Nesta semana, publicamos uma prévia de Driveclub, o jogo que
promete ser o primeiro grande simulador para o PlayStation 4. Durante a BGS,
tivemos a oportunidade de testar o referido título para tentar comprovar se
tudo o que foi prometido pela Evolution Studios se tornará realidade ou se a
ideia de uma rede social para aficionados por carros não passa de mais uma
tentativa sem sucesso de inovação no gênero.
Sozinho, mas em grupo!
A demonstração testada consistia em um time trial por uma
pista cercada por lindíssimas árvores e cheia de curvas fechadas. Nele, a
primeira coisa a se fazer é tirar uma fotografia para criar o perfil do jogador
que tentaria um bom tempo na pista, para que assim o recorde fosse
disponibilizado para os próximos competidores tentarem bater. Logo que o
trajeto se iniciou, fui surpreendido por alguns fantasmas de competidores
correndo lado a lado comigo pela pista.
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Seus recordes são sempre compartilhados com a comunidade, que tentará superá-los! |
As provas de Driveclub são completamente integradas à
comunidade criada para o jogo, de maneira que as melhores pontuações de cada
parte da pista são exibidas em tempo real, com o avatar de quem as realizou.
Funciona mais ou menos assim: ao chegarmos a uma curva muito fechada, nos
deparamos com a foto de um jogador com a pontuação realizada em uma manobra de
derrapagem naquele ponto da pista, e isso vai acontecendo a cada micro evento
em que participamos durante todo o trajeto. Com essa abordagem, o título faz
com que o jogador não se preocupe apenas com o tempo do percurso, mas também
com as pontuações que pode fazer durante a corrida para que seus adversários
sejam superados.
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Um simples time trial pode possuir diversos desafios! |
Contudo, não ficou claro como, ou se, os ex-recordistas são
avisados quanto à perca de posição em relação a outro jogador que o superou,
mas certamente isso será esclarecido conforme a data de lançamento do jogo −
que está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem – se aproxima.
Dirigindo com cuidado
Para os que estão acostumados a jogos de corrida com um
estilo mais descompromissado, DriveClub pode decepcionar, pois exige que os
jogadores dirijam com cuidado para que o carro não derrape ou saia da pista.
Seguindo um estilo mais voltado aos adoradores de Gran Turismo, o jogo é
impiedoso com erros por parte do motorista. Até pegar o jeito com os controles,
deixei meu carro rodar algumas vezes, o que causou um pouco de frustração, que
logo foi recompensada quando comecei a pegar o jeito para controlar o veículo.
Após este momento inicial, meu carro corria com facilidade pela pista,
realizando curvas precisas e derrapagens eletrizantes.
Nova geração?
DriveClub é inegavelmente um jogo belo, mas não tanto quanto
muitos gostariam. Apesar de bonitos e detalhados, os gráficos do jogo não
faziam muito mais do que Gran Turismo 6 (PS3), que também estava jogável. As
pistas eram detalhadas, mas as famosas árvores de papel ainda marcaram sua
presença em alguns pontos do trajeto, assim como alguns serrilhados, que
apareciam eventualmente.
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Bonito sim, perfeito não |
Mesmo assim, o jogo rodava sem nenhuma lentidão e mostrava a
capacidade do PlayStation 4 em rodar, sem dificuldade alguma, uma imensa
quantidade de detalhes ao mesmo tempo na tela do jogo. Ao contrário dos
cenários vazios que muitos jogos de corrida possuem, a pista em que competi era
cheia de elementos, exibindo desde árvores e montanhas, até uma pequena cidade
com pessoas pelas ruas acompanhando a competição.
A nova referência em simulação?
Ainda é cedo para dizer que DriveClub tirará o trono de
jogos como Gran Turismo e Forza, mas ainda assim, o jogo possui funcionalidades
online que prometem inovar bastante a forma de se jogar títulos de corrida com
pessoas de todo o mundo. Por necessitar de alguns refinamentos na parte gráfica
e no seu robusto modo online, é de se entender a razão pela qual o título − que
antes seria lançado junto com o console − foi adiado. Como sabemos, mais vale
um jogo de qualidade lançado em seu devido tempo do que um jogo com grande
potencial, mas que é mediano porque foi lançado às pressas.
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Daniel Machado
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