy Unknown é um jogo de estratégia tático por turnos com elementos de games de gerenciamento. Isso se dá pelo fato do combate não ser a única parte importante a ser considerada. Na verdade, você verá mais adiante que talvez ela seja a de menos importância. Vale lembrar que, em novembro do ano passado, a expansão Enemy Within foi lançada, mas isso é assunto para outra matéria.
Uma tentativa desesperada de salvar o mundo
Em um futuro próximo, a instituição XCOM (sigla para Extraterrestrial Combat Unit) foi criada secretamente por um conselho de nações para lidar com um problema inédito na humanidade: uma invasão alienígena. Você foi escolhido como comandante desta operação e representa a primeira e única linha de defesa do planeta contra a nova ameaça.A operação seria mais fácil se comandar seus esquadrões em batalha fosse sua única tarefa, mas isso não será suficiente para o conselho. Para encerrar esta guerra, será necessário pesquisar e aprender com esses seres, para enfim usar suas próprias armas contra si. Mas, ao adquirir tal conhecimento, será que a raça humana continuará a mesma? E se nos tornarmos iguais aos nossos invasores?
Inconsequência recompensada com…consequência!
O jogo se divide em duas mecânicas distintas: primeiro, a administrativa, que envolve pesquisar novas tecnologias, construir a infraestrutura da base, gerenciar seus soldados e acompanhar o grau de pânico espalhado pelo mundo, entre outros. Esta é, de longe, a parte mais importante, pois a má administração pode acabar com seu jogo antes mesmo que ele chegue à metade.Logo depois vem o combate. Usando o esquema dos jogos táticos por turno, você comandará seu pequeno (de quatro a seis) grupo de soldados em variadas missões, desde impedir abduções até combater ataques terroristas. A prudência também é recomendada aqui, pois caso seu soldado seja abatido, você o perde de vez.
É amigo, parar do lado de uma estação de gasolina nunca é boa ideia... |
Dica do coração: Ignore as prioridades. Tome o tempo que for necessário.
Atravesse paredes em XCOM
Gráficos não são o forte de XCOM: Enemy Unknown. Não que eles sejam de todo pobres, mas são competentes o suficiente para passar a atmosfera do jogo. Seu principal problema não está na qualidade em si, mas nos pequenos bugs que ocorrem durante uma missão.Estes erros ocorrem principalmente quando a câmera se posiciona para mostrar um personagem atirando, no qual algumas vezes o cenário ao redor é ignorado e de repente o rifle de seu personagem se mescla a uma parede. De qualquer maneira, isso não tem nenhum efeito prático, atrapalhando apenas a estética.
Não podemos parar a evolução!
Por outro lado, nos modelos de personagens e armas é onde o jogo brilha. Os combatentes aliens vêm em diversas formas e aspectos, desde os “simpáticos” ETs cabeçudos inspirados nos filmes de ficção científica dos anos 50 até o brutamontes verde equipado com um perigoso rifle de plasma.Já os equipamentos construídos ao decorrer do game denotam com perfeição a evolução tecnológica que ocorre do início ao fim. Quando, no início, o armamento é bem contemporâneo, ao final seus soldados estarão com aspecto futurista, como se a tecnologia tivesse evoluído 20 anos em dois.
A parte sonora também não deixa a desejar. Com músicas que remetem aos filmes de ficção científica, o jogo se torna bastante imersivo, até mesmo durante a parte gerencial do game. Melhores ainda são os efeitos sonoros, que também captam o clima dos filmes do gênero, especialmente quando estamos tratando de armas com execuções similares, porém bastante diferentes entre si.
XCOM: Enemy Unknown (PS3) merece todos os prêmios que conquistou. Com dificuldade elevada, ele obriga os jogadores a pesarem suas opções com bastante cautela. Não pense que irá conseguir finalizar o jogo em sua primeira tentativa (eu consegui na terceira), o que torna a conquista ainda mais prazerosa. Para os amantes da dificuldade extrema, ainda existe o modo Ironman, que o obriga a permanecer com apenas um arquivo de salvamento. E, obviamente, com o salvamento automático ligado.
Prós
- Jogabilidade bem executada;
- Dificuldade elevada que pune más decisões sem piedade;
- Modelos dos personagens e armas;
- Completamente viciante
Contras
- A câmera atrapalha algumas vezes;
- Bugs gráficos que não chegam a atrapalhar o jogo;
- Abordagem filosófica feita de forma superficial.
XCOM: Enemy Unknown - PS3 - Nota: 9,0
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Leonardo Correia
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