Experimentando o experimento
A demo de Beyond: Two Souls é dividida em duas partes: “O experimento” e “Caçada”. Nada mais justo do que começarmos pelo começo, não é mesmo? Nesse primeiro capítulo, temos uma Jodie ainda criança, em fase de descoberta dos seus poderes sobrenaturais. A garota é atormentada por uma entidade conhecida como Aiden, que se manifesta espiritualmente através dela. E esse é exatamente o objeto de estudo de Nathan Dawkins.O menu inicial da demo de Beyond: Two Souls |
O experimento apresentado consiste em um jogo de adivinhação. No controle da pequena Jodie (e de Aiden) devemos descobrir as cartas escolhidas pela moça da sala ao lado. Encarnamos, com o perdão do trocadilho, em Aiden apenas pressionando um botão de comando e pronto: podemos voar pelo cenário e atravessar paredes. Na primeira vez que joguei com a entidade, lembrou-me muito aquele sistema comum de jogos FPS, como Counter-Strike, quando morremos e podemos “voar” livremente pelo cenário. Até que faz sentido a similaridade, não?
Um pouco entediado pelo teste que se mostrava muito monótono e didático, não apenas pra mim, mas para a pequena Jodie também, resolvi explorar o cenário e ver o que acontecia por trás das cortinas. Com Aiden, consegui acessar a ilha de testes onde se encontravam Nathan e dois dos seus assistentes. Descobri que podia encarnar em um deles com uma combinação de botões, mas não pude fazer muita coisa, pois o coitado saiu do controle facilmente quando um dos colegas chamou a sua atenção. Não pude encarnar em Dawkins, mas a minha presença como Aiden foi sentida pela diminuição da temperatura, uma parada meio “O Sexto Sentido”. Resolvi terminar logo o experimento na esperança de algo mais emocionante.
William Dafoe como Nathan Dawkins |
Após as adivinhações, é pedido à Jodie para demonstrarmos o poder de força da entidade interagindo com alguns objetos. Mas aí eu e o Aiden já estávamos muito entediados e resolvemos bancar uma de Poltergeist para cima da voluntária do teste. Derrubamos mesas, quebramos vidros, arremessamos cadeiras, tudo isso enquanto a coitada se debatia na porta em desespero. Joguei duas vezes a demo em busca de novas possibilidades em cada partida. Na primeira vez que joguei, uma luz vermelha emanou ao redor do corpo da moça e foi possível estrangular a desesperada. Que logo foi salva porque a Jodie foi interrompida na sala ao lado pelo doutor e seu assistente. Já na segunda vez, essa opção não estava disponível. Vai ver foi porque errei algumas das adivinhações, propositalmente também. Ou o Aiden estava mais tranquilo.
A primeira parte da demo, portanto, não apresentou nada demais e serviu mais como uma forma de nos apresentar aos personagens e também nos adaptar aos controles de Jodie e Aiden. Eu estava pronto e queria ir além agora.
Um dia é da caça, o outro do caçador
Na segunda parte da demo, "Caçada", vemos uma Jodie mais velha e confiante de si. A protagonista está treinando algum tipo de arte marcial enquanto é observada por algum superior. É aí que entram os Quick Time Events (QTE’s), mas que funcionam de uma forma mais instintiva do que em Heavy Rain. As grandes setas mostrando o que fazer o tempo inteiro aparecem apenas no tutorial, depois disso você tem que se guiar naturalmente pelos movimentos dos braços e pernas da garota para acertar os comandos durante lutas e perseguições.A prática leva à perfeição |
A caçada começa! |
Independente das suas decisões, você vai acabar fugindo da polícia em uma moto em alta velocidade pela estrada, enquanto é caçado por um helicóptero. As coisas não terminam muito bem e Jodie acaba cercada por seus perseguidores, uma espécie de força especial que toma o lugar da polícia no conflito. Não quero entregar totalmente a demo, como já fiz até agora, mas o seu momento final toma proporções épicas de caos quando Aiden mostra do que é realmente capaz para proteger Jodie.
Jogada sobrenatural
A jogabilidade de Beyond: Two Souls parece menos engessada do que a de Heavy Rain e, em alguns poucos minutos da sua demo, é possível criar expectativas otimistas de um controle mais orgânico e instintivo. Ele parece se encaixar perfeitamente para os momentos de suspense e que apresentam maior tempo para pensarmos e realizarmos nossas escolhas. Mas quando a coisa foge do controle e as cenas são de ação, perseguição ou combate, a coisa pode ficar um pouco confusa. Na minha fuga nos corredores do trem, não sabia se estava no controle de Jodie ou não, parei duas vezes no meio do nada para ter certeza de que eu estava participando da cena. Outro momento parecido foi o da perseguição de moto, o mesmo caso de não ter certeza se era eu mesmo jogando ou apenas o filme rolando.Ellen Page e William Dafoe em ação |
Para o alto e avante!
David Cage continua tentando fazer algo novo na indústria dos games, ao misturar a sétima arte com o poder de interatividade e imersão dos videogames. Agora com um Heavy Rain com super poderes ninguém pode culpar o homem por não tentar. É um toque de inovação e criatividade em uma indústria que produz cada vez mais do mesmo com o medo de arriscar por causa do seu público. Depois de testar essa demo, comprovamos que quem tá na chuva é para se molhar. E com Beyond: Two Souls a gente sai de alma lavada.
Revisão: Alberto Canen
Capa: Diego Migueis
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