Quando LittleBigPlanet encontra o mundo das corridas
O pessoal da Media Molecule não deixou faltar nada do mundo de LBP em LittleBigPlanet Karting. Toda a filosofia de "jogar, criar e compartilhar" que já estávamos acostumados pode ser encontrada no jogo: customização de personagens através do popit — e agora dos carros também —, diversos itens colecionáveis para serem encontrados pelo caminho, cenário todo de papelão e cartolina como em uma peça de teatro infantil, músicas agradáveis, um tutorial simples e uma boa narração (totalmente em português) que agradará ao público de todas as idades.Customização através do popit não poderia faltar |
Green Hill Zone: homenagem a Sonic |
A ideia é ótima, o problema todo está no fato de que mantiveram a física lenta e arrastada que funcionou perfeitamente num jogo estilo plataforma como LBP, o que não se encaixa em um game de corrida, que exige mais velocidade e agilidade. Os carros parecem pesados e com falta de tração, além de darem aqueles famosos saltos lentos, quase na gravidade lunar. Em LBP Karting, é como se a jogatina fosse toda um vídeo stop motion.
A física não reage como se esperaria quando há um choque entre karts, que apenas se tocam quase como se não tivessem peso, sem grandes reações e disputas, típicas de quando se emparelham dois carros em busca do espaço na pista. Outra situação é quando se é atingido inesperadamente. Por exemplo, um dos power-ups faz com que seu sackperson dirija uma luva de boxe gigante, permitindo que você acerte todos os adversários. O que era de se esperar após o choque era que o kart acertado fosse jogado para frente com total falta de controle, mas é simplesmente deixado lentamente no ar, verticalmente, perdendo velocidade.
Muita história para contar
A física do jogo pode até atrapalhar, mas não há como negar que estamos diante de um verdadeiro jogo da série LittleBigPlanet. Ao invés de colocar o jogador em pistas de corridas sem mais nem menos, o game conta com um extenso modo história com enredo divertido, típico da franquia.Ao desbloquearmos o próximo local que nos leva à pista seguinte, também aparecem "missões paralelas", que são minigames não relacionados com o enredo. Por sinal, eles são muito divertidos e diferem da jogabilidade encontrada no modo principal. Em um momento, podemos pilotar os carros como se fossem guiados por controle remoto, com vista de cima; em outra situação, somos levados para dentro do cockpit, com visão em primeira pessoa. São diversas alternativas, que dão uma ótima variedade para o game, quebrando o clima típico de corridas de kart.
Depois do esboço, esperamos pela obra-prima
Depois de quase um ano de lançamento, o game não fez um grande sucesso com o público, tendo vendido pouco mais de 500 mil cópias em todo mundo. Apenas 1/10 do total do primeiro LitteBigPlanet, também para o PlayStation 3. Esse insucesso nas prateleiras das lojas prova que os jogadores estão procurando por uma experiência mais competitiva quando o assunto é corrida. O mundo de LittleBigPlanet é um ótimo pano de fundo para colocarmos carros de corrida com simpáticos sackpeople, mas os karts precisam se comportar como tais ou o público irá continuar com os games do estilo que já vêm fazendo sucesso ao longo dos anos. Certamente, se a Media Molecule aproveitar o feedback dos jogadores, poderá corrigir os erros cometidos em LittleBigPlanet Karting e trazer um jogo que fará frente com as grandes franquias do estilo.Prós
- Visual típico de LittleBigPlanet;
- Áudio agradável, com boas músicas e dublado em português;
- Modo história extenso e variado;
- Ferramentas para criação de fases;
- Modos cooperativos local e online;
- Customização de karts e personagens;
- Diversas formas de jogatina além das corridas.
Contras
- Física não age como esperado;
- Telas de carregamento muito demoradas.
LittleBigPlanet Karting — PS3 — Nota: 7.5
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Leonardo Correia
Comentários